Programação

Confira o que vem por aí no 31º SET Universitário!

Em breve mais detalhes da programação e abertura das inscrições para oficinas. Acompanhe nossos canais!

Dia 1

Segunda-feira – 1º/10/2018

Manhã e Tarde » Oficinas

Veja abaixo as já confirmadas.

8h30 – Na oficina Conteúdo Digital: O que não te contaram na faculdade!

Ministrante: Rafaela Gazi

Sinopse da Oficina: Na oficina Conteúdo Digital: O que não te contaram na faculdade! – vamos apresentar as principais estratégias na hora de criar um conteúdo incrível e estratégico. Não basta saber escrever, é preciso identificar para quem você está escrevendo e aqui você aprenderá passos práticos para criação de conteúdo, identificação e criação de persona e ainda vai receber dicas que vão facilitar na hora da criação do seu conteúdo.

Mini currículo: Graduanda em Relações Públicas pela PUCRS. Idealizadora do Bazar Arte Na Rua, com experiência em produção de eventos culturais e musicais. Experiência de seis anos no mercado digital, atuando em grandes agências como Ogilvy, UP and GO e Contato Mídias Sociais. No mercado offline atuou como Atendimento Publicitário de Redes Sociais na agência Ogilvy, diretamente com a marca de varejo Renner, ainda como atendimento de Contas atuou na Santo de Casa Endomarketing e como Produtora de Eventos Culturais na Maria Cultura, como principal case o evento mensal Open Feira de Design. Atualmente é Content Hub na Agência K3.

Dia: 01/10

Hora: 8:30 às 10:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 304

8h30 – Produção e criação para áudio. Do briefing ao orgasmo sonoro!

Ministrante: Edu Santos (Loop Reclame)

Sinopse da Oficina: Oficina de criação de peças de áudio. A oficina será mais voltada para a criação em si, do que a produção.

Mini currículo: Sócio co-fundador da Loop Reclame

Diretor artístico da Loop Discos

Diretor da ARP (Associação Riograndense de Propaganda)

Apresentador do programa Toca Discos da Rádio Unisinos FM

Apresentador do programa Rádio Loop na Rádio Unisinos FM

Curador do Pepsi Twistland

Coordenador de conteúdo da Rádio Pop Rock (2007 – 2009)

Diretor de programação da Rádio Ipanema FM do Grupo Band (2000 – 2007)

Apresentador e Coordenador de Marketing da Rádio Ipanema FM (1990 – 2000)

Apresentador da rádio Itapema FM (2013-2017)

Produtor Executivo do Panela de Som (2013-atual)

Produtor Executivo do Loop Sessions (2013-atual)

Dia: 01/10

Hora: 8:30 às 11:45

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 314

9h – Verdades e Mentiras dos projetos de incentivos fiscais

Ministrante: Clarice Ficagna

Sinopse da Oficina: Serão apresentadas as linhas de incentivos fiscais para montar projetos de cultura e esporte com o objetivo de captar recursos financeiros. Demonstração prática de como se cadastrar nos órgãos de financiamento público, como montar um projeto e conseguir patrocinadores. Dicas de como encontrar editais tanto nos órgãos do estado do RS, como nacionais e internacionais. Finalização da oficina com dinâmica “botão da felicidade”.

Mini currículo: Clarice Ficagna (produtora cultural)

Graduada em Comunicação Social habilitação em Relações Públicas pela PUCRS (1996) e especialização em Políticas e Estratégias de Governo pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Associada da Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Pesquisadora de nichos corporativos para soluções de preservação de patrimônio cultural. Sócia diretora da Surya Projetos Ltda desenvolvendo projetos culturais em complexos como: Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul (Taquara), Museu Estadual do Carvão (Arroio do Ratos), Acervo Documental do Museu da Brigada Militar. Parque Arqueológico de Casas Subterrâneas Indígenas (Pinhal da Serra), vários patrimônios da recém tombada Cidade do Doce (Pelotas), Antiga Intendência (São José do Norte), Inventário Patrimonial (Rio Grande) e Educação Patrimonial de Cerritos (Santa Vitória do Palmar).

Dia: 01/10

Hora: 09:00 às 11:30

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 305

9h – Quem você está excluindo do seu texto?

Ministrante: Roberta Fofonka

Sinopse da Oficina: Este workshop propõe um mergulho no imaginário de quem produz conteúdo a fim de dissecar a linguagem e encontrar os principais erros no direcionamento de texto. Partindo do pressuposto que esta é a base da comunicação (seja escrita, seja audiovisual), a repórter de negócios Roberta Fofonka irá trazer ferramentas da linguagem inclusiva como instrumento silencioso e potente de alcance da informação.

Esta oficina é direcionada a todos os profissionais que trabalham com conteúdo, linguagem e discurso. Jornalistas, profissionais de Branded Content, Relações Públicas, empreendedores, professores.

Mini currículo: Roberta Fofonka é repórter e videomaker. Formada em Jornalismo pela PUCRS, há três anos contribui diariamente para o GeraçãoE, plataforma especializada em empreendedorismo do Jornal do Comércio de Porto Alegre. Indicada ao Troféu Mulher Imprensa 2018 na categoria Reportagem Especial, entende que a comunicação é a ferramenta mais poderosa deste tempo para conectar as pessoas e, portanto, é fundamental fazer escolhas.

Dia: 01/10

Hora: 9:00 às 12:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 312

9h – Entretenimento, Diversão e Informação na TV. Como fazer jornalismo na TV nos dias de hoje.

Ministrante: Danilo Teixeira (SBT)

Sinopse da Oficina: Entretenimento, Diversão e Informação na TV.

Como fazer jornalismo na TV nos dias de hoje.

Mini currículo: Danilo Teixeira

Trabalha há 15 anos com TV, atualmente é Diretor de Jornalismo do SBT RS.

Foi produtor, repórter, editor de texto, editor chefe e chefe de redação em diferentes emissoras. Trabalhou na Band, RedeTV!, Record e SBT em São Paulo.

Passou por Record e Band no Rio Grande do Sul. Pós – graduado em Gestão em Jornalismo pela ESPM Sul e formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo.

Dia: 01/10

Hora: 9:00 às 11:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 318

9h – Fotografia de cidade - percorrer e narrar

Ministrante: Camila Domingues, Cristiano Sant’Anna

Sinopse da Oficina: A proposta dessa oficina é discutir as possibilidades discursivas sobre a cidade. Para isso, utilizaremos a fotografia como ferramenta para exercício do olhar crítico. A intenção é realizar um percurso pela cidade e capturar imagens ao longo de uma manhã. A partir dessa experiência coletiva, analisaremos as fotografias produzidas como potência narrativa em sequenciamento de imagens. O que elas nos contam colocadas uma ao lado da outra? Quais ritmos e sentidos? De que forma ela se relaciona com as demais narrativas fotográficas contemporâneas sobre a cidade? Que questionamentos essas imagens levantam sobre nossa relação com o espaço urbano no século XXI?

Mini currículos:

Camila Domingues
Camila Domingues é artista visual e jornalista com especialização em Economia da Cultura. Atualmente realiza mestrado sobre fotografia de cidade (PROPUR/UFRGS). Participou de mostras fotográficas no Brasil, Uruguai, Inglaterra e Rússia. Integra o coletivo Nítida – Fotografia e Feminismo. Co-organizou os livros “Fotodobras #1”, “Fotodobras – Deslocamentos” e “Olhos do Pampa” pelo coletivo editorial Beira. Em 2016, produziu o Movida Editorial Fotográfica, série de atividades vinculadas à fotografia, como oficinas e encontros na cada de artistas, o Biblioteca Aberta.

Cristiano Sant’Anna
Cristiano Sant´Anna é fotógrafo e artista visual. Atualmente desenvolve mestrado em Poéticas Visuais no Programa de Pós-graduação em Artes da UFRGS. Sua área de pesquisa envolve a experiência, fotografia, participação e interações entre grupos sociais e culturais na cidade. Tem exposições em Brasilia, Porto Alegre, Buenos Aires, Russia e Tucuman. Publicou o fotolivro Arquipélago e editou Fotodobras e Fotodobras – Deslocamentos. Em 2016 foi artista residente na Fundación ACE (Argentina), com o projeto Vagalumes.

Dia: 01/10 e 02/10 (continuação)

Hora: 09:00 ás 12:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 303

9h – Criação de Produtos Digitais (Sicredi)

Ministrante: Alana Pereira e Nilton Buske 

Sinopse da Oficina: A partir de um desafio vamos exercitar métodos e ferramentas para o desenvolvimento de Produtos Digitais, considerando os seguintes aspectos: visão do produto, proposta de valor, problema a ser resolvido por este produto,  validação, mercado, público-alvo, estratégia de go-to-market.

Mini currículos: Alana Pereira é Publicitária, formada pela FABICO, Product Owner, Transformação Digital Sicredi. Apaixonada por cultura e produtos digitais, fez seu primeiro site em 2006, quando era bolsista na faculdade, desde então, foi gerente de projeto em agência digital, analista de  marketing corporativo com foco em digital e e-commerce, foi freela, onde fez de tudo um pouco no Marketing, coordenou um time de redes sociais e passou um tempo desbravando o mundo da comunicação para congressos médicos. Em 2017 começou uma nova trajetória no digital, assumindo um papel como Product Owner na Transformação Digital do Sicredi, trabalhando com métodos ágeis, em um ambiente colaborativo com uma nova cultura de trabalho. Hoje é responsável pelo Conecta, produto que se propõe a ser um hub de colaboração e conteúdo para a conta digital Woop Sicredi. 

Nilton Buske Publicitário, formado na FAMECOS. Product Owner, Transformação Digital Sicredi. Trabalha no mercado digital há mais de 10 anos em diversas áreas, desde design e desenvolvimento de produtos digitais até a execução de campanhas de marketing digital. Atualmente trabalha na transformação digital do Sicredi, responsável pela construção do Mooedas, o Programa de Fidelidade da conta bancária online Woop. Esteve envolvido no projeto deste produto desde o zero, desde os primeiros estudos de mercado, pesquisas e protótipos elaborados em papel e análise de viabilidade financeira até a aplicação de métodos ágeis e acompanhamento da equipe de desenvolvimento para construção do produto.

Dia: 01/10

Hora: 09:00 ás 11:30

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 311

10h – Painel Expositivo Jornalismo e Mundo Novo – Comunicação e Empresas Jornalísticas no Universo Local e Global

Ministrante: Marcus Santuario (Editor do jornal Correio do povo)

Sinopse da Oficina:.Painel expositivo baseado no conteúdo do livro Jornalismo e Mundo Novo – Comunicação e Empresas Jornalísticas no Universo Local e Global onde a proposta é analisar mudanças ocorridas no campo da comunicação, partindo-se de reflexões sobre as implicações do processo globalizante em empresas de comunicação regionalizada. Para delinear esta trajetória, observa-se as principais transformações no mundo globalizado das últimas décadas; a globalização em processo no continente latino-americano; questões relacionadas ao contexto tecnológico no campo da comunicação e da informação; os meios globais de comunicação; os grupos empresariais de comunicação; e processos de regionalização da comunicação. Percebe-se a dificuldade, em tempos atuais, de demarcar o local, o regional e o nacional em termos de comunicação, mas tem-se em conta que a comunicação regional pode manter suas características apesar das influências globais que sofre.

Mini currículo:

Marcus Santuario
Marcos Santuário é gaúcho de Caxias do Sul, jornalista, crítico de cinema, doutor em comunicação pela PUCRS, professor e pesquisador na Universidade Feevale nas áreas de comunicação, cultura e indústria criativa. Desde 2012, é curador do Festival de Cinema de Gramado. É membro fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS), da qual foi vice-presidente. É Editor de Cultura do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, e editor do blog Cine CP. Autor dos livros “Comunicação Globalizada na América Latina” e “Jornalismo e Mundo Novo”.

Dia: 01/10

Hora: Manhã – 10h às 12h.

