Programação


Palestras

Abertura: segunda, dia 25/09, 20h – CEPUC (prédio 41)

“Massa para as culturas: comunicação e diversidade”
Filipe Techera estuda cultura e comportamento.

Ex-Box1824 e Limo Inc, trabalhou em projetos de pesquisa de comportamento e tendências para marcas, como Nike, Samsung, Converse, Unilever, Heineken, entre outras. No Esquenta! da Rede Globo, programa que todo domingo conversava sobre cultura e sociedade com a maioria, liderou o grupo de criação da atração e coordenou o processo de pesquisa na temporada 2016. É um dos criadores do Montação, consultoria de comunicação e marketing para empresas e iniciativas que visam o empoderamento da comunidade LGBTQ. Hoje desenvolve um projeto de pesquisa autoral sobre redes sociais no Brasil e presta consultoria de imagem e comportamento para personalidades e marcas.

Terça, dia 26/09, 8h30min – CEPUC (prédio 41)

Titha Kraemer é sócia-diretora da Bendito Design

Formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS em 1990, iniciou como designer gráfico na Norton Publicidade tornando-se diretora de criação das empresas Comdesign – Competence, Trio Design e MA Frank Mayer. Ministrou aulas de Projeto de Embalagem na Faculdade de Desenho Industrial da Ulbra, Centro de Design do Ceará – Instituto Dragão do Mar e UNISUL- SC. Esteve também em Madrid-Espanha, na Vierka Packaging Y Diseño Corporativo e participou como palestrante no CODIEM 2000 – Congreso Diseño Industrial Empresa na Cidade de Toluca – México. Já foi eleita Designer do Ano, Empresária de Marketing Promocional do Ano e teve também a Bendito Design eleita nove vezes como Empresa de Design do Ano. Em 2012 esteve em Munique, na Alemanha, recebendo o prêmio IF Packaging Design Award em nome da Bendito pelo projeto de embalagens da Mu-Mu. Em 2013, foi palestrante do Brand Lov Day em Maceió e em 2014 e 2015 ministrou aulas no Curso de Especialização em Design de Embalagem na Escola Politécnica da Unisinos de Porto Alegre.

Atualmente a Bendito é agência oficial de design da Danone no Brasil e atende marcas como Grendene, Olympikus, Bimbo do Brasil, Bunge, Unilever e Kellogg’s. Em 2016, foi eleita Empresária de Design do Ano pelo Colunistas Rio Grande do Sul.

Terça, dia 26/09, 20h – CEPUC (prédio 41)

“Estamos em mudança”
Tatiana Ximenes

Incansável, apaixonada, mãe da Maria Flor, acredita que 8h é muito tempo de vida, então não pode ser só trabalho. Publicitária, especialista em inteligência competitiva, 15 anos de mercado. Entre agências e estúdios enxergou o outro lado da força e está há 8 anos na Tecnologia, desenvolvendo estratégias, serviços e produtos, mas principalmente entendendo como auxiliar negócios a sobreviverem nesse novo contexto de transformação digital.

 

Fernanda Carvalho Leite

Relações Públicas com MBA em Estratégia e Ciências do Consumo com passagens pelas agências Casa7 Pesquisa e Perestroika, atendeu clientes como Coca-Cola, Melissa e L’Oreal. Hoje coleta vivências através da Lupa | Códigos Culturais, coletivo de pesquisa qualitativa e análise de tendências do qual é sócia, é professora de comportamento de consumo na ESPM e no IED-RJ e colabora com diversos institutos de pesquisa no Brasil. Em 2015 conduziu a fala “Um olhar sobre o jovem carioca” no TEDxPuc-Rio em referência ao estudo Rolé Jovem.

 

Rodrigo Adams

Jornalista, formado na Famecos. Acredita que o entretenimento pode salvar o dia das pessoas. Trabalha na Rádio Atlântida desde 2015. Passou por Kzuka, ZH e se aventurou no empreendedorismo.

 

 

Quarta, dia 27/09, 8h30 – CEPUC (prédio 41)

Eduardo Fraga é empreendedor e pesquisador

Empreendedor e pesquisador com formação em estratégia, comunicação e economia criativa. Foi o responsável pela estratégia do projeto Latitudes, indicado ao EMMY, e sócio diretor da Talk INC, empresa do grupo BOX1824, onde trabalhou com marcas como Nike, Adidas, C&A, PEPSICO e VIVO. Desde 2012 é consultor criativo do Prêmio Multishow de Música Brasileira e, desde 2014, curador da participação brasileira no South by Southwest (SXSW) no Texas, EUA, liderada pela APEX-Brasil. Em 2015/2016 foi contemplado com uma bolsa no programa Chevening/Clore Cultural Leadership no Reino Unido e é membro da Royal Society of Arts (UK).

