Regulamento

Download do regulamento (.pdf)

Apresentação
O SET universitário é um evento que estimula a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Cinema e/ou Audiovisual. Palestras, oficinas e
a Mostra Competitiva compõem a programação. A promoção é da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com coordenação executiva do Laboratório de Eventos.
O evento será realizado de 22 a 24 de setembro de 2008 no Campus Central da PUCRS, em Porto Alegre.

I – Inscrições
Art. 1º – As inscrições de trabalhos na Mostra Competitiva serão realizadas no site www.pucrs.br/famecos, no período de 1º de julho a 10 de setembro de 2008.
Art. 2º – Não há necessidade de os participantes se inscreverem para as palestras, mas o acesso aos locais será permitido de acordo com a lotação dos espaços.
Art. 3º – As inscrições para as oficinas devem ser feitas a partir de 8 de setembro no site www.pucrs.br/famecos.
Art. 4º – As inscrições para a Mostra Competitiva são isentas do pagamento de taxas.
Parágrafo único – A presença em palestras e oficinas dá direito a um atestado de participação no evento.
Art. 5º – Todos os trabalhos inscritos para a Mostra Competitiva devem ser acompanhados da ficha de inscrição disponível no site, completamente preenchida. Trabalhos cuja ficha de inscrição estiver mal preenchida serão desclassificados.
§1º – As peças da categoria Publicidade devem ser acompanhadas de um briefing de no máximo 15 linhas que contemple as seguintes informações: formato da peça (ex.: anúncio, folheto, cartaz, capa de livro etc.), aplicação (ex.:
lançamento, promoção, palestra, evento etc.), objetivo da elaboração do trabalho (ex.: convidar, informar, despertar o interesse, lembrar, vender, corrigir, evidenciar etc.), qual o problema/meta que este trabalho deve se propor
a resolver (ex.: visibilidade da marca, inscrições em um curso, palestra ou evento, vendas de livro etc.) e público-alvo (ex.: classe social, comunidade interna, executivos, vestibulandos, jovens, idosos, religiosos etc.).
§2º – Os trabalhos da categoria Cinema e/ou Audiovisual devem ser acompanhados de ficha técnica, conforme o modelo disponível no link de inscrições no site do evento, acessado em www.pucrs.br/famecos.
Art. 6º – Na ficha de inscrição, devem constar o nome completo e o endereço dos autores dos trabalhos. São indispensáveis, também, os nomes legíveis e as assinaturas do professor orientador e do aluno responsável pela inscrição do trabalho, assim como o carimbo da secretaria da faculdade de origem.
Art. 7º – Serão aceitos somente trabalhos desenvolvidos em atividades curriculares por alunos matriculados em cursos de graduação das áreas de Jornalismo, Radialismo e TV, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Cinema e/ou
Audiovisual.
§1º – Os alunos podem inscrever trabalhos desenvolvidos no segundo semestre de 2007 ou no primeiro semestre de 2008.
Art. 8º – Os trabalhos inscritos na Mostra Competitiva devem ser entregues de 1º de julho a 10 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30min, ou encaminhados pelo Correio com data de postagem limite de 10 de setembro.
O endereço é:
SET UNIVERSITÁRIO – PUCRS/Famecos
Avenida Ipiranga, 6.681 – Prédio 7
Laboratório de Eventos – sala 206
CEP 90619-900 – Porto Alegre (RS)

II – Julgamento
Art. 9º – O júri de cada uma das subcategorias será composto por, no mínimo, três profissionais convidados pela comissão organizadora do SET Universitário. Art. 10º – Os trabalhos vencedores de cada subcategoria serão determinados
pelo júri por meio de uma pontuação de zero a dez. As avaliações não serão divulgadas.
§1º – Os critérios de avaliação são: criatividade, originalidade e eficiência do trabalho.
§2º – O júri tem autonomia para resolver os casos omissos no julgamento da Mostra Competitiva.
Art. 11º – É vedada a participação na Mostra Competitiva dos alunos que participam da organização do SET Universitário.
Art. 12º – Os autores dos trabalhos vencedores da Mostra Competitiva e os professores orientadores receberão individualmente um certificado.
Art. 13º – A divulgação dos vencedores será feita na cerimônia de encerramento, no dia 24 de setembro de 2008, às 18h, no Auditório do Prédio 40 da PUCRS.
Art. 14º – Ao efetuar a inscrição, os autores admitem concordar, antecipadamente, com o uso de seus trabalhos em atividades e materiais de divulgação do SET Universitário, sem qualquer recebimento de pagamento. O crédito da
autoria será devidamente feito.
Art. 15º – Os trabalhos podem ser retirados pessoalmente no Laboratório de Eventos (Campus Central da PUCRS, prédio 7, sala 206), das 14h às 17h30min, de segunda a quinta-feira, até 15 de dezembro de 2008. Após essa data, os mesmos serão eliminados.