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 310

14h – Produção de conteúdo no meio rural: sustentabilidade, agronegócio e storytelling para fortalecer marcas e valorizar o campo

Ministrantes: Cândida Schaedler e Lais Escher

Sinopse da Oficina: Já pensou no tanto de histórias que há no setor rural e que merecem ser contadas, seja por meio de conteúdo jornalístico independente ou de gestão de marcas do setor agro? Nesta oficina, vamos abordar a produção de conteúdo e branding direcionada ao setor rural, sobretudo formas de valorizar o campo e as práticas sustentáveis. Isso tudo é feito por meio de conteúdo humano e assertivo, com o objetivo de contar a história de quem faz a diferença no agronegócio brasileiro. O storytelling é uma ferramenta poderosa a ser utilizada com o intuito de dar voz ao campo, uma vez que as pessoas desejam saber, cada vez mais, de onde vêm os alimentos que consomem. Essas tendências, como o mindful eating e o slow food, abrem caminhos para o fortalecimento do setor por meio da comunicação rural.

Mini currículo: Cândida Schaedler é jornalista, mestra em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e sócia-fundadora da Cultivo – Comunicação Rural. Trabalhou em assessorias de comunicação e agências de conteúdo, com destaque à agência de notícias especializada em agronegócio Safras & Mercado. Conquistou três prêmios jornalísticos por uma reportagem sobre alimentação orgânica. Pensa que a comunicação é imprescindível para potencializar a força do campo e é apaixonada por contar histórias. Ainda acredita na utopia de que o jornalismo pode, sim, mudar o mundo. Laís Escher é jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e sócia-fundadora da Cultivo – Comunicação Rural. Atuou como repórter na Rádio Assembleia da Assembleia Legislativa e como assessora de comunicação, atendimento e relacionamento, além de trabalhar com produção executiva na área cultural. Acredita na aproximação entre o campo e a cidade por meio da comunicação e, em especial, do jornalismo. Ama – cada dia mais – ouvir, registrar e contar histórias de pessoas.

Dia: 01/10

Hora: 14:00 às 17:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 304

14h – Geração E - o desafio de fazer um suplemento jornalístico deste tempo

Ministrantes: Roberta Fofonka e Mauro Belo Schneider

Sinopse da Oficina: Em 2015, o editor Mauro Belo Shneider e a repórter Roberta Fofonka tiveram como missão dar os primeiros passos de um suplemento jornalístico inédito no Rio Grande do Sul. O GeraçãoE, portal de conteúdo especializado em empreendedorismo do Jornal do Comércio, foi criado com a intenção de preencher uma lacuna no mercado local sobre o assunto e, além disso, contribuir para a renovação de público do jornal, que tem 85 anos de trajetória em Economia e Negócios. Em diálogo com o digital e as redes sociais, a criação do GeraçãoE se mescla em experimentações narrativas, estratégias de conteúdo impresso x online, posicionamento e o desafio de apresentar um novo produto editorial para o mercado. Nesta oficina, eles abordam a construção do suplemento e suas transformações, as histórias de bastidores e a busca constante por pautas criativas e exclusivas, num mundo que pede renovação constante, sem perder o jornalismo de vista.

Mini Currículo: Roberta Fofonka é repórter e videomaker. Formada em Jornalismo pela PUCRS, há três anos contribui diariamente para o GeraçãoE, plataforma especializada em empreendedorismo do Jornal do Comércio de Porto Alegre. Indicada ao Troféu Mulher Imprensa 2018 na categoria Reportagem Especial, entende que a comunicação é a ferramenta mais poderosa deste tempo para conectar as pessoas e, portanto, é fundamental fazer escolhas.

Dia: 01/10

Hora: 14:00 às 17:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 312

14h – Relação é construção: olhares possíveis sobre atendimento ao cliente

Ministrante: Leticia Castilhos

Sinopse Oficina: O cuidado com a relação que uma organização estabelece com os seus clientes é premissa básica para garantir a sua sustentabilidade.

A oficina será um espaço de reflexão, diálogo e partilha sobre os principais tópicos que influenciam na excelência do atendimento ao cliente.

Mini Currículo: Letícia de Castilhos: Possui Mestrado em Comunicação pela Faculdade de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde também cursou a Graduação de Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas. Atua profissionalmente como supervisora de Comunicação e Marketing dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. Participou do desenvolvimento de projetos premiados pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe/RS), com ênfase no relacionamento da organização com os seus públicos.

Dias: 01 e 03/10

Hora: 14:00 às 16:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 309

14h – Criação e Produção Coletiva no Cinema

Ministrantes: Rodrigo Scheid, Andressa Quines e Marco Birnfeld

Sinopse da Oficina: Falar sobre criação e produção coletiva no cinema chega a parecer redundante, a 7ª arte talvez seja a mais coletiva delas. Exceções à parte, fazer cinema requer diversas engrenagens que precisam trabalhar em conjunto para fazer um filme funcionar. Como lidar quando há um número maior de engrenagens para realizar a mesma função? Em cima da experiência de realização do longa-metragem universitário “Tudo em que acreditava antes de entrar no mar”, feito como projeto de TCC durante o curso de Produção Audiovisual na PUCRS, a oficina tentará responder essa pergunta. Abordando o processo do filme desde o surgimento da ideia, passando pelo planejamento de produção, até a execução final do mesmo, a oficina falará sobre as possibilidades e dificuldades em uma realização horizontal.

Mini Currículo: Rodrigo Scheid, é formado em Produção Audiovisual na PUCRS. Roteirizou e dirigiu o curta-metragem Programação Normal (2018). Seu segundo filme, Casa Rosa, curta-metragem documental, está em fase de pós-produção. Além disso, em 2018, foi roteirista e diretor de fotografia no longa-metragem Tudo em que acreditava antes de entrar no mar.

Andressa Quines, formada em Produção Audiovisual pela PUCRS. É assistente de direção, produtora e diretora de arte. Fez direção de arte no curta-metragem Programação Normal (2017); e foi assistente de direção no curta-metragem Brutos (2017) e no longa-metragem Tudo Em Que Acreditava Antes de Entrar no Mar (2018). Atualmente é estagiária na distribuidora Lança Filmes, atuando principalmente na área de distribuição em festivais e venda de conteúdo.

Marco Birnfeld, formado em cinema pela PUCRS. Tendo feito roteiro e direção em curtas ainda na faculdade. Em 2017 foi roteirista e diretor do curta metragem Quarto de Letus e em 2018 co-dirigiu e escreveu o longa Tudo em que acreditava antes de entrar no mar.

Dias: 01 e 3/10

Hora: 14:00 às 17:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 306

14h – Inovação incremental - como as marcas podem conectar insight, estratégia e ação

Ministrante: Cassio Grinberg

Sinopse da Oficina:

1) Palestra sobre conceitos de inovação incremental, insight, estratégia e casos;
2) Apresentação da ferramenta Canvaskate de prototipagem;
3) Trabalhos em grupos de prototipagem de problemas estratégicos;
4) Apresentação dos trabalhos e discussão.

Mini Currículo: Experiência de mais de 15 anos em criação de estratégias para marcas. Formação em ecossistema de inovação de Israel pelo Ministry of Foreign Affairs. Mestre em Marketing pelo PPGA/UFRGS e Especialista em International Business na London City College. Experiência de 15 anos em sala de aula, em nível de graduação e pós na Famecos/PUC-RS. Criador dos cursos de Pós-Graduação Branding de Conexão e Branding de Conteúdo Estratégico e Cocriação na PUC/RS. Consultor para 19 publicações do selo Bookman na área de Estratégia, Inovação e Marketing. Atua em projetos com Marcopolo, Hospital Moinhos de Vento, Unimed Porto Alegre, Melnick Even, Icatu Seguros, Panvel, Paquetá, Grêmio, Grupo Inbetta, Dakota, Grupo RBS, Vinhos Salton, entre outras marcas. Escritor, autor de três livros publicados por editoras nacionais, articulista em veículos de comunicação, compositor, autor do blog banhodegemeos.wordpress.com.

Dia: 01/10

Hora: 14:00 às 17:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 207

14h – Jornalismo Investigativo (RBS)

Ministrantes: Anderson Vargas, Giovani Grizotti e Fábio Almeida

Mini Currículos:

Anderson Vargas é editor-chefe do núcleo da Globo no RBS TV, afiliada da TV Globo no RS. É formado em Jornalismo pela UCPel (Universidade Católica de Pelotas) e Direito pela UFPel (Universidade Federal de Pelotas), também possui mestrado em Comunicação Social pela PUC-RS. Trabalhou na RBS TV Pelotas, Canal Rural e atualmente é o editor do Jornal Nacional (fazendo parte da equipe de plantonistas no fechamento do telejornal no Rio de Janeiro há 12 anos).

Giovani Grizotti Formado pela PUC-RS, realiza reportagens investigativas para a TV Globo e RBS TV. Já conquistou mais de 60 prêmios de jornalismo, entre os quais Rede Globo, Jayme Sirostsky, Esso, Embratel, Vladimir Herzog e CNT. Por três vezes, foi finalista ao IRE Awars, o “oscar’ do jornalismo investigativo nos Estados Unidos. Entre as apurações de destaque, estão “No rastro dos celulares”, “Jumento Precioso”, “Máfia das Próteses” e “Farra dos Vereadores”. Em 2015, foi escolhido um dos três jornalistas mais admirados da região Sul, em votação realizada por 58 mil profissionais de comunicação de todo Brasil.

Fábio Almeida é repórter investigativo da RBS TV, afiliada da Rede Globo em Porto Alegre (RS). É formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Tem especialização em “Televisão e construção da realidade”, (Unisinos). Trabalhou nas Rádios Gaúcha, Farroupilha e na TV Educativa (TVE). Conquistou mais de 50 prêmios regionais, nacionais e Internacionais de jornalismo, entre eles, o Prêmio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Prêmio do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Prêmio Vladimir Herzog, Prêmio Embratel, Prêmio Petrobrás, Prêmio Internacional José Hamilton Ribeiro, Prêmio Internacional Rey de España. Destaca reportagens especiais sobre: Organizações Nazistas no Brasil, Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Tráfico Internacional de Explosivos, Violência Futebol Clube sobre os crimes cometidos por torcidas organizadas. Nos últimos anos, tem se dedicado a reportagens de crimes ambientais – como as reportagens Jacuí, crime e agonia, sobre a extração predatória de areia e Descaso com as águas, um raio X dos causadores de poluição nos principais rios do RS. Atualmente faz parte do GDI – Grupo de investigação da RBS e produz reportagens especiais para o Programa Fantástico (TV Globo).

Dia: 01/10

Hora: 14:00

Local: RBS – Rua Rádio e TV Gaúcha, 189 – Bairro Santa Tereza

15h – Inbound Marketing para Jornalistas - Como produzir conteúdo com foco em performance e engajamento?

Ministrante: Douglas Abreu

Sinopse da Oficina: Nesta oficina, veremos estratégias e técnicas de produção de conteúdo da metodologia Inbound Marketing, amplamente difundida nos últimos anos no Brasil e no mundo.

Ao longo da minha trajetória como jornalista, percebi que mesmo que nós sejamos ótimos produtores de conteúdo, acabamos pecando na qualidade de distribuição e na performance orgânica dos nossos textos. Essa é uma preocupação cada vez maior entre os produtores de conteúdo, pois estamos recorrentemente em uma corrida por mais cliques, leituras e crescimento da audiência. Nós podemos criar nossos próprios canais usando estratégia!

Escrever bem, para a maioria dos jornalistas, é algo natural. Mas como utilizar técnicas de produção de conteúdo para atingir uma audiência maior? Como criar um canal eficiente de comunicação do zero? Quais estratégias podem funcionar melhor para produzir um conteúdo efetivo e com boa performance? Com alguns passos, cuidados básicos e estratégias, é possível criar conteúdos que apareçam no topo do Google. Na oficina, veremos como construir um bom planejamento de conteúdo, personas, estudo de público-alvo e ferramentas de monitoramento de performance. Ao final do workshop, espera-se uma compreensão maior de como as estratégias de marketing digital podem auxiliar em uma melhor distribuição de conteúdo, engajamento e aumento da audiência. Além disso, teremos um overview da produção de conteúdo para marcas.