Quarta, dia 27/09, 20h – CEPUC (prédio 41)

“O universo digital e os seus seguidores, likes, views, directs e stories”
Vanessa Oliveira, Diretora de Projetos Digitais VIU HUB

Vanessa Oliveira é empreendedora com experiências em conteúdo, marketing, comercial, vídeo, mobile, mídia digital e crowdsourcing. Atualmente é diretora de Projetos Digitais na VIU, nova unidade de negócios da Globosat, lançada em 2016 e focada em plataformas como Youtube, Facebook, Instagram, Snapchat e Twitter. Antes de ingressar na VIU, Vanessa foi diretora da Endemol Beyond Brasil, onde lançou projetos de sucesso como o formato Legends of Gaming, produzido mundialmente no Youtube com grandes influenciadores de games. Ainda na Endemol, liderou a criação do canal do programa Masterchef Brasil no Youtube em parceria com a Band e foi responsável por lançar o canal da americana Awesomeness TV no Brasil. Na ParaMaker, quando filial da Major Maker Studios, Vanessa foi diretora de Marketing e Comunicação e atuou diretamente com mais de 3 mil canais no Youtube. Durante sua carreira desenvolveu campanhas e ações digitais de sucesso para clientes como P&G, Microsoft, Ubisoft, Arcor e Sony. Desde 2005 atua em startups de inovação, sendo co-fundadora do movere.me, site referência de crowdfunding vendido para o Idea.me.

Quinta, dia 28/09, 8h30 – CEPUC (prédio 41)

Gabriel Gomes

Formado em Comunicação Social pela PUCRS, é publicitário, empreendedor e explorador de projetos paralelos. Co-fundou a Shoot The Shit, estúdio criativo responsável por inúmeros projetos de comunicação para impacto social no Brasil. Já esteve envolvido em iniciativas como Red Bull Amaphiko, Social Good Brasil, Global Shapers Community, OuiShare Fest, ColaborAmerica, entre outras. Além disso, dá aulas na Perestroika nos cursos Fractal e Empreendedorismo Criativo. Em suas palestras, fala sobre temas como economia colaborativa, negócios com impacto social, comunicação de causas e criatividade. Gabriel está de saco cheio com a política brasileira. Praticante de basquete, xadrez, ioga e corrida. Atualmente morando no Rio de Janeiro.

Artur Scartazzini

Entrou no mercado de comunicação em 2006, como diretor de arte e hoje empreende a Shoot The Shit atuando na área de Planejamento e Relacionamento. É responsável por estreitar a ponte com organizações e parceiros, desenhar as estratégias de comunicação e mapear os próximos passos das marcas atendidas pela Shoot The Shit. Tudo isso com um objetivo bem claro: transformar o mundo usando a comunicação como ferramenta.

 

Quinta, dia 28/09, 20h – CEPUC (prédio 41)

“Venho da publicidade e trago notícias”
Vinícius França, Gerente de Conteúdo da W3Haus

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, teve passagens em redações de jornal como Zero Hora. Há sete anos atua na W3haus como responsável por estratégia e criação de projetos digitais de conteúdo e redes sociais, com trabalhos para marcas como: Rider, O Boticário, Grupo Sinosserra, LG, Tintas Coral, Sonho de Valsa e Petrobras.

 

 

Sexta, dia 29/09, 20h – CEPUC (prédio 41)

Cerimônia de encerramento
Show da Banda Gelpi
Entrega do PRÊMIO SET 2017


#TendaSET

   

Segunda, dia 25/09, 18h: documentário Criativos Coletivos @ Porto Alegre e bate-papo com os diretores Paula Visoná, prof. de Design e pesquisadora de Comunicação e Indústria Criativa, e César Kieling, designer instrucional, professor e pesquisador em história do design.