III – Mostra Competitiva
Art. 16º – As categorias da Mostra Competitiva são:
Jornalismo
Publicidade e Propaganda
Relações Públicas
Cinema e/ou Audiovisual


Art. 17º – A categoria Jornalismo abrange as seguintes subcategorias:
Artigo
Caricatura
Cartoon
Charge
Crônica
Fotografia
Assessoria de imprensa (projeto, boletim informativo impresso e boletim informativo digital)
Projeto gráfico – jornal
Projeto gráfico – revista
Publicação impressa – jornal
Publicação impressa – revista
Publicação impressa – projeto experimental
Reportagem impressa
Jornalismo online – projeto multimídia
Jornalismo online – weblog
Reportagem de rádio
Programa de rádio – documentário
Programa de rádio – radiojornalismo
Programa de rádio – radiorevista
Dramaturgia em rádio (textos de ficção, exclusivos ou adapta dos)
Rádio web (propostas radiofônicas para internet)
Reportagem de TV
Telejornal
Programa especial de TV


Art. 18º – Os trabalhos em formato de texto devem ser apresentados em três vias e digitados em Times New Roman ou Arial, corpo 12, entrelinha 1,5.
Art.19º – Os trabalhos devem seguir as seguintes especificações:
§1º – Artigo até 80 linhas.
§2º – Crônica até 40 linhas.
§3º – Fotografia apresentada em papel fotográfico preto e branco ou colorido, no tamanho máximo de 24 cm X 30 cm, fixada em cartolina com margem de 5 cm. No centro da margem inferior deve constar uma etiqueta com o título da fotografia.
§4º – Trabalho de Assessoria de imprensa deve ser apresentado na forma de projeto ou relato de experiência, acompanhado de todas as peças propostas, em três vias, digitado em Times New Roman ou Arial, corpo 12, entrelinha 1,5. O Boletim informativo digital deve ser entregue na forma de projeto e acompanhado
de apresentação em CD formato HTML ou PDF. Se estiver publicado, o aluno deve indicar o link da página. No caso do Boletim informativo impresso, deve ser entregue um exemplar.
§5º – Projeto gráfico apresentado em forma de arte final ou publicação impressa.
§6º – Produto de Jornalismo online entregue em CD. Se estiver publicado na internet, o aluno deve indicar o link da página.
§7º – Reportagem de rádio com até 10 minutos e entregue em CD.
§8º – Programa de rádio com até 30 minutos e entregue em CD.
§9º – Trabalho de dramaturgia em rádio com até 30 minutos e entregue em CD.
§10º – Reportagem de TV com até 5 minutos e entregue em DVD.
§11º – Telejornal com até 30 minutos e entregue em DVD.
§12º – Programa especial de TV entregue em DVD.
Art. 20º – A categoria Cinema e/ou Audiovisual abrange as seguintes subcategorias:
Ficção
Documentário
Experimental
Musical ou Videoclipe
Animação

Art. 21º – O trabalho inscrito na categoria Cinema e/ou Audiovisual será avaliado por seus resultados estéticos e de linguagem, independentemente dos suportes de produção.
§1º – O trabalho deve ter duração máxima de 30 minutos (incluindo créditos) e ser entregue em DVD.
§2º – Cada DVD deve conter um único trabalho.
§3º – Não será aceito trabalho sem créditos.
Art. 22º – O trabalho inscrito deve ser acadêmico, comprovadamente desenvolvido em atividades curriculares, devendo constar na ficha técnica o nome e a assinatura do professor orientador. Não será aceito trabalho realizado por empresas ou por profissionais, mesmo que tenha a participação de estudantes na equipe.
§1º – No caso de adaptação de obra literária, anexar à ficha técnica declaração do autor, ou dos detentores do direito autoral, liberando o uso da obra.
§2º – No caso de uso de música original, anexar à ficha técnica declaração do compositor, ou dos detentores do direito autoral, liberando a execução da música.
§3º – No caso de música adaptada, anexar à ficha técnica autorização dos detentores dos direitos para o uso da música na obra e para execução.
Art. 23º – A categoria Publicidade e Propaganda abrange as seguintes subcategorias:
Peça gráfica
Peça eletrônica – áudio (jingle e spot)
Peça eletrônica – vídeo (comercias e vinhetas)
Campanha publicitária
Programação visual (ponto de venda, embalagens e criação de marcas)
Anúncio web
Fotografia
Mídia exterior
No-mídia