Mini Currículo: Formado em Jornalismo pela PUCRS em 2014/2

@ctrlaltdoug nas redes sociais

Head de Marketing Digital na agência Big House – Code & Digital Strategy @bighouseweb

Apaixonado por novas tecnologias e comunicação

Early Adopter de redes sociais e tecnologias

Dia: 01/10

Hora: 15:00 às 18:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 305

15h – Visita guiada no SBT

Ministrante: Danilo Teixeira (SBT)

Sinopse Oficina: Entretenimento, Diversão e Informação na TV. Como fazer jornalismo na TV nos dias de hoje.

Mini currículo: Danilo Teixeira

Atualmente é Diretor de Jornalismo do SBT RS. Há 15 anos trabalha com TV. Foi produtor, repórter, editor de texto, editor chefe e chefe de redação em diferentes emissoras. Trabalhou na Band, RedeTV !, SBT e Record em São Paulo e passou por Record e Band no Rio Grande do Sul. Pós – graduado em Gestão em Jornalismo pela ESPM Sul e formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo.

Dia: 01/10

Hora: 15:00 às 17:00

Local: SBT – Rua Corrêa Lima, 1949 – Bairro Santa Tereza

17h – Empreendedores de sonhos

Ministrante: Mario Pereira (Villaget)

Sinopse da Oficina: Empreendedorismo social é um termo que significa um negócio lucrativo e que ao mesmo tempo traz desenvolvimento para a sociedade. As empresas sociais, diferentes das ONGs ou de empresas comuns, utilizam mecanismos de mercado para, por meio da sua atividade principal, buscar soluções de problemas sociais. Neste encontro, vamos entender e como criar negócios sociais.

Mini Currículo: É designer, com escritório há 18 anos atuando em desenvolvimento de produto para exportação para USA, Europa e América Latina. Formado em Ciências Sociais. Coordenador do Instituto Villaget há 15 anos; administra a marca VILLAGET, que produz tênis reciclados com o objetivo de uma moda com impacto social em comunidades e com design sustentável. Atua como Empreendedor Social, incentivando a expansão do consumo consciente, solidário nas relações de Negócios Sociais. #LávemosSonhadores

Dia: 01/10

Hora: 17:00 às 18:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 311

1º/10 – 20h | Dr. Fracasso e “Todo Mundo Quem?” 

Palestra com Filipe Techera, Luiza Futuro e Rafael Chanin

Dia 2

Terça-feira – 2/10/2018

Manhã, Tarde e Noite » Oficinas

Veja abaixo as já confirmadas.

Transmissão ao vivo no saguão da Famecos do programa Ganhando o Jogo sobre debates esportivos, informações, assuntos gerais e devaneios aleatórios sobre futebol, 11h às 13h, com: Luís Magno, Juremir Machado da Silva, Carlos Guimarães, Cristiano Silva, Cristiano Oliveira, Gutieri Sanchez, José Aldo Pinheiro e os convidados professores André Pase e Fábian Chelkanoff.

E no programa Esfera Pública, estarão presentes cientistas políticos da PUCRS e professores da Escola de Comunicação Artes e Design, que irão analisar o cenário político eleitoral, 13h10min às 15h, da rádio Guaíba.

8h – Ligando pontos para planejar

Ministrante: Juliane Kramer

Sinopse da Oficina: Estratégia é sobre perguntas. Nesta oficina vamos analisar um case juntos, para levantar as perguntas que nos ajudarão a ligar pontos e construir um caminho estratégico.

Mini Currículo: Publicitária especialista em planejamento de marcas e Inteligência Competitiva.

Supervisora de planejamento na DM9DDBB, tem no currículo experiências com clientes como Walmart, Samsung, Renner, e Volvo.

Dia: 02/10

Hora: 8:00 às 9:30

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 314

8h30 – Paixão pela palavra: a missão de contar histórias

Ministrante: Ricardo Bueno

Sinopse da Oficina: A partir da narrativa da trajetória de três décadas de profissão, repleta de situações bem-sucedidas no uso da palavra e da emoção, o jornalista pretende compartilhar com os participantes a percepção de que contar histórias exige domínio do vocabulário, mas também paixão e empatia, estando ao alcance de todos. Os participantes irão elaborar um texto jornalístico sobre a apresentação inicial, que será debatido, posteriormente, com o grupo. Adicionalmente, cada participante receberá uma análise individual sobre seu trabalho.

Mini currículo: Jornalista com 30 anos de atuação, é diretor da Alma da Palavra, empresa especializada na produção de conteúdo para empresas e instituições, em especial publicações comemorativas. Ex-editor do caderno Viagem, de Zero Hora, e ex-coordenador da área de comunicação empresarial da Plural Comunicação, é autor de mais de uma dezena de livros nas áreas da cultura, economia e história, versando sobre temas como calçados, agricultura, as mulheres e o artesanato, tecnologia, ciclos econômicos no Brasil, queijo artesanal serrano e história do churrasco. Finalista do Prêmio Açorianos 2018 na categoria especial, com o livro “O aço e as artes”, presta serviços como ghost writer para pessoas e empresas e redige cases nas áreas de marketing e sustentabilidade. Em 2018, lançou seu primeiro romance histórico, baseado em fatos reais, intitulado “Sobre memórias e sonhos compartilhados”, em que narra a história dos 90 anos da Sicredi Centro Serra.

Dias: 02 e 03/10

Hora: 8:30 às 12:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 206.10

9h – Criação e Produção Coletiva no Cinema

Ministrantes: Rodrigo Scheid, Andressa Quines e Marco Birnfeld

Sinopse da Oficina: Falar sobre criação e produção coletiva no cinema chega a parecer redundante, a 7ª arte talvez seja a mais coletiva delas. Exceções à parte, fazer cinema requer diversas engrenagens que precisam trabalhar em conjunto para fazer um filme funcionar. Mas e como lidar quando há um número maior de engrenagens para realizar a mesma função? Em cima da experiência de realização do longa-metragem universitário “Tudo em que acreditava antes de entrar no mar”, feito como projeto de TCC durante o curso de Produção Audiovisual na PUCRS, a oficina tentará responder essa pergunta. Abordando o processo do filme desde o surgimento da ideia, passando pelo planejamento de produção, até a execução final do mesmo, a oficina falará sobre as possibilidades e dificuldades em uma realização horizontal.

Mini currículo: Rodrigo Scheid, é formado em Produção Audiovisual na PUCRS. Roteirizou e dirigiu o curta-metragem Programação Normal (2018). Seu segundo filme, Casa Rosa, curta-metragem documental, está em fase de pós-produção. Além disso, em 2018, foi roteirista e diretor de fotografia no longa-metragem Tudo em que acreditava antes de entrar no mar.

Andressa Quines, formada em Produção Audiovisual pela PUCRS. É assistente de direção, produtora e diretora de arte. Fez direção de arte no curta-metragem Programação Normal (2017); e foi assistente de direção no curta-metragem Brutos (2017) e no longa-metragem Tudo Em Que Acreditava Antes de Entrar no Mar (2018). Atualmente é estagiária na distribuidora Lança Filmes, atuando principalmente na área de distribuição em festivais e venda de conteúdo.

Marco Birnfeld,formado em cinema pela PUCRS. Tendo feito roteiro e direção em curtas ainda na faculdade. Em 2017 foi roteirista e diretor do curta metragem Quarto de Letus e em 2018 co-dirigiu e escreveu o longa Tudo em que acreditava antes de entrar no mar.

Dia: 02/10

Hora: 9h às 12h

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 309

9h – Fotografia de cidade - percorrer e narrar (continuação do dia 1°)

Ministrante: Camila Domingues, Cristiano Sant’Anna

Sinopse da Oficina: A proposta dessa oficina é discutir as possibilidades discursivas sobre a cidade. Para isso, utilizaremos a fotografia como ferramenta para exercício do olhar crítico. A intenção é realizar um percurso pela cidade e capturar imagens ao longo de uma manhã. A partir dessa experiência coletiva, analisaremos as fotografias produzidas como potência narrativa em sequenciamento de imagens. O que elas nos contam colocadas uma ao lado da outra? Quais ritmos e sentidos? De que forma ela se relaciona com as demais narrativas fotográficas contemporâneas sobre a cidade? Que questionamentos essas imagens levantam sobre nossa relação com o espaço urbano no século XXI?

Mini currículos:

Camila Domingues
Camila Domingues é artista visual e jornalista com especialização em Economia da Cultura. Atualmente realiza mestrado sobre fotografia de cidade (PROPUR/UFRGS). Participou de mostras fotográficas no Brasil, Uruguai, Inglaterra e Rússia. Integra o coletivo Nítida – Fotografia e Feminismo. Co-organizou os livros “Fotodobras #1”, “Fotodobras – Deslocamentos” e “Olhos do Pampa” pelo coletivo editorial Beira. Em 2016, produziu o Movida Editorial Fotográfica, série de atividades vinculadas à fotografia, como oficinas e encontros na cada de artistas, o Biblioteca Aberta.

Cristiano Sant’Anna
Cristiano Sant´Anna é fotógrafo e artista visual. Atualmente desenvolve mestrado em Poéticas Visuais no Programa de Pós-graduação em Artes da UFRGS. Sua área de pesquisa envolve a experiência, fotografia, participação e interações entre grupos sociais e culturais na cidade. Tem exposições em Brasilia, Porto Alegre, Buenos Aires, Russia e Tucuman. Publicou o fotolivro Arquipélago e editou Fotodobras e Fotodobras – Deslocamentos. Em 2016 foi artista residente na Fundación ACE (Argentina), com o projeto Vagalumes.

Dia: 01/10 e 02/10 (continuação)

Hora: 09:00 ás 12:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 303

9h30 – Ainda é você, fotografia? Os novos caminhos e desafios da imagem em redes digitais.

Ministrante: Leo Caobelli

Sinopse da oficina: Depois de se digitalizar e ganhar a velocidade vertiginosa das redes sociais, o que registramos com câmeras embutidas em dispositivos tecnológicos ainda pode se caracterizar como fotografia? E os memes? Virais? Imagens extraídas de capturas de tela, câmeras de vigilância, fotos recuperadas de discos rígidos descartados como lixo eletrônico? Na era do homo photographicos – termo usado pelo professor catalão Joan Fontcuberta para se referir a esse momento histórico em que todos nós nos convertemos em fotógrafos – se não é o fato de produzir e registrar imagens que nos distingue, o que nos une e o que nos separa como produtores de conteúdo?

Mini currículo: Leo Caobelli é artista visual com ênfase em produção documental nas áreas da fotografia, vídeo e instalação. Graduado em Jornalismo pela PUCRS (2003), pós-graduado em fotografia pelo Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP) (2012) e mestre em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS (2017). Exerceu atividade de repórter fotográfico no jornal Folha de S. Paulo (2006-2009). Fundou e fez parte do coletivo Garapa, espaço de criação dedicado a pesquisa da linguagem audiovisual documental de 2008 a 2015. Desde 2014 retornou a Porto Alegre onde dirige dois espaços dedicados à produção e estudo das artes visuais: a produtora Calma Lab e o projeto educativo Planta Baja. Tem obras em importantes coleções particulares e públicas das quais se destacam o MAM (São Paulo), Masp (São Paulo) e Museu Oscar Niemeyer (Curitiba).

Dia: 02/10

Hora: 9:30 às 12:30

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 311

10h – Elaboração de Currículo (Parceria com o IDEAR)

Ministrante: Gabriela Techio

Sinopse da Oficina: A proposta é realizar construção de currículo, passo a passo e falar sobre estratégias de divulgar o cv de maneira mais criativa na área de comunicação.