Terça, dia 26/09, 11h15: Miguel Bilhar, campeão Brasileiro de FIFA17, Filipe Gamba, jornalista da Rádio Gaúcha e professor da Famecos e Thiago Pontes, Sportv

Terça, dia 26/09, 18h: Julia Caon Froeder, RP e sócia da MVM Technologies, startup de tecnologia para mobilidade urbana que comercializa carregadores para carros elétricos

Quarta, dia 27/09, 11h15: Daniela Barbara, Abracom

Quarta, dia 27/09, 18h: Greta Paz, CEO da MPQuatro e Bárbara Pustai, Cheff e youtuber de “O Mundo na Cozinha”

Quinta, dia 28/09, 11h15: Cris Peter, Colorista do Ano no Brasil, prêmio entregue pela HQmix

Quinta, dia 28/09, 18h: Flávia Carboni, jornalista e Instagramer de moda

Sexta, dia 29/09, 18h: Munir Zambrano, Publicitário e cozinheiro


Oficinas

Segunda 25/9 | Terça 26/9 | Quarta 27/9 | Quinta 28/9 | Sexta 29/9

FINALIZADA 1. Hands on: Modelagem e Desenho no AutoCAD para o Design (Ferramentas Autodesk para Design – CADs centro de treinamento autorizado Autodesk)

Quando: Segunda-feira 25/9

Horário: 8h às 10h

Local: Lab 123 (prédio 9 – FAU)

Ministrante: Alexandre Vieira

Experiência:

Projetista Mecânico, Analista de Sistemas e Instrutor Certificado Autodesk. Atua há 22 anos com computação gráfica. Trabalha com consultoria na capacitação e implantação de sistemas para desenvolvimento em projetos de Design, Manufatura, Engenharia e Arquitetura.

Sinopse: Este treinamento habilita o aluno a entender processo de modelagem 3D, e o atual potencial do AutoCAD, como ferramenta de criação de diferentes tipos de geometrias 3D (Sólidos, Superfícies e Malhas). Incluindo a utilização da ferramenta na etapa de criação e concepção de um design de produto, bem como a documentação 2D e impressão (2D e 3D).

Vagas: 28

   

FINALIZADA 2. Hands on: Modelagem e Desenho no AutoCAD para o Design (Ferramentas Autodesk para Design – CADs centro de treinamento autorizado Autodesk)

Quando: Segunda-feira 25/9

Horário: 10h30min às 12h30min

Local: Lab 123 (prédio 9 – FAU)

Ministrante: Alexandre Vieira

Experiência:

Projetista Mecânico, Analista de Sistemas e Instrutor Certificado Autodesk. Atua há 22 anos com computação gráfica. Trabalha com consultoria na capacitação e implantação de sistemas para desenvolvimento em projetos de Design, Manufatura, Engenharia e Arquitetura.

Sinopse: Este treinamento habilita o aluno a entender processo de modelagem 3D, e o atual potencial do AutoCAD, como ferramenta de criação de diferentes tipos de geometrias 3D (Sólidos, Superfícies e Malhas). Incluindo a utilização da ferramenta na etapa de criação e concepção de um design de produto, bem como a documentação 2D e impressão (2D e 3D).

Vagas: 28

  

FINALIZADA 3. A sociedade e a doação de órgãos (em parceria com Escola de Saúde)

Quando: Segunda-feira 25/9

Horário: 16h às 18h

Local: Sala 310 (prédio 7 – Famecos)

Ministrantes: Dr. José Camargo, Dagoberto Rocha e King Jim

Currículos:

Dr. José Camargo

Cirurgião Torácico, pioneiro em Transplante de Pulmão na América Latina, autor do primeiro transplante de pulmão com doadores vivos fora dos Estados Unidos, diretor de Cirurgia Torácica no Pavilhão Pereira Filho e diretor do Programa de Transplante Pulmonar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, professor, escritor e membro titular da Academia Nacional de Medicina.

Dagoberto Rocha

Mestre em ensino na saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, especialista em Captação, Doação e Transplante de Órgãos pelo Hospital Israelita Albert Einstein e enfermeiro da Organização de Procura de Órgãos do Hospital São Lucas da PUCRS.

King Jim

Músico, Saxofonista, transplantado de fígado e integrante da Banda Los 3 Plantados.

Sinopse: Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos, 27 de setembro, a Fundação Ecarta realiza, por meio do projeto Cultura Doadora, uma série de atividades para informar sobre o primeiro passo para a construção de uma cultura doadora.

Dr. José Camargo falará sobre o processo de doação até o transplante e sobre o a importância da sociedade e na sequência a fala do enfermeiro Dagoberto sobre a relevância da Entrevista Familiar e ainda um depoimento do músico transplantado King Jim, integrante da banda Los 3 Plantados.