Art. 24º – Os trabalhos devem seguir as seguintes especificações:
§1º – Peça gráfica montada em papel cartão preto fosco, formato máximo A3 (42 cm X 29,7 cm) e com margem mínima de 2 cm.
§2º – Peça eletrônica – áudio entregue em CD ou MD (Mídia Digital).
§3º – Peça eletrônica – vídeo entregue em DVD.
§4º – Campanha publicitária deve ter, no mínimo, três peças para dois meios: rádio, TV, impresso, internet.
§5º – A subcategoria Programação visual – ponto de venda abrange displays, bandeirolas, cartazes, móbiles e outros. A apresentação deve ser em formato de projeto.
§6º – Trabalho de Programação visual – embalagem entregue na forma de arte-final ou protótipo.
§7º – Trabalho de Programação visual – criação de marcas montado em papel cartão preto fosco, em forma de arte-final.
§8º – Anúncio web – entregue em CD.
§9º – Fotografia apresentada em papel fotográfico preto e branco ou colorido, no tamanho máximo de 24 cm X 30 cm, fixada em cartolina que permita uma margem de 5 cm. No centro da margem inferior deve constar uma etiqueta com o título da fotografia.

Art. 25º – A categoria de Relações Públicas abrange as seguintes subcategorias:
Boletim impresso
Boletim digital
Campanha de comunicação interna e/ou externa
Vídeo institucional e/ou educacional
Projeto comunitário ou terceiro setor
Projeto empresarial
Projeto governamental
Projeto institucional
Site/blog empresarial
Organização de eventos
Pesquisas e/ou auditoria
Assessoria de comunicação


Art. 26º – Os trabalhos devem seguir as seguintes especificações:
§ 1º – O trabalho em formato de texto deve ser apresentado em três vias, digitado
em Times New Roman ou Arial, corpo 12, entrelinha 1,5. Caso o projeto tenha sido implantado, anexar as peças desenvolvidas.
§2º – Boletim impresso – entregar um exemplar.
§3º – Campanha de comunicação – apresentada na forma de projeto ou relato de experiência, acompanhada de todas as peças propostas. Não será considerada inscrição de trabalhos que contenham uma única peça.
§4º – Boletim digital – apresentado na forma de projeto e acompanhado de apresentação em CD formato HTML ou PDF.
§5º – Vídeo institucional e/ou educacional com até 30 minutos, entregue em DVD.
§6º – Projeto experimental comunitário abrange um conjunto de iniciativas ou trabalhos cujo objetivo seja a maior presença da instituição em ações que visem à qualidade de vida na comunidade. O trabalho deve ser apresentado na forma de projeto ou relato de experiência acompanhado de todas as peças propostas.
§7º – Projeto experimental empresarial contempla propostas para os diversos públicos de uma instituição privada. O trabalho deve ser apresentado na forma de projeto.
§8º – Projeto experimental governamental contempla propostas para os diversos
públicos de uma instituição pública. O trabalho deve ser apresentado na forma de projeto.
§9º – Projeto experimental institucional contempla trabalhos com propostas para criação ou reformulação de imagem e reputação de organizações públicas ou privadas. O trabalho deve ser apresentado na forma de projeto.
§10º – Organização de eventos abrange todas as etapas do projeto de planejamento,
inclusive previsão orçamentária. O trabalho deve ser apresentado na forma de projeto.
§11º – Pesquisa ou auditoria quantitativa e qualitativa de opinião, imagem, mercado e clima empresarial deve ser apresentada em relatório detalhado, contendo metodologia, dados tabulados e/ou analisados e conclusões.

SET Universitário - Av. Ipiranga, 6.681 – Prédio 7 - FAMECOS - Porto Alegre – RS – Brasil - 90610-900
CONTATO: leventos@pucrs.br (51) 3320-3500, ramal 4116 de segunda a quinta, das 14h às 17h30min