Mini Currículo: Psicóloga, diplomada pela PUCRS, com especialização em Terapia de Família e Casal pelo Centro de Estudo da Família e do Indivíduo (CEFI), e também formada em Ciências Sociais pela UFRGS. Pesquisadora na área de desenvolvimento de carreira, com ênfase no tema conflito trabalho e família. Experiência em atendimentos de apoio à recolocação profissional e ao planejamento de carreira no modelo individual e em grupo.

Dia: 02/10

Hora: 10h às 12h

Local: Escritório de carreiras, Prédio 2, térreo.

10h – Profissão Streamer: bate-papo com André "Squallzera" Meneguzzi sobre Youtube, Twitch, produção de conteúdo e monetização. (Parceria com o IDEAR)

Ministrante: André Squallzera

Sinopse da oficina: Profissão Streamer: bate-papo com André “Squallzera” Meneguzzi sobre Youtube, Twitch, produção de conteúdo e monetização.

Sabemos que o YouTube se tornou fonte de renda e emprego para muitas pessoas que monetizam suas criações audiovisuais na plataforma. Ser “YouTuber” se tornou, principalmente para muitos jovens e adolescentes, a profissão dos sonhos, mas calma! Não é tão fácil e simples quanto parece! A receita pronta para o sucesso realmente não existe, mas uma coisa é fato, não é só sair ligando uma câmera (existem muitas coisas por trás dela que você nem imagina).

Um bate-papo descontraído sobre como começar um canal, estratégias, geração de receita/monetização, engajamento, público, patrocínio, streaming e mais.

Mini currículo: Formado em Publicidade e Propaganda, André desde cedo esteve inserido no mundo dos games. Sempre envolvido com a área de comunicação e apaixonado por jogos, decidiu em julho de 2016, unir o útil ao agradável, dando origem ao seu canal “Squallzera” e tornando-se, de fato, um criador de conteúdo. Em menos de 1 ano, conquistou seu público e atingiu a marca de mais de 100 mil inscritos. Atualmente, além dos vídeos para o canal, Squallzera também é streamer nas plataformas YouTube e Twitch.

Dia: 02/10

Hora: 10:00 às 12:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 312

10h e 14h – Rádio Maleta e suas possibilidades

Ministrante: Juliano Nascimento

Sinopse da Oficina: Nesta oficina os participantes conhecerão algumas experiências feitas com a Rádio Maleta, mostrando suas possibilidades como ferramenta pedagógica. Além disso, será abordado o seu funcionamento, as possibilidades de inseri-la em diversos âmbitos e atividades práticas que serão desenvolvidas com os estudantes.

Mini Currículo: Educador Social no Polo Marista de Formação Tecnológica, Juliano Machado do Nascimento trabalha com jovens de 14 aos 18 do Trabalho Educativo onde desenvolvendo um trabalho de comunicação utilizando a Rádio Maleta uma tecnologia desenvolvida no Polo Marista. Fez parte do grupo de pesquisa Redes-Livres-MQ um projeto em parceria com ASL de 2011 a 2015. Ativista do movimento Software Livre, pesquisador independente na área de tecnologias educacionais e livre. Um dos desenvolvedores da Rádio Maleta que recentemente foi certificada e reconhecida nacionalmente pela Fundação do Banco do Brasil com Tecnologia Social em agosto de 2017.

Dia: 02/10

Hora: 10:00 às 12:00 e 14:00 às 16:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 306

14h – Mídias sociais e o relacionamento com o cliente: a ouvidoria como mídia organizacional

Ministrante: Francielle Falavigna

Sinopse da oficina: O relacionamento com os diferentes públicos organizacionais é (re)significado com o avanço [das novas] tecnologias. Plataformas digitais, como Facebook e Twitter, passam a assumir um lugar de acolhida para o estabelecimento de vínculos, a partir da escuta ativa e da mediação e resolução de conflitos, quando efetivamente ocorrem. Diante desse cenário, a sociedade passa a entender as mídias sociais como Ouvidorias Virtuais – mídias organizacionais abertas ao diálogo e à interação. Mas, como as organizações estão lidando com isso? Quais as possibilidades de atuação para os profissionais de comunicação frente a esse [novo] contexto? Essas e outras inquietações serão tensionadas na oficina a partir do livre debate e de atividade prática.

Mini currículo: Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na linha de pesquisa Política e Práticas Profissionais na Comunicação. Possui bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas (2015) pela mesma instituição e atualmente integra o Grupo de Pesquisa em Estudos Avançados em Comunicação Organizacional (GEACOR/CNPq) e o Grupo de Estudos em Comunicação Organizacional (GECOR/PUCRS), no qual é vice coordenadora. Possui experiência em gerência de contas, comunicação integrada, relacionamento com o cliente e Ouvidoria.

Dia: 02/10

Hora: 14:00 às 18:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 305

14h – Como Fazer um Marketing On-life

Ministrantes: Andressa Martins e William Weber

Sinopse da oficina: A forma como nos relacionamos, compramos e vendemos mudou drasticamente na última década. Fazer propaganda, se comunicar está longe da discussão entre On e Off. Hoje se relacionar é mais importante do que impactar e a comunicação pós era digital deve ser inserida na vida das pessoas. A oficina mostrará passo a passo como fazer uma campanha de comunicação On-life e as ferramentas necessárias para um método de pesquisa On-life.

Mini currículo: Andressa Martins é graduada em Jornalismo e especialista em Comunicação com o Mercado. Andressa Martins é COO do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, considerado o maior evento do setor na América latina e o segundo maior do mundo. Idealizou as Edições Extras do Festival em diversos países, destacando a França, o Japão, o México e os Estados Unidos.

É também diretora de Relações Internacionais da ALAP, Associação Latino-Americana de Publicidade. William Weber Dias é empreendedor, inovador, consultor e palestrante nos temas de negócios, criatividade e filosofia contemporânea. Mestre em gestão e negócios pela UNISINOS e mestre pela IAE, Universidade de Administração e Inovação de Poitiers, na França. Mesmo muito jovem, aos 15 anos abriu sua primeira empresa, tendo participado de mais de 9 projetos próprios e outras co-fundações. Aos 23 anos foi um dos responsáveis por esquentar a economia colaborativa no Rio Grande do Sul, fundando o primeiro coworking do estado e um dos primeiros do país. Dedica sua carreira a desenvolver novos mercados, empreender e gerenciar equipes de criatividade, atendimento e vendas. Trabalhou em grandes empresas e projetos, acumulando premiações de marketing e de recursos humanos na indústria e no varejo. Conhecido como um especialista em alcançar metas e resultados, continuou sua carreira empreendendo.

Dia: 02/10

Hora: 14:00 às 17:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 322

14h – Trabalhando gênero, sexualidade e diversidade na Comunicação

Ministrante: Gabriel Galli

Sinopse da oficina: Acabou o tempo em que era aceitável criar propagandas preconceituosas, reportagens machistas e produções audiovisuais em que as pessoas de diferentes estratos sociais não se sintam representadas. Nesta oficina, vamos pensar sobre o papel da comunicação ao lidar com diversidade sexual e de gênero, além de pensar sobre como contar histórias mais dignas sobre lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e mulheres sem esquecer de questões como classe social e raça/etnia.

Mini currículo: Jornalista graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e mestre em Comunicação Social pela mesma universidade. Coordenador-geral do grupo SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, ONG voltada à discussão sobre direitos sexuais e reprodutivos com 15 anos de atuação em Porto Alegre. Co-fundador do grupo Freeda – Espaços de Diversidade, que trabalha com qualificação e certificação de estabelecimentos para o respeito à diversidade sexual e de gênero. Membro titular do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Porto Alegre representando o movimento LGBT. Pesquisa modelos alternativos de financiamento do jornalismo na internet, cultura digital e movimentos sociais. Tem atuação profissional focada em comunicação do terceiro setor, coordenou a comunicação de projetos de prevenção ao HIV/aids, direitos humanos e inclusão digital. Contribuiu como jornalista para veículos como G1, Globo.com, Folha de S. Paulo, Canal Rural e Canal Futura.

Dias: 02 e 03/10

Hora: 14:00 às 17:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 206.8

14h – Oportunidade de Empreender

Ministrante: Thiago Ribeiro

Mini Currículo: Jornalista com especialização em Marketing, mestrando em Ciência da Computação e mentor do Feevale TechPark. Desde 2010, atua como estrategista em comunicação digital com ênfase em mídias sociais. É cofundador do #PoAdigital, plataforma de criatividade e empreendedorismo da Prefeitura de Porto Alegre e responsável pelo desenvolvimento e implantação da estratégia de Open Data da Capital Gaúcha, o projeto #Datapoa. Também é cofundador do Porto Alegre Cite e da Associação Gaúcha de Startups (AGS), e integra instituições internacionais com Uraía, WEGO e a Rede Global de Empreendedorismo. Atualmente é o head de Comunicação e Relacionamento da 4all, empresa de tecnologia focada em viabilizar e acelerar a transformação digital dos negócios.

Sinopse Oficina: Abordaremos os principais conceitos relacionados ao empreendedorismo de forma a nivelar o conhecimento do grupo. Associado a isso, faremos uma dinâmica de construção de um Business Model Canvas a fim de possibilitar que os participantes observem os principais aspectos relacionados ao desenvolvimento de um negócio e consigam modelar estratégias com base em um planejamento enxuto a partir de um modelo difundido Globalmente.

Dias: 02/10

Hora: 14:00 às 16:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 311

14h30 – Coming Out Stars

Ministrante: Daniel Quadros

Sinopse da oficina: A dinâmica Coming Out Stars é um exercício de empatia onde todos se colocam na pele de uma pessoa LGBT+ e vivenciam por alguns momentos a realidade dessa população. Você já imaginou se tivesse que se assumir todos os dias? Então vem pensar com a gente.

Mini currículo: Estudante de jornalismo, apaixonado por design e atraído pela moda. Interessado em planejamento estratégico, produção gráfica e multimídia. Comunicativo e muito curioso. Já ganhei um prêmio no SET universitário da FAMECOS, dei palestras sobre diversidade e participo de projetos sociais locais. Atualmente trabalho com Comunicação, Diversidade e Inclusão e RH em uma multinacional de tecnologia chamada ADP Brazil Labs. Estou sempre procurando coisas novas para aprender e devolver isso de alguma forma para a comunidade.

Dia: 02/10

Hora: 14:30 às 16:30

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 208

14h30 – Planejamento, Comunicação e marketing - a área de inteligência da BandRS

Abertura e Encerramento: Ciça Kramer, gerente de jornalismo da BandRS
Ministrante: Natália Ledur

Sinopse da oficina: Do briefing à construção do projeto. Uma imersão pelo núcleo que coordena e executa todas as ações comerciais de rádio e televisão. A importância de estar conectados conteúdos e planejamento, passando pelas ações de comunicação interna e externa.

Mini currículo: Formada pela ESPM, gerência a área que integra marketing, planejamento Comercial, digital e comunicação da BandRS.

Dia: 02/10

Hora: 14:30 ás 18:30

Local: BandRS – Rua Delfino Riet, 183 – Santo Antônio, Porto Alegre

14h30 – Grafismo, artes e chamadas - como divulgar melhor em tempo de conteúdos conectados BandRS

Abertura e Encerramento: Ciça Kramer, gerente de jornalismo da BandRS
Ministrante: Aline Menuzzi

Sinopse da oficina: Conectar conteúdos, divulgar as ações de cada produto. Como criar e executar chamadas “vendedoras”. A importância da integração entre as áreas de criação.

Mini currículo: Formada pela Famecos, coordena o departamento de artes e chamadas da BandRS.

Dia: 02/10

Hora: 14:30 ás 18:30

Local: BandRS, Rua Delfino Riet, 183 – Santo Antônio, Porto Alegre

14h30 – Radiojornalismo a produção de conteúdo local e nacional na BandRS

Abertura e Encerramento: Ciça Kramer, gerente de jornalismo da BandRS
Ministrante: Laura Becker

Sinopse da oficina: Uma imersão prática na rotina do rádio. Da construção da pauta até a veiculação da notícia. A produção de programas e reportagens locais e nacionais na BandRS.