Vagas: 40 (abertas também para estudantes da Escola de Saúde)

   

FINALIZADA 4. Comunicação na era das causas: o papel social dos comunicadores

Quando: Segunda-feira 25/9 e Terça-feira 26/9

Horário: 14h às 17h

Local: Sala 303 – Arena (prédio 7 – Famecos)

Ministrantes: Brenda Menine e Bruno Ferreira

Convidados: Rodrigo Vicêncio e Cláudio Oliveira

Currículos:

Brenda Pereira Menine – Rede Marista – CONRERP/4ª 3623

Formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Famecos. Pós-graduanda em Comunicação Corporativa pela ESPM – Sul. Integra uma rede de comunicadores da Amazônia (Repam), faz voluntariado no Hospital São Lucas e, atualmente, faz parte da equipe da Assessoria de Comunicação e Representação Institucional da Rede Marista. Entende a área social como imprescindível para as organizações e está sempre em busca de formações nesse sentido. Já realizou o curso de Comunicação para Transformação Social da Repam – Brasil e o Curso Internacional sobre Direitos Humanos da infância, adolescência e juventude da PUCRS.

Bruno Ferreira – Rede Marista

Formado em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela UFRGS. Pós-graduando em Inteligência Competitiva e de Mercado, na Escola de Negócios da PUCRS. Possui mais de 8 anos de experiência em comunicação, já tendo atuado nas áreas de evento, planejamento comercial, gestão digital e comunicação institucional. No Grupo RBS atuou nos veículos Kzuka, RBS TV Porto Alegre e Florianópolis; na área da saúde, fez parte da equipe de marketing do Hospital Moinhos de Vento; e, atualmente, atua na Assessoria de Comunicação e Representação Institucional da Rede Marista. Depois de um período sabático viajando e estudando, retornou ao Brasil com o intuito de transformar a vida das pessoas positivamente, considerando qualidade de vida e propósito como essenciais para a realização profissional e pessoal.

Rodrigo Vicêncio – Ponto Inovação Social

Publicitário formado pela Famecos – PUCRS. Sócio Diretor da Ponto – agência de inovação social. Há mais de uma década desenvolvendo branding estratégico e planejamento criativo em empresas como Grendene e agências DCS e e21, com marcas como Ipanema, Gisele Bundchen, Coca-Cola, RBS. Em 2014 criou a Ponto – ideias que geram lucro social, que desenvolve projetos de impacto para um mundo melhor, atuando nas áreas da inclusão, da cultura e do meio ambiente (www.lucrosocial.com).

Cláudio Oliveira – Ponto Inovação Social

Publicitário formado pela Unisinos. MBA em Gestão Estratégica Empresarial pela Universidade Barão de Mauá. Atuou também como VP de Operações na agência e21 e Grupo MTCom, atuando na Gestão de Pessoas, Processos e Estratégias de Negócios.  Marcas no currículo: AMC Têxtil, BASF, Dow Química, Brandili, Famastil.

Sinopse: Já parou pra pensar no papel social que você, comunicador(a), tem? Há muitas organizações e iniciativas que sinalizam o quanto podemos fazer se cada um propor essa discussão no espaço em que atua. A gente acredita que a comunicação vai muito além dos aspectos mercadológicos e que pode contribuir pra vivermos em um mundo melhor. A oficina está organizada em dois dias:  no primeiro, vamos refletir sobre essa temática e nos inspirar. Depois é hora de colocar a mão na massa. A melhor ideia será implementada com a participação dos oficineiros que queiram fazer parte deste movimento.

Vagas: 25

FINALIZADA 5. Comunicação não-violenta

Quando: Segunda-feira 25/9

Horário: 14h às 18h

Local: Sala 307 (prédio 7 – Famecos)

Ministrante: Tiago Bueno

Currículo:

Pesquisador sobre inteligência e preparação emocional de jovens e adultos. Trabalha com a facilitação de grupos em Comunicação Não-Violenta, onde auxilia as pessoas no seu processo de reformulação da linguagem. Também dirige semanalmente o programa de rádio “Comunicação Não-Violenta no Ar”, pela rádio Ipanema Comunitária/FM.

Sinopse: Nesta oficina sobre Comunicação Não-Violenta, iremos desenvolver habilidades de compreensão empática no processo de falar e ouvir; autenticidade; identificação e acolhimento de sentimentos e necessidades; utilização de palavras que descrevem os fatos, ao invés de palavras que avaliam; conseguir formular pedidos que sejam positivos e práticos, ao invés de mandar ou exigir.

Vagas: 25

FINALIZADA 6. Design Generativo e as suas opções para executá-las (Demo recursos avançados softwares Autodesk – CADs Centro de Treinamento Autorizado Autodesk)

Quando: Segunda-feira 25/9

Horário: 14h às 18h

Local: Sala 207 (prédio 7 – Famecos)

Ministrante: Alexandre Vieira

Experiência:

Projetista Mecânico, Analista de Sistemas e Instrutor Certificado Autodesk. Atua há 22 anos com computação gráfica. Trabalha com consultoria na capacitação e implantação de sistemas para desenvolvimento em projetos de Design, Manufatura, Engenharia e Arquitetura.

Sinopse: O design generativo imita a abordagem evolutiva da natureza ao projeto. Os profissionais de projeto de produto buscam neste conceito de desenvolvimento: modelar e projetar juntamente com parâmetros de materiais, métodos de fabricação, restrições de custos e impacto ao meio-ambiente.

Vagas: 50

FINALIZADA 7. E-sports – Sportv

Quando: Segunda-feira 25/9

Horário: 14h às 18h

Ministrante: Thiago Pontes

Local: Salas 109/110 (prédio 7 – Famecos)

Currículo:

Jornalista (FCS-Uerj), tricolor, carioca e atua no Esporte do Grupo Globo desde 2010. Na equipe de produtos, é o responsável pelas ações relacionadas a e-sports e pelas transmissões de esporte do grupo fora da TV. Planejou a cobertura em outras telas de dois Jogos Olímpicos e uma Copa do Mundo. Antes, implantou o Combate Play, plataforma digital do canal oficial do UFC no Brasil, e integrou o time do Cartola FC.

Sinopse: Considerando a rápida ascensão do mercado de games no Brasil e no mundo, o SporTV não poderia estar de fora desse movimento. Convidamos vocês a se aprofundarem nessa jornada de conhecimento do universo de games: e-SporTV. Estão curiosos? Venham conferir!

Vagas: 50

FINALIZADA 8. Entre o Campo e a Cidade: o papel da comunicação em aproximar os dois lados.

Quando: Segunda-feira 25/9

Horário: 14h

Local: Sala 311 (prédio 7 – Famecos)

Ministrante: Camila Telles

Currículo:

Camila Telles, 24 anos, é relações públicas formada pela Famecos, sócia proprietária da Agência Favo, e idealizadora do Geração Agro, projeto construído com o Canal Rural. Apaixonada pelo setor e por tudo que ele pode oferecer, acredita que compartilhar experiências e mostrar as diferentes realidades da agropecuária brasileira irá aumentar a valorização do setor e destacar inovações necessárias. Leva a motivação dos jovens como objetivo e a comunicação como bandeira.

Sinopse: Já se alimentou hoje? Agradeça a um produtor rural! Além de ter essa importância pouco percebida nas nossas vidas, o Agro tem aberto inúmeras portas para profissionais da Comunicação Social! Vamos nos preparar? Empreendedorismo criativo, inovação e muita COMUNICAÇÃO te esperam nessa oficina que mostrará como podemos auxiliar esse setor na sua maior valorização e no nosso desenvolvimento como profissionais “fora da caixa”!

Vagas: 28

FINALIZADA 9. Publicitárias na criação: a conquista de espaço das mulheres nas criações das agências

Quando: Segunda-feira 25/9

Horário: 14h às 18h

Local: Sala 312 (prédio 7 – Famecos)

Ministrante: Laura Larre Borges

Currículo:

Uma das maiores redatoras em atividade no estado. Laura tem 31 anos, é graduada em Publicidade e Propaganda pela UNISINOS. Redatora publicitária com trabalhos para clientes como: O Boticário, Mondelèz, LG, Sicredi, Walmart, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Dakota, Zaffari e Bourbon, Moinhos Shopping, Totosinho e BrasilSul. Atualmente é redatora da w3haus.

Sinopse: A sociedade é predominantemente masculina e a publicidade também. O projeto Publicitárias na Criação apresentará como este cenário reflete na criação de campanhas das agências brasileiras e afeta nosso dia a dia, por meio de ferramentas que ajudem no empoderamento conquistando mais espaço ao analisar o mercado da Publicidade que contabiliza apenas 10% de mulheres profissionais e parte prática ao final.