Mini currículo: Formada pela UFRGS, É chefe de reportagem na redação integrada dos veículos da BandRS.

Dia: 02/10

Hora: 14:30 ás 18:30

Local: BandRS, Rua Delfino Riet, 183 – Santo Antônio, Porto Alegre

14h30 – Telejornalismo, a produção de conteúdo local e nacional na BandRS

Abertura e Encerramento: Ciça Kramer, gerente de jornalismo da BandRS
Ministrante: Aline Rimolo

Sinopse da oficina: Uma imersão pela rotina da redação de TV, da construção de um telejornal à produção de programas de entretenimento, passando pelo núcleo de REDE que produz, diariamente, conteúdos para o nacional.

Mini currículo: chefe de redação da BandRS

Dia: 02/10

Hora: 14:30 ás 18:30

Local: BandRS, Rua Delfino Riet, 183 – Santo Antônio, Porto Alegre

14h30 – Palestra expositiva Linguagem regionalista no jornalismo – diálogo entre gerações

Ministrante: Paulo Mendes (Colunista do caderno Correio do Povo Rural)

Mini Currículo: Fez Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1986, e se tornou Mestre em Letras, área de Literatura Brasileira, pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1994. Desde 1990 trabalha no jornal Correio do Povo, de Porto Alegre (RS), onde hoje integra o quadro de editores e escreve a coluna Campereada, aos domingos. É autor dos livros Campereadas 1 e 2 (Sulina), publicando uma seleção de suas melhores colunas; e também de Um Bardo Desgarrado (ARI), onde faz um estudo sobre a vida e obra de Aureliano de Figueiredo Pinto e sua influência na construção da literatura gaúcha.

Sinopse Oficina: Nesta palestra, Paulo Mendes fala sobre a valorização do regionalismo, do espírito gauchesco, que segundo o ministrante, “assim como o dos ciganos, dos cossacos, o espírito libertário, o folclore, a linguagem não pode morrer. Não é o CTG, mas a alma gauchesca que vai preservar esses valores”. Através da exposição de textos diversos, vídeos e outros materiais, Mendes mostra a importância do domínio do linguajar nativo ao utilizá-lo em reportagens e outros textos sem tornar o conteúdo apelativo, transformando-o numa ferramenta de ligação e diálogo entre gerações.

Dias: 02/10

Hora: 14:30

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 312

17h30 – Criação de Produtos Digitais (Sicredi)

Ministrante: Alana Pereira e Nilton Buske 

Sinopse da Oficina: A partir de um desafio vamos exercitar métodos e ferramentas para o desenvolvimento de Produtos Digitais, considerando os seguintes aspectos: visão do produto, proposta de valor, problema a ser resolvido por este produto,  validação, mercado, público-alvo, estratégia de go-to-market.

Mini currículos: Alana Pereira é Publicitária, formada pela FABICO, Product Owner, Transformação Digital Sicredi. Apaixonada por cultura e produtos digitais, fez seu primeiro site em 2006, quando era bolsista na faculdade, desde então, foi gerente de projeto em agência digital, analista de  marketing corporativo com foco em digital e e-commerce, foi freela, onde fez de tudo um pouco no Marketing, coordenou um time de redes sociais e passou um tempo desbravando o mundo da comunicação para congressos médicos. Em 2017 começou uma nova trajetória no digital, assumindo um papel como Product Owner na Transformação Digital do Sicredi, trabalhando com métodos ágeis, em um ambiente colaborativo com uma nova cultura de trabalho. Hoje é responsável pelo Conecta, produto que se propõe a ser um hub de colaboração e conteúdo para a conta digital Woop Sicredi. Nilton Buske Publicitário, formado na FAMECOS. Product Owner, Transformação Digital Sicredi. Trabalha no mercado digital há mais de 10 anos em diversas áreas, desde design e desenvolvimento de produtos digitais até a execução de campanhas de marketing digital. Atualmente trabalha na transformação digital do Sicredi, responsável pela construção do Mooedas, o Programa de Fidelidade da conta bancária online Woop. Esteve envolvido no projeto deste produto desde o zero, desde os primeiros estudos de mercado, pesquisas e protótipos elaborados em papel e análise de viabilidade financeira até a aplicação de métodos ágeis e acompanhamento da equipe de desenvolvimento para construção do produto.

Dia: 02/10

Hora: 17:30 às 20:00

Local: PUCRS, prédio 32, 8° andar.

19h – Comunicação organizacional: o poder dos públicos na internet

Ministrante: Jean Felipe Rossato

Sinopse da oficina: Na internet, os públicos, além de terem acesso a diversas informações, também podem ser produtores de conteúdos sobre as organizações. Assim, a produção de comunicação não se restringe apenas aos processos formais das organizações. Nessa direção, esta oficina tem o objetivo de realizar um exercício teórico-prático acerca da comunicação organizacional, no que se refere ao poder de influência dos públicos na internet para a construção da imagem da organização.

Mini currículo: Doutorando e Mestre em Comunicação e Informação/PPGCOM pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, é Relações Públicas da UFRGS, lotado na Pró-reitoria de Extensão. É Integrante do grupo de pesquisa Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (CNPq).

Dia: 02/10

Hora: 19:00 às 21:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 208

19h – Arte em desenvolvimento de jogos by Aquiris

Ministrantes: Giovane Webster, Cesar Souza, Juliano Silveira e Guilherme Da Cas

Sinopse da oficina: Palestra sobre a produção de arte no mercado de desenvolvimento de games. Serão mostrados exemplos sobre todas as áreas artísticas de produção de jogos digitais, desde a concepção do projeto, a direção de arte, design de interface, modelagem, animação, produção de áudio e integração de conteúdo na engine. Serão usados como demonstração alguns dos novos projetos da Aquiris, como o Horizon Chase Turbo e o Looney Tunes: World of Mayhem, que ainda não foi lançado. Após a apresentação faremos uma dinâmica de mesa redonda entre o público e os palestrantes respondendo questões a respeito de cada área.

Mini currículos:

Giovane Webster
Mestre em Indústria Criativa e formado no Curso Superior de Jogos Digitais. Pesquisador na área de Games, Audiovisual e Música, atua como sound designer há 9 anos. Criador de trilhas e efeitos sonoros para inúmeros projetos, totalizando 32 jogos completos. Atualmente, na Aquiris Game Studio, além de atuar com áudio, é responsável do marketing (teasers e trailers), direção de casting de dublagem e gestão de projetos. Trabalhou em títulos como Horizon Chase Turbo, Ballistic Overkill, Superstar Soccer Goal! e recentemente no próximo jogo da parceria entre Aquiris e Warner Bros, Looney Tunes: World of Mayhem (Mobile).

Cesar Souza
Formado em Multimídia Digital, fez curso de animação 3d na Melies e iAnimate, começou a trabalhar na Aquiris Game Studio em 2011. Principalmente com animação e rig de uma grande quantidade de personagens em projetos como Dragon Wild Skies, Ben10: Wrath of Psychobos, Ballistic, Cartoon Network Superstar Soccer 2014 e 2016 entre outros projetos.

Juliano Silveira
Graduado em Design Gráfico pela ESPM-Sul, atua como Technical Artist na Aquiris Game Studio há 6 anos. Desenvolveu títulos como Ballistic, Teen Titans Last Villain Standing, Superstar Soccer Goal e Looney Tunes: World Of Mayhem. Participa do podcast GGDevCast onde conversa sobre desenvolvimento de jogos e carreira.

Guilherme Da Cas
Graduado em Desenho Industrial pela UFSM. Trabalha no mercado de jogos desde 2010, iniciando sua carreira como concept artist na Vostu, em Buenos Aires. Desde então atuou em projetos para clientes como Cartoon Network, Nickelodeon e Rovio. Trabalha na Aquiris desde 2016 onde atua como concept artist e storyboarder.

Dia: 02/10

Hora: 19:00 às 21:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 306

19h – Convergência e jornalismo esportivo: um novo modelo de análise de futebol

Ministrante: Carlos Guimarães

Sinopse da oficina: Devido à fase de convergência no jornalismo, novas práticas são adotadas para analisar uma partida de futebol. A análise tática, a análise de desempenho, os números, os aplicativos e uma nova linguagem são uma realidade no momento atual. A participação da audiência também tem um papel fundamental para que esse novo modelo seja colocado em prática. A intenção da oficina é mapear esse momento, compreender o que é esse novo modelo e provocar reflexões sobre essas novas práticas. O enfoque é o comentarista, que estende sua área de atuação para as redes sociais. Existe de fato um novo comentarista de futebol? Quem é esse novo analista? São perguntas que serão debatidas na oficina.

Mini currículo: Comentarista esportivo e coordenador de esportes da Rádio Guaíba; Mestre em Comunicação e Informação (UFRGS), Especializado em Jornalismo Esportivo (UFRGS), jornalista formado pela FAMECOS.

Dia: 02/10

Hora: 19h às 22h.

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala CPM

19h30 – O Imprevisto a teu favor

Ministrantes: Vanessa Purper e Maneca Duarte

Sinopse da oficina: Quantas vezes na vida – profissional e pessoal – as coisas não acontecem da maneira que planejamos? Ou queremos? Nessa oficina vamos construir com os alunos a estrutura psicoemocional adequada para “encarar” qualquer plateia e situação, gerando autoconfiança e automotivação.

Destina-se a quem tem vontade de aprimorar sua expressão corporal e vocal, postura, desinibição e possibilidade de utilizar (criativamente!) suas capacidades em situações inesperadas. Serve também para momentos de negociação, de defesa de ideias e posicionamentos ou simplesmente para aproveitar as lições e conhecimentos que toda e qualquer vivência nos oferece.

Mini currículo: Vanessa Purper – Relações Públicas, ecologista, inquieta e curiosa por natureza. Atualmente, é Assistente de Projetos do Fundo Socioambiental CASA, coordena o programa chamado GAGGA (Aliança Global para Ações Verdes e de Gênero) na Bolívia e Paraguai. Maneca Duarte é ator e diretor de teatro, palhaço, practitioner de Programação Neurolinguística e treinador comportamental formado pelo Professor Massaru Ogata, do IFT/SP. Vanessa e Maneca são casados, trabalham na sua empresa de desenvolvimento humano e juntos aprendem, constantemente, a transformar os imprevistos da vida – com criatividade, improviso e uma grande dose de “bom humor”.

Dia: 02/10

Hora: 19:30 às 21:30

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 207

19h30 – Coletiva.net: Desconstruindo a inovação

Ministrantes: Karen Vidaleti, Wayner Bechelli, João Ramos e Márcia Christofoli

Sinopse da Oficina: O objetivo da nova edição de ‘Tendências Inovação’, produzida por Coletiva.net, foi desconstruir mitos e verdades sobre a área. Com isso, buscou desmistificar informações propagadas erroneamente, evidenciar a desmaterialização dos objetos concentrados em apenas um único meio, além de advertir que a vida também precisa de um momento off-line por meio de uma desintoxicação. Estes e outros assuntos ligados à área serão debatidos por quem editou, pesquisou e realizou a curadoria do conteúdo.

Mini Currículos:

Márcia Christofoli (DSC)
Formada em Jornalismo e pós-graduada em Comunicação Empresarial. Atua há nove anos no portal Coletiva.net, onde iniciou como estagiária e exerce, desde 2016, o cargo de Publisher, sendo uma das sócias da empresa. Apaixonada por Comunicação, ela circula por este mercado há 10 anos, onde cobriu inúmeros eventos da área, escreveu e editou quase 20 revistas e assinou mais de 80 perfis. Já atuou também nas áreas de Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna, Redes Sociais e Planejamento de Comunicação.

João Ramos
Graduado em Relações Públicas e pós-graduado em Sociologia com foco em comportamento e comunicação. Co-founder Black Sheep Project. Foi um dos criadores da Startup Pague com uma foto e possui mais de 12 anos de experiência em criar e desenvolver projetos que geram experiências entre marcas e consumidores.