Vagas: 20 (só para mulheres)

FINALIZADA 10. @ecohistórias e jornalismo 4.0

Quando: Terça-feira 26/9

Horário: 14h às 18h

Local: Sala 310 (prédio 7 – Famecos)

Ministrante: Lara Ely

Currículo:

Jornalista com mais de dez anos no mercado de comunicação. Formada pela PUCRS em 2006, fez especialização em Gestão Ambiental (2008) no Instituto do Meio Ambiente e Mestrado em Comunicação (2013), na mesma universidade. Atuou em diversos veículos, como Jornal do Comércio, TV RECORD e Jornal Zero Hora, onde foi repórter nas editorias de Geral, Saúde, Sua Vida. Cobriu a Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas Rio+20 e participou do desenvolvimento do projeto Pelas Ruas. Como freelancer, contribuiu para assessoria de imprensa da Feira do Livro, foi redatora na campanha da deputada Manuela D´AVila, pedalou como bike-repórter da ONG SOS Mata Atlântica e coordenou a implementação dos portais e canais Box Brazil TV. Nos últimos anos, andou pelo mundo como mãe, e neste período, além de pilotar as redes sociais do Centro de Treinamento Funcional Time Villeroy, escreveu matérias para a Zero Hora e Globo Esporte, e criou seu projeto @ecohistorias, por meio do qual desenvolve projetos de conteúdo na área de sustentabilidade.

Sinopse: Na primeira parte da oficina, estudaremos o cenário do Jornalismo analisando a produção de conteúdo em todas plataformas, como empreender a partir da experiência e do afeto e decifraremos o uso da internet para inovar na forma de contar histórias. Será abordado também o papel do jornalista como mediador e a era dos relacionamentos digitais. Após a apresentação desses conceitos, dinâmica pelo campus para exercitar o conteúdo. Será necessário que os participantes tragam seus celulares.

Vagas: 25

FINALIZADA 11. Adobe Creative Cloud: Novidades, ferramentas e mesas digitais Wacom

Quando: Terça-feira 26/9

Horário: 14h às 18h

Local: Sala 207 (prédio 7 – Famecos)

Oficineiro: Joelson Lemos da Silva

Ministrante: Angelo Victor Israel Muniz

Currículos:

Joelson Lemos da Silva

Consultor Comercial da empresa CGK Tecnologia. Acadêmico em Psicologia pela rede Laureate International Universities – (UniRitter), e em Teologia pelo Instituto Bíblico Esperança (IBE/RS), assumi a coordenação do Centro de Capacitação Profissional New Point onde gerencio as áreas de Ensino e formação operacionalizando os cursos profissionalizantes nos seguintes nichos: Sistemas Operacionais, Office, Secretariado, Web, Designer Gráfico e Macromídia. Atuo em diversos veículos, como Jornal o Mensageiro da Paz, Revista Ensinador Cristão e Revista Geração Jovem da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), como articulista. Sou o idealizador e responsável pela conferência Filhos de Issacar (Conferencia para Líderes e Pais de Jovens e Adolescentes), a conferência abarca sete áreas de conhecimento, Psicologia, Psicopedagogia, Pedagogia, Direito, Nutrição, Administração e Ciências Biológicas. Como freelancer, contribuo com palestras para pais e professores falando-lhes sobre as adolescências, ajudando na resolução dos conflitos geracionais pertinentes a esta fase.

Angelo Victor Israel Muniz

Consultor Técnico da empresa CGK Tecnologia com carreira desenvolvida na área de Tecnologia da Informação, atualmente estudando administração e com formação no ensino superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na faculdade SENAI de tecnologia, e possuí experiência no desenvolvimento de projetos, implantação e suporte de sistemas. Busca conhecer as necessidades e processos da empresa e compreender como sua posição à frente da tecnologia da informação da empresa pode agregar para desenvolver o negócio – buscando sempre ser o mais funcional o possível, dada sua posição, agora, estratégica. Tem o hobbie de explorar novas tecnologias e busca diversificar seu conhecimento para compartilhar com outras pessoas. Como freelancer contribuo na manutenção de computadores e smartphones e também ajudando no planejamento e no desenvolvimento de softwares web.

Sinopse: Na primeira parte da oficina, conheceremos os benefícios dos aplicativos adobe, em conjunto das funções que vão trazer produtividade e entender como a Creative Cloud funciona, e falar sobre as vantagens para quem utiliza suas ferramentas. Após será explorado os diversos aplicativos da suíte, onde terá exemplos de utilização para simplificar as tarefas de usuários dia a dia. Na segunda parte, será apresentado um modelo de mesa digitalizadora da Wacom (Bamboo), com a ideia de ilustrar a simplificação da criação de projetos gráficos, mostrando as vantagens aos participantes, e também em seus recursos em aplicativos da suíte Adobe.

Vagas: 50

FINALIZADA 12. Ecocriatividade

Quando: Terça-feira 26/9 e Quarta-feira 27/9

Horário: 14h às 18h

Local: Sala 206.5 – Cicom (prédio 7 – Famecos)

Ministrante: Gabriel Suminski

Currículo:

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Famecos – PUCRS, com especialização em Criação pela Perestroika, especialização em Manipulação de Imagem pela ESPM e Pós-Graduação em Design Gráfico pela Unisinos. É professor no Senac Viamão desde 2013, ministrando aulas de Design Gráfico, Empreendedorismo e Gestão de Carreira e Administração de Marketing. É Diretor de Criação da Evolução Comunicação e Marketing e Diretor de Design da Ciclo Reverso.

Sinopse: Ecocriatividade com conceitos, aplicações do Marketing Verde e construção de um projeto, através do Design Thinking, para formação de uma empresa engajada nos conceitos do Marketing Verde.

Vagas: 25

FINALIZADA 13. Filmes de Moda, Relação Comercial e Artística.

Quando: Terça-feira 26/9

Horário: 14h às 18h

Local: Sala 311 (prédio 7 – Famecos)

Ministrante: Renata Fratton

Currículo:

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS. Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela FEEVALE, possui graduação em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul. Atuou como estagiária no Departamento de Acessórios do Musée Galliera- Musée de la Moda de la Ville de Paris durante estágio de Master 2 em Mode et Création realizado na Université de la Modé- Lumière Lyon 2. Atua como professora e pesquisadora nos assuntos referentes a moda, identidade e memória.

Sinopse: Moda é imagem. Esta atividade pretende observar a moda e seus discursos, numa perspectiva social histórica, através de suas imagens voltadas para o consumo. Como ponto central da discussão, os fashion films contemporâneos e a atuação de diretores de cinema consagrados junto a marcas de moda.

Vagas: 25

FINALIZADA 14. Globosat

Quando: Terça-feira 26/9

Horário: 14h às 18h

Ministrante: Danton Gravina

Local: Salas 109/110 (prédio 7 – Famecos)

Currículo:

Danton Gravina, 27 anos é Designer e Creative Planner. Atualmente integra o time CoBra. O departamento de Comunicação e Branding da Globosat. Já teve 6 cores de cabelo em um ano. É apaixonado por design, cultura pop, tecnologia e tendências. Tem sempre um link para explicar qualquer coisa sobre qualquer assunto.

Sinopse: A Globosat faz e compartilha o melhor conteúdo em qualquer tela. Criatividade e inovação: Como funciona a nossa área criativa? Vamos falar sobre o processo de trabalho da CoBra, a área criativa da Globosat e trazer alguns cases em uma conversa com os participantes. Após o bate-papo vamos fazer uma breve oficina de “Problem Solving”, utilizando técnicas de Design Thinking e inovação.

Vagas: 50

FINALIZADA 15. Arte em desenvolvimento de jogos by Aquiris Game Studio

Quando: Quarta-feira 27/9

Horário: 14h às 18h

Local: Sala 207 (prédio 7 – Famecos)

Ministrantes: Vitor Moura, Bruna Richter, Cesar Souza, Pedro Jatoba e Wagner Monticelli

Currículos:

Vitor Moura

Artista 3D com mais de dez anos no mercado de jogos e formado em Educação Artística pela Universidade Anhembi Morumbi (SP) em 1999. Começou a trabalhar com desenvolvimento de jogos em 2007 na Empresa Southlogic Studios de Porto Alegre, onde participou do desenvolvimento para as plataformas Nintendo Wii, Nintendo DS e PC. Em 2009, atuou na Ubisoft POA após a aquisição da Southlogic Studios pela Ubisoft. Trabalhou com as plataformas Nintendo DS e Facebook. Em 2011, começou a atuar na Aquiris Game Studio desenvolvendo jogos para web, PC e Mobile. Entre os jogos desenvolvidos ao longo dos anos estão Deer Hunter Tournament – Atari (PC), Imagine Party Planner – Ubisoft (DS), Ballistic – Aquiris (Web/PC), Dragons Wild Skies – Dream Works / Cartoon Network (Web), Teen Titans Go! Last Villain Standing – Cartoon Network (Web) e Horizon Chase – Aquiris (Mobile).