Wayner Bechelli
Publicitário, pós graduado em Marketing, conta com mais de 12 anos de experiência no mercado da comunicação, onde se especializou principalmente nas áreas de live marketing e eventos. Empresário de iniciativas culturais e Co-fundador do Black Sheep Project, acredita que a criação de experiências é uma arte, que no ambiente certo pode transformar o mundo, conectando pessoas, ideias e marcas.

Karen Vidaleti (IMG)
Formada em Jornalismo e pós-graduada em Jornalismo Digital, é proprietária da empresa Karen Vidaleti Comunicação e Conteúdo. Antes, atuou por quatro anos no portal Coletiva.net, onde entrou como estagiária, chegando ao cargo de editora. Até hoje, é responsável pelos projetos especiais do veículo online, como as revistas do selo Tendências, além de diversas coberturas em tempo real. Atuou ainda com assessoria de imprensa nas organizações Insider 2 e OAB-RS.

Dia: 02/10

Hora: 19:30 às 21:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Arena (sala 302)

19h30 – Slam Poetry: Comunicação na Cultura Popular por meio de narrativas poéticas

Ministrante: Mariana Bavaresco

Sinopse da oficina: O workshop é uma forma de convidar as pessoas a repensarem narrativas dentro da comunicação. A gente sempre escuta “temos que sair da caixa” e normalmente o que acompanha essa frase é o como? Como sair da caixa? Já aviso de antemão que esse workshop não é pra responder essa pergunta. É pra responder o porquê. Porque sair da caixa? Pelo que te movimenta. Pelas tuas inspirações. Convicções. Desejos. Sair da caixa não é necessariamente fazer algo que ninguém nunca fez e sim fazer de um jeito que ninguém nunca pensou em fazer.

Mini currículo: Assistente de conteúdo no segundo caderno da Zero Hora, jornalista, cantora e slammer. Organizadora do SLAM RS,finalista na Final Regional de Slam de 2017 e segunda colocada na final do Slam Chamego 2018.

Dia: 02/10

Hora: 19:30 às 22:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 304

19h30 – Consumer journey: WTF?

Ministrante: Juliane Kramer

Sinopse da oficina: Vamos entender um pouco mais sobre essa ferramenta de empatia para negócios e desenvolver juntos um mapa de jornada do consumidor.

Mini currículo: Publicitária especialista em planejamento de marcas e Inteligência Competitiva.

Supervisora de planejamento na DM9DDBB, tem no currículo experiências com clientes como Walmart, Samsung, Renner, e Volvo.

Dia: 02/10

Hora: 19:30 às 21:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 312

19h30 – Da comunicação ao marketing e inovação: uma trajetória

Ministrante: Liana Gross Furini

Sinopse da oficina: Nessa oficina, vamos conversar sobre possibilidades de carreira de profissionais de publicidade e propaganda, relações públicas e jornalismo, e a utilização dos conceitos aprendidos na faculdade em diversas áreas e indústrias. Além de discutirmos carreira e desafios no trabalho, eu vou compartilhar a minha experiência enquanto publicitária trabalhando como Gerente de Marketing e Inovação em uma empresa de tecnologia na Califórnia.

Mini currículo: Liana Gross Furini é Gerente de Marketing e Inovação na Encore Semi, em San Diego, Califórnia. Publicitária e Mestre em Comunicação Social pela Famecos/PUCRS, também foi professora nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas da Famecos/PUCRS e da FACCAT, onde era responsável por cursos relacionados a comunicação, mídia e cultura digital. Liana fundou a Agência Gancho, agência de comunicação digital com base em Porto Alegre, com foco em produção de conteúdo e relacionamento nas mídias sociais digitais, onde trabalhou por 6 anos, antes de se mudar para os Estados Unidos.

Dia: 02/10

Hora: 19:30 ás 21:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 310

19h30 – Eventos Proprietários: Case PEPSI TWIST LAND

Ministrantes: Rodrigo Machado e Bernnardo Bonnard

Sinopse da oficina: Alinhando a essência da marca e das possibilidades de interação, os eventos proprietários têm grande importância no relacionamento entre os consumidores e as marcas, gerando assim experiências únicas para o público.

A grande referência de evento proprietário é o Pepsi Twist Land, o maior festival de música gratuito do Brasil, que será apresentado nesta oficina oferecida no Set, por dois dos responsáveis pelo sucesso da edição gaúcha, que desde 2016 transforma a praia de Atlântida no “Território do Incomum” convidando o público a ouvir, ver e sentir as atrações que misturam entretenimento, cultura, lazer e diversão.

Mini currículos:

Rodrigo Machado: sócio-diretor da Opinião Produtora, trabalho no Opinião há 25 anos. Sou produtor técnico, cuido de todas as questões que envolvem, estruturas, som, luz e energia dos eventos. Nesse SET vou falar sobre eventos proprietários. O Case será o evento que faço Direção Geral que é o PEPSI TWIST LAND. Desde o Projeto a Execução e todos os processos que envolvem.

Bernnardo Bonnard: Carioca, curioso e hiperativo, apaixonado por esporte, artes e música, cresceu no Rio de Janeiro, morou no Canadá e se formou em Comunicação Social na ESPM São Paulo. Trabalhou com comunicação em algumas agências de publicidade como Publicis, David e Ogilvy, até decidir expandir sua atuação para comunicação aliada a negócios, quando foi trabalhar na Coca Cola em 2013. Em 2015, mudou-se para a Ambev como gerente de inovações onde criou alguns produtos como a Skol Beats Secret e a Skol Beats Fire em Frost. Desde 2017 é gerente da marca Pepsi, responsável principalmente por conduzir a área de digital e plataformas, onde lidera eventos como o Pepsi Twistland no Rio Grande do Sul.

Dia: 02/10

Hora: 19:30 ás 22:30

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 305

20h – Exibição do curta: "UM CORPO FEMININO" - vencedor de melhor curta metragem na mostra gaúcha do festival de gramado 2018

Ministrantes: Thais Fernandes e Livia Pasqual

Sinopse da oficina: EXIBIÇÃO DO CURTA “UM CORPO FEMININO” – vencedor de melhor curta metragem na mostra gaúcha do festival de gramado 2018

Mini currículo: Thais Fernandes (1984) é formada em jornalismo pela PUCRS, e desde 2007 trabalha como montadora e diretora de projetos audiovisuais para televisão e cinema. Co-fundadora do coletivo Cena Expandida, também pesquisa a narrativa híbrida (cinema, teatro e internet). Focada em projetos documentais, dirigiu os curtas “Contrato de Amor” (2013), “Navegantes” (2015) e “Um Corpo Feminino” (2018). Assina produção executiva, pesquisa e edição de vídeos do webdocumentário “A Cidade Inventada” (2014), e atualmente prepara seu primeiro longa metragem.

Lívia Pasqual – Realização Audiovisual (Unisinos, RS, 2009), pós-graduada em Fotografia de Conceito e Criação (EFTI – Madrid, Espanha, 2011) – é diretora de fotografia e artista visual. Atua na construção de imagens para narrativas seriadas, ficções, documentários e filmes experimentais.

Dia: 02/10

Hora: 20:00 às 21:30

Local: PUCRS, Prédio 7, Famecos, Auditório

20h – A relevância da comunicação no futuro do varejo [cenário, experiência do consumidor e novas tecnologias]

Ministrante: Fabiana Rossignolo Londero

Sinopse da oficina: Os próximos anos, serão ainda mais desafiadores para quem trabalha com comunicação e marketing. São inúmeras as transformações nas abordagens de dialogar com o consumidor, novas tecnologias e diferentes formas de segmentação do target e avaliação do ROI.

Tão importante quanto a qualidade do produto ou serviço oferecidos ao cliente é a experiência proporcionada a ele. A incapacidade de adotar uma abordagem omnichannel centrada no consumidor pode causar uma série de problemas que afetam a efetividade da comunicação de uma forma geral.

Não somente os consumidores estão mais preparados para a busca de informação, como os anunciantes, sejam eles grandes ou pequenos, estão revendo suas formas de relacionamento com seu público.

Mini currículo: Relações-públicas formada pela PUCRS, com especialização em Marketing pela ESPM e Comportamento do Consumidor pela FGV. Há 20 anos no mercado, já passou por agências de eventos, como a Capacità e por 12 anos atuou no Marketing da Lojas Renner e hoje, atua como Head de Marketing da Lojas Lebes.

Dia: 02/10

Hora: 20:00 às 22:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 204

Dia 3

Quarta-feira – 3/10/2018

Manhã, Tarde e Noite » Oficinas

Veja abaixo as já confirmadas.

8h30 – Paixão pela palavra: a missão de contar histórias (continuação do dia 2)

Ministrante: Ricardo Bueno

Sinopse Oficina: A partir da narrativa da trajetória de três décadas de profissão, repleta de situações bem-sucedidas no uso da palavra e da emoção, o jornalista pretende compartilhar com os participantes a percepção de que contar histórias exige domínio do vocabulário, mas também paixão e empatia, estando ao alcance de todos. Os participantes irão elaborar um texto jornalístico sobre a apresentação inicial, que será debatido, posteriormente, com o grupo. Adicionalmente, cada participante receberá uma análise individual sobre seu trabalho.

Mini currículo: Jornalista com 30 anos de atuação, é diretor da Alma da Palavra, empresa especializada na produção de conteúdo para empresas e instituições, em especial publicações comemorativas. Ex-editor do caderno Viagem, de Zero Hora, e ex-coordenador da área de comunicação empresarial da Plural Comunicação, é autor de mais de uma dezena de livros nas áreas da cultura, economia e história, versando sobre temas como calçados, agricultura, as mulheres e o artesanato, tecnologia, ciclos econômicos no Brasil, queijo artesanal serrano e história do churrasco. Finalista do Prêmio Açorianos 2018 na categoria especial, com o livro “O aço e as artes”, presta serviços como ghost writer para pessoas e empresas e redige cases nas áreas de marketing e sustentabilidade. Em 2018, lançou seu primeiro romance histórico, baseado em fatos reais, intitulado “Sobre memórias e sonhos compartilhados”, em que narra a história dos 90 anos da Sicredi Centro Serra.

Dias: 02 e 03/10

Hora: 8:30 às 12:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 206.9

8h30 – Eventos sustentáveis na prática

Ministrante: Julia Caon

Sinopse da oficina: Um encontro prático para:
– conhecer pessoas interessadas em sustentabilidade,
– se conectar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU,
– fazer parte do grupo de pessoas que ajudam a ONU a criar um planeta sustentável,
– saber como se faz um evento sustentável,
– cocriar soluções verdadeiras para eventos que organizamos e frequentamos,
– conhecer eventos sustentáveis e o que já está sendo feito.

Mini currículo: Julia Caon Froeder é Relações Públicas pela FAMECOS, especialista em gestão empresarial. Empreendedora na Franca – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na prática e sócia da MVM Technologies, empresa que oferece soluções em mobilidade urbana sustentável. Trabalha com Educação para Sustentabilidade e eventos sustentáveis, como a Virada Sustentável Porto Alegre. Estuda sustentabilidade há 10 anos e já inspirou mais de 3 mil pessoas em relação aos ODS em cursos e palestras desde 2017. É integrante da Pulsar, onde facilita grupos a partir de práticas de métodos ágeis, Art of Hosting e KaosPilots. Faz parte de redes internacionais como Global Shapers (Fórum Econômico Mundial), Unleash (Inovação para os ODS) e Climate Reality Leaders (Al Gore).

Dia: 03/10

Hora: 8h30 às 12h

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 305

9h – Gravação e Edição em Chroma Key utilizando ferramentas Adobe e equipamentos Dell de alta Performance

Ministrantes: Charles Jean Machado Lanes, Andreas de Oliveira e Eduardo Wannmacher

Sinopse da oficina: Exercício de gravação em estúdio utilizando Chroma Key e edição em ferramentas Adobe utilizando equipamentos de alto desempenho Dell.

Mini currículo:  Charles Jean Machado Lanes, Andreas de Oliveira (Produtores Audivisuais e Especialistas em criação e edição de conteúdo para Mídias Sociais) e Eduardo Wannmacher (Prof. PUCRS da Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS).

Dia: 03/10

Hora: 09:00 às 12:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 102 (Laboratório da DELL)

9h – Eventos Proprietários: Case PEPSI TWIST LAND

Ministrantes:  Rodrigo Machado e Bernnardo Bonnard

Sinopse da oficina: Alinhando a essência da marca e das possibilidades de interação os eventos proprietários têm grande importância no relacionamento entre os consumidores e as marcas, gerando assim experiências únicas para o público. 

A grande referência de evento proprietário é o Pepsi Twist Land, o maior festival de música gratuito do Brasil, que será apresentado nesta oficina oferecida no Set, por dois dos responsáveis pelo sucesso da edição gaúcha, que desde 2016 transforma a praia de Atlântida no “Território do Incomum” convidando o público a ouvir, ver e sentir as atrações que misturam entretenimento, cultura, lazer e diversão.

Mini currículo: Rodrigo Machado: sócio-diretor da Opinião Produtora, trabalho no Opinião há 25 anos. Sou produtor técnico, cuido de todas as questões que envolvem, estruturas, som, luz e energia dos eventos. Nesse SET vou falar sobre eventos proprietários. O Case será o evento que faço Direção Geral que é o PEPSI TWIST LAND. Desde o Projeto a Execução e todos os processos que envolvem. Bernnardo Bonnard: Carioca, curioso e hiperativo, apaixonado por esporte, artes e música, cresceu no Rio de Janeiro, morou no Canadá e se formou em Comunicação Social na ESPM São Paulo. Trabalhou com comunicação em algumas agências de publicidade como Publicis, David e Ogilvy, até decidir expandir sua atuação para comunicação aliada a negócios, quando foi trabalhar na Coca Cola em 2013. Em 2015, mudou-se para a Ambev como gerente de inovações onde criou alguns produtos como a Skol Beats Secret e a Skol Beats Fire em Frost. Desde 2017 é gerente da marca Pepsi, responsável principalmente por conduzir a área de digital e plataformas, onde lidera eventos como o Pepsi Twistland no Rio Grande do Sul.

Dia: 03/10

Hora: 09:00 às 12:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 309

9h30 – De propósito não é por acaso: o que é real e o que não passa de blá-blá-blá quando as marcas falam da sua vocação

Ministrante: Martina Fischer

Sinopse da oficina: Na busca pela diferenciação, tem marcas se agarrando a causas como náufragos seguram qualquer coisa que esteja boiando por perto. A questão é que essa não é uma forma eficiente de fazer marketing. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e céticos e só as marcas consistentes sobreviverão e terão vez nos corações, mentes e bolsos dos millenials. O workshop De propósito não é por acaso: o que é real e o que não passa de blá-blá-blá quando as marcas falam da sua vocação vai abordar o que é propósito verdadeiro e o que é discurso oco na comunicação das marcas, como identificar o que é essencial e como pode ser colocada em prática.

Mini currículo: Mestre em Ciências da Comunicação, Especialista em Marketing, Graduada em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo, professora no curso de Publicidade e Propaganda. Ou, em resumo, uma apaixonada por comunicação. Por mais de dez anos, foi redatora publicitária, por outros 11 anos, trabalhou no planejamento e dirigiu a área na Escala. Já teve seu próprio negócio, teve uma filha, fez um blog, mochilou e fez muitas outras coisas, mas ainda precisa entender o sentido da vida. Enquanto isso, faz benchmarking estudando como funcionam as marcas que tem um propósito e identificando como elas o praticam. No workshop De propósito não é por acaso: o que é real e o que não passa de blá-blá-blá quando as marcas falam da sua vocação no SET Universitário, vai falar sobre marcas com propósito verdadeiro e desenvolver dinâmicas para identificação dos drivers que constituem a essência mais profunda das marcas.

Dia: 03/10

Hora: 9:30 às 11:30

Local:PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 306

10h – A relevância da comunicação no futuro do varejo [cenário, experiência do consumidor e novas tecnologias]

Ministrante: Fabiana Rossignolo Londero

Sinopse da oficina: Os próximos anos, serão ainda mais desafiadores para quem trabalha com comunicação e marketing. São inúmeras as transformações nas abordagens de dialogar com o consumidor, novas tecnologias e diferentes formas de segmentação do target e avaliação do ROI.

Tão importante quanto a qualidade do produto ou serviço oferecidos ao cliente é a experiência proporcionada a ele. A incapacidade de adotar uma abordagem omnichannel centrada no consumidor pode causar uma série de problemas que afetam a efetividade da comunicação de uma forma geral.

Não somente os consumidores estão mais preparados para a busca de informação, como os anunciantes, sejam eles grandes ou pequenos, estão revendo suas formas de relacionamento com seu público.

Mini currículo: Relações-públicas formada pela PUCRS, com especialização em Marketing pela ESPM e Comportamento do Consumidor pela FGV. Há 20 anos no mercado, já passou por agências de eventos, como a Capacità e por 12 anos atuou no Marketing da Lojas Renner e hoje, atua como Head de Marketing da Lojas Lebes.

Dia: 03/10

Hora: 10:00 às 12:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 304

10h30 – Oficina de perspectiva e proporções humanas

Ministrante: Léo Ambros

Sinopse da oficina: Proporcionar noções básicas de desenho do corpo humano e perspectiva

Mini currículo: Graduando de design de comunicação pela PUCRS.

Frequentou durante um período de 3 anos aulas de desenho artístico pela escola de arte Léa Guarisse.

Frequentando aulas na oficina de ilustração criativa da designer Anne Shultz.

Já atuou como ilustrador no trabalho de jornalismo PUCRS sobre os 7 anos da guerra na Síria.

Dia: 03/10

Hora: 10:30 às 12:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 311

14h – Um novo olhar sobre as estratégias em mídias digitais

Ministrantes: Julia Bernardi, Thiago Silva e Lucas Collar

Sinopse da oficina: O objetivo é incentivar o pensamento estratégico através das mídias sociais. Por isso, a partir da apresentação sobre a construção de uma empresa que surgiu dentro da Universidade e as formas de atuação dos conteúdos, será proposta a efetivação de um plano de ação estratégico digital sobre algumas marcas apresentadas e/ou das escolhas dos times.

Sinopse dos palestrantes

Thiago Silva – Produtor de Conteúdo
Formado na PUCRS, com passagem por agências de produção de conteúdo, como a Padrinho Agência de Conteúdo, é um dos sócios criadores da L&T Other Vision. Especializado em mídias sociais de atletas e empresas, também é responsável pela criação de artes e design para os clientes.

Júlia Bernardi – Planejamento
Formada na PUCRS, é líder de projetos de estratégia digital em diversas empresas. Ela é responsável pelo chamado controle de qualidade através da revisão e do planejamento do conteúdo que será desenvolvido para cada cliente. Atualmente, também atua como Social Media na GestãoDS.

Lucas Collar – Assessor de Imprensa/Comercial
Estudante de jornalismo na PUCRS, é um dos sócios criadores da L&T Other Vision. Com experiência em grandes veículos de rádio do Rio Grande do Sul como Bandeirantes e Rádio Grenal, ele atua na área de assessor de imprensa e gerente comercial da empresa. Atualmente, também participa da Rádio Hincha.

Dia: 03/10

Hora: 14:00 às 16:30

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 207

14h – Estratégias Criativas aplicadas ao Empreendedorismo

Ministrante: Ana Schifino

Sinopse da oficina: Instruir os participantes de forma prática e ágil, através de atividades motivacionais, dinâmicas e descontraídas, a desenvolverem estratégias criativas e inovadoras a serem aplicadas no empreendedorismo e intraempreendedorismo, a fim de facilitar o desenvolvimento e o incentivo dos mesmos.

Mini Currículo: Ana Schifino é idealizadora e gestora da Strategia 360° , atua nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Publicidade há mais de 10 anos e possui em sua formação:

  • Mestrado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade (PUCRS);
  • Especialização em Marketing (ESPM Sul);
  • Especialização em Administração e Organização de Eventos (Faculdade SENAC-SP);
  • Graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas (PUCRS).

Devido a sua experiência no mercado e meio acadêmico, também está apta a ministrar outras oficinas, tais como:

  • Gestão de Relacionamento com o Cliente (Atendimento);
  • Empreendedorismo;
  • Gestão de Equipes Vencedoras (Endomarketing);
  • Construção de Marcas;
  • Gestão e Técnicas de Vendas;
  • Planejamento Estratégico de Marketing;
  • Plano de Carreira ou de Negócios.

Dia: 03/10

Hora: 14:00 às 17:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 305

14h – Criação audiovisual na era da comunicação digital

Ministrante: Lucas Borba

Sinopse da oficina: O audiovisual é uma das formas mais eficazes de comunicação. Até 2020, estima-se que 82% do tráfego na internet será de vídeos. O futuro já começou e devemos fazer parte dele. Nesta oficina, falaremos sobre os desafios de produzir conteúdo em vídeo para a internet, colocando em prática formatos criativos de contar histórias. Vamos mergulhar em referências, dicas de produção e desvendar práticas de marketing para se destacar no mercado audiovisual atual.

Mini currículo: Formado em Jornalismo pela Famecos, trabalha desde 2016 no Grupo RBS na produção audiovisual e fotográfica da comunicação institucional e das marcas da empresa. Desenvolve conteúdo multimídia, roteiros, captação e edição audiovisual, animação, fotografia editorial e publicitária em busca de uma comunicação sempre atualizada com o público. Atualmente cursa MBA em Gestão de Marketing e Estratégia.

Dia: 03/10

Hora: 14:00 às 18:00

Local:PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 311

14h – Eventos sustentáveis na prática

Ministrante: Julia Caon

Sinopse da Oficina: Um encontro prático para:
– conhecer pessoas interessadas em sustentabilidade,
– se conectar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU,
– fazer parte do grupo de pessoas que ajudam a ONU a criar um planeta sustentável,
– saber como se faz um evento sustentável,
– cocriar soluções verdadeiras para eventos que organizamos e frequentamos,
– conhecer eventos sustentáveis e o que já está sendo feito.

Mini currículo: Julia Caon Froeder é Relações Públicas pela FAMECOS, especialista em gestão empresarial. Empreendedora na franca – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na prática e sócia da MVM Technologies, empresa que oferece soluções em mobilidade urbana sustentável. Trabalha com Educação para Sustentabilidade e eventos sustentáveis, como a Virada Sustentável Porto Alegre. Estuda sustentabilidade há 10 anos e já inspirou mais de 3 mil pessoas em relação aos ODS em cursos e palestras desde 2017. É integrante da Pulsar, onde facilita grupos a partir de práticas de métodos ágeis, Art of Hosting e KaosPilots. Faz parte de redes internacionais como Global Shapers (Fórum Econômico Mundial), Unleash (Inovação para os ODS) e Climate Reality Leaders (Al Gore).

Dia: 03/10

Hora: 14h às 17h30

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala Sala 304

14h – Mini Manual do Empreendedor Social (Red Bull Amaphiko)

Ministrante: Kawoana Viana

Sinopse da oficina: Essa é uma oficina para quem tem vontade de criar valor para a sociedade assumindo o papel de um empreendedor social. A proposta é ao longo de 2 horas explorar como é a jornada de uma empreendedor social, falando dos desafios, satisfação e por onde começar. Usaremos como exemplo a história da criação e desenvolvimento do Cientista Beta, organização que tem proporcionado a centenas de jovens brasileiros a experiência de transformar os problemas que enxergam no mundo em projetos científicos. Cada participante será convidado a refletir sobre como pode viver sua experiência de empreender com propósito. Para isso, a dinâmica da oficina inclui falar sobre a teoria de mudança das organizações sociais, qual o negócio que cada participante gostaria de empreender, execução dos projetos e mapeamento de redes.

Mini Currículo: Empreendedora social e estudante de Medicina, é movida por desafios, apaixonada por saúde, ciência e empreendedorismo. Ainda no Ensino Médio e Técnico, desenvolveu diversos projetos científicos, dentre eles a criação de um tecido impregnado com nanopartículas com propriedade antimicrobiana e isolante térmica, que serviria para produzir de curativos até meias para diabéticos. Conquistou prêmios nacionais e internacionais com seus projetos, dentre eles o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, 4º Lugar na Intel ISEF e um intercâmbio no Weizmann Institute em Israel. Após viver uma experiência transformadora como jovem cientista, em 2015 tornou-se uma empreendedora social ao criar o Cientista Beta, com o objetivo de transformar a trajetória de outros jovens brasileiros por meio da ciência. A frente do Cientista Beta desde então, tem a missão de mudar a forma com que a sociedade se relaciona com a ciência, produzindo conteúdos e programas de educação científica que estão chegando a jovens do Brasil inteiro. Atualmente também faz parte da rede de Líderes da Fundação Estudar e é Fellow da Red Bull Amaphiko.

Dia: 03/10

Hora: 14:00 às 16:30

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, sala 314

14h – Fotografia Audiovisual

Ministrantes: Clara Martins, Jade Fuciline, Bruno Dariva, Henrique Scherer

Sinopse da oficina: Exercícios de conteúdo audiovisual, pensando a composição de imagens externas e elementos básicos de fotografia, com produção no Campus Universitário.

Mini currículo:  Clara Martins, Jade Fuciline, Bruno Dariva, Henrique Scherer (Produtores audiovisuais, formados pelo Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual / PUCRS, realizadores do longa-metragem Tudo em que acreditava antes de entrar no mar.

Dia: 03/10

Hora: 14:00 ás 18:00

Local: Laboratório Dell, sala 102

14h – Relação é Construção: Olhares possíveis sobre atendimento ao Cliente

Ministrante: Leticia Castilhos

Mini Currículo: Possui Mestrado em Comunicação pela Faculdade de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde também cursou a Graduação de Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas. Atua profissionalmente como supervisora de Comunicação e Marketing dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. Participou do desenvolvimento de projetos premiados pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe/RS), com ênfase no relacionamento da organização com os seus públicos.

Sinopse Oficina: O cuidado com a relação que uma organização estabelece com os seus clientes é premissa básica para garantir a sua sustentabilidade.

A oficina será um espaço de reflexão, diálogo e partilha sobre os principais tópicos que influenciam na excelência do atendimento ao cliente.

Dias: 01 e 03/10

Hora: 14:00 às 16:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 309

14h – Trabalhando gênero, sexualidade e diversidade na Comunicação (continuação do dia 2)

Ministrante: Gabriel Galli

Sinopse da oficina: Acabou o tempo em que era aceitável criar propagandas preconceituosas, reportagens machistas e produções audiovisuais em que as pessoas de diferentes estratos sociais não se sintam representadas. Nesta oficina, vamos pensar sobre o papel da comunicação ao lidar com diversidade sexual e de gênero, ale e pensar sobre como contar histórias mais dignas sobre lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e mulheres sem esquecer de questões como classe social e raça/etnia.

Mini Currículo: Jornalista graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e mestre em Comunicação Social pela mesma universidade. Coordenador-geral do grupo SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, ONG voltada à discussão sobre direitos sexuais e reprodutivos com 15 anos de atuação em Porto Alegre. Co-fundador do grupo Freeda – Espaços de Diversidade, que trabalha com qualificação e certificação de estabelecimentos para o respeito à diversidade sexual e de gênero. Membro titular do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Porto Alegre representando o movimento LGBT. Pesquisa modelos alternativos de financiamento do jornalismo na internet, cultura digital e movimentos sociais. Tem atuação profissional focada em comunicação do terceiro setor, coordenou a comunicação de projetos de prevenção ao HIV/aids, direitos humanos e inclusão digital. Contribuiu como jornalista para veículos como G1, Globo.com, Folha de S. Paulo, Canal Rural e Canal Futura.

Dia: 02 e 03/10

Hora: 14:00 às 17:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 206.3

14h – Criação e Produção Coletiva no Cinema

Ministrantes: Rodrigo Scheid, Andressa Quines e Marco Birnfeld

Sinopse Oficina: Falar sobre sobre criação e produção coletiva no cinema chega a parecer redundante, a 7ª arte talvez seja a mais coletiva delas. Exceções a parte, fazer cinema requer diversas engrenagens que precisam trabalhar em conjunto para fazer um filme funcionar. Mas e como lidar quando há um número maior de engrenagens para realizar a mesma função? Em cima da experiência de realização do longa-metragem universitário “Tudo em que acreditava antes de entrar no mar”, feito como projeto de TCC durante o curso de Produção Audiovisual na PUCRS, a oficina tentará responder essa pergunta. Abordando o processo do filme desde o surgimento da ideia, passando pelo planejamento de produção, até a execução final do mesmo, a oficina falará sobre as possibilidades e dificuldades em uma realização horizontal.

Mini Currículos

Rodrigo Scheid, 22 anos, nasceu na cidade de Dois Irmãos e é formado em Produção Audiovisual na PUCRS. Roteirizou e dirigiu o curta-metragem Programação Normal (2018). Seu segundo filme, Casa Rosa, curta-metragem documental, está em fase de pós-produção. Além disso, em 2018, foi roteirista e diretor de fotografia no longa-metragem Tudo em que acreditava antes de entrar no mar.

Andressa Quines, 19 anos, formada em Produção Audiovisual pela PUCRS. É assistente de direção, produtora e diretora de arte. Fez direção de arte no curta-metragem Programação Normal (2017); e foi assistente de direção no curta-metragem Brutos (2017) e no longa-metragem Tudo Em Que Acreditava Antes de Entrar no Mar (2018). Atualmente é estagiária na distribuidora Lança Filmes, atuando principalmente na área de distribuição em festivais e venda de conteúdo.

Marco Birnfeld, 28 anos, formado em cinema pela PUCRS. Tendo feito roteiro e direção em curtas ainda na faculdade. Em 2017 foi roteirista e diretor do curta metragem Quarto de Letus e em 2018 co-dirigiu e escreveu o longa Tudo em que acreditava antes de entrar no mar.

Dia: 01 e 03/10

Hora: 14h às 17h

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 204

14h – Preparação para Entrevista de Seleção (Parceria IDEAR)

Ministrante: Jandara Souza

Sinopse da Oficina: A proposta é falarmos sobre mitos e verdades da entrevista de seleção, abordar dicas e realizar alguns exercícios práticos. Duração pode ser de 2h ou 3h, conforme possibilidade do cronograma de vocês.

Mini Currículo: Psicóloga, diplomada pela PUCRS, mestre em Reabilitação pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com MBA em Gestão de Pessoas. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atuação em Empresas de Médio e Grande Porte, com atividades de recrutamento e seleção, avaliação psicológica, pesquisa de clima organizacional, acompanhamento funcional, avaliação de desempenho, planejamento e execução de projetos na área de inclusão. Grande identificação com pesquisas sobre desenvolvimento de carreira.

Dia: 03/10

Hora: 14h às 17h

Local: Escritório de Carreiras, prédio 2, térreo.

14h – Workshop Liderança em Educação para o Desenvolvimento Sustentável - GAP UNESCO

Ministrante: Amaralina Xavier

Sinopse da Oficina: Este workshop compõem uma parte da formação em EDS para Liderança Jovem da UNESCO, se concentra em gerar e expandir a ação da EDS em todos os níveis e em todas as áreas educativas bem como em todos os setores do desenvolvimento sustentável. Será um encontro de sensibilização e empoderamento. Entre as habilidades trabalhadas estão o pensamento sistêmico, a liderança, a resolução de conflitos, a comunicação, a criação de redes e ferramentas de gestão de projetos de impacto. Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio sobre ODS, impacto social ou gestão de projetos.

Mini Currículo: A FACILITADORA: A Amaralina Xavier faz parte da primeira turma da Latino América e Caribe formada pela UNESCO para sensibilizar jovens no tema da liderança em educação para os 17 ODS. Formada em Comunicação Social pela UFRGS com estudos complementares em Humanidades, antropologia e semiótica cultural na Universidade Autônoma de Madrid, especialização em Planejamento de Comunicação Estratégica pela PUCRS e certificação internacional em gestão de projetos na área de desenvolvimento social (Pm4NGOs). Estudou na UPEACE da ONU questões sobre direitos humanos e tecnologias sociais para impacto. É Young embaixador da UNESCO MGIEP, e jovem líder e facilitador para o desenvolvimento sustentável pelo GAP UNESCO. É responsável pela coordenação dos projetos sociais e pela estratégia de comunicação da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

Dia: 03/10

Hora: 14:00 às 18:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 313

15h – Theatro São Pedro: Caminho e Gestão de um Centro Cultural

Ministrante: Theatro São Pedro

15h às 17h

Apresentação do TSP, por Antonio Hohlfeldt (presidente da FTSP)
A programação artística, por Dilmar Messias (diretor artístico)
O setor operacional, por João Antônio Porto (diretor operacional)
A comunicação, por Diego da Maia (assessoria de comunicação)
A administração da FTSP, por Luiz Gusmão (diretor administrativo e financeiro)
A Associação Amigos do TSP, por José Roberto D. de Moraes, (presidente da AATSP)
A Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, por Mônica Azevedo (gerente executiva da OCTSP)

Durante esse período haverá espaço para perguntas dos participantes.

17h às 18h

Visita guiada às dependências do TSP
O palco, por André Hanauer
Demais espaços, equipe TSP

Dia: 03/10

Hora: 15:00 às 18:00

Local: Theatro São Pedro – Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico, Sala de Música.

16h – Workshop - Planejamento Criativo para canais de YouTube

Ministrantes: Greta Paz e PC Dias

Sinopse da Oficina: Qual é a diferença entre ter sucesso no YouTube e apenas criar mais um canal? Sorte? Se você acha que sim, esse não é seu workshop. Agora, se você quer descobrir o caminho das pedras para planejar e produzir conteúdo de forma criativa e estruturada, venha conhecer os conceitos, técnicas, ferramentas e insights que vão acelerar o crescimento do seu canal. Uma conversa franca sobre práticas fundamentais que vão abrir novas perspectivas para o trabalho de creators e marcas

Mini Currículos

Greta Paz:
Jornalista e fundadora da Eyxo. Já desenvolveu projetos para marcas como GNT, Fox, Heineken, Toyota e Unilever. Especialista em broadcast journalism pela New Work Film Academy, dedica-se há mais de cinco anos especificamente à produção de conteúdo e estratégia de vídeos web.

PC Dias:
Publicitário [PUCRS] com MBA em Marketing pela HSM/PUCRS, possui mais 15 anos de experiência no planejamento criativo de ações de Live Marketing para marcas como Coca-Cola, Burn, UNIMED, Renner, José Cuervo e Heineken. Foi gerente de marketing da Claro de 2013 a 2017, onde conquistou, por dois anos consecutivos, o TOP de Marketing da ADVB/RS. Em 2018 fundou a MOSH, uma empresa de content experience que conecta marcas aos seus públicos através do universo de creators.

Dia: 03/10

Hora: 16:00 às 18:00

Local: PUCRS Prédio 7 Famecos, Sala 206.8

Noite » Prêmio SET

3/10 – 20h – Prédio 41 | Noite especial de premiação dos melhores trabalhos de comunicação. 

 

 

       A festa de encerramento do SET Universitário acontece a partir das 23h, na Nuvem Club.

 Rua João Alfredo, 483 – Cidade Baixa, Porto Alegre – RS, 90050-230.

Inscrições oficinas

Atenção: O aluno que se inscrever numa oficina, não poderá editar a inscrição depois de finalizada. Além disso, se abrirem vagas em outras oficinas, o estudante não consegue adicionar às outras já escolhidas e confirmadas. Caso isso aconteça, deverá ligar para o EDUCON (3320-3727), e solicitar o cancelamento da inscrição e fazer todo o processo novamente. E lembre-se: é imprescindível visitar o site do 31° para conferir a programação!

    Patrocínio

    Apoio

    Apoio

    Realização