Bruna Richter

Atua no mercado de ilustração há 7 anos em diversas áreas. Formada em Publicidade e Propaganda pela PUCRS em 2013 e especializada em Pintura e Ilustração Digital pela Quanta Academia de Artes e Imaginism Studios. Começou como ilustradora no Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS durante sua formação e ingressou no mercado de ilustração publicitária em 2013. Trabalhou no premiado estúdio gaúcho Fescher Neoilustração antes de começar a atuar como ilustradora e concept artist na Aquiris Game Studio em 2015 em projetos para mobile e PC. Entre eles, está o desenvolvimento dos conceitos das personagens femininas para o recém lançado FPS Ballistic Overkill (PC).

Cesar Souza

Formado em Multimídia Digital. Fez curso de animação 3D na Melies e iAnimate. Começou a trabalhar na Aquiris Game Studio em 2011, principalmente com animação e rig de grande quantidade de personagens em projetos como Dragon Wild Skies, Ben 10: Wrath of Psychobos, Ballistic e Cartoon Network Superstar Soccer 2014 e 2016, entre outros projetos.

Pedro Jatoba

Artista 3D formado em Design Gráfico pela Universidade Veiga de Almeida (UVA-RJ/2009) e pós-graduado em jogos pela Faculdade CCAA (RJ/2012). Participou do desenvolvimento do simulador de Direção Defensiva (T&T Cursos/2012) e ajudou na criação do atual simulador de navios da Marinha Brasileira (CASNAV/2013). Trabalhou durante 2 anos na empresa gaúcha SwordTales, onde foi responsável pela arte 3D do jogo Toren. Estudou na GNOMON School of VIsual Effects (LosAngeles/2014) meses antes de ingressar na AQUIRIS (Nov/2015). Entre outros jogos desenvolvidos ao longo dos anos estão Diablo 3 – SeagullsFly/Blizzard (PC/PS4/XBOX/MAC), Ballistic – AQUIRIS (Web/PC) e CopaToon! Goleadores! – AQUIRIS (Mobile).

Wagner Monticelli

Formado em desenho artístico pela Escola Nacional de Desenho. Atualmente, cursa produção multimídia. Atua no mercado de games há 7 anos. Começou na Aquitis como concept art e passou por diversas áreas dentro da empresa como animação, modelagem e efeitos visuais. Hoje, trabalha principalmente como Diretor de Arte.

Sinopse: Palestra sobre o pipeline de produção de arte no mercado de desenvolvimento de jogos. Serão mostrados exemplos sobre toda a parte de produção começando com a ideia do jogo, a direção de arte, concept, design de interface, modelagem, animação e integração de conteúdo na engine. Após a apresentação faremos uma dinâmica de mesa redonda entre o público e os palestrantes respondendo questões a respeito de cada área.

Vagas: 50

FINALIZADA 16. Da concepção à edição – uma breve apresentação ao Lightroom

Quando: Quarta-feira 27/9

Horário: 14h às 18h

Local: Sala 206.3 (prédio 7 – Famecos)

Ministrante: Natalia Pegorer

Currículo:

Formada em Publicidade e Propaganda pela Famecos em janeiro de 2017. Fotógrafa profissional há 3 anos, recentemente inaugurou o Pegorer Estúdio. Atualmente busca capturar as emoções dos eventos e também atua no mercado publicitário com a TAG – Experiências Literárias, Nerd Loot e Nerd Universe

Sinopse: Em uma tarde, os alunos irão receber dicas de direção de modelos no momento do ensaio e também aprender como o Lightroom funciona como organizador de arquivos, além de alguns truques de edição para deixar as fotos com os tons pastéis.

Vagas: 15

FINALIZADA 17. O lado Humano do Mestre de Cerimônia

Data: Quarta-feira 27/9

Horário: 15h às 16h

Local: Sala 314

Ministrante: Christian Jung

Currículo:

Mestre de Cerimônias do Governo do Estado do Rio Grande do Sul desde 1999 tendo trabalhado para os governos de

Olívio Dutra (PT) – 1999 – 2003

Germano Rigotto (PMDB) – 2003 – 2007

Yeda Crusius (PSDB) – 2007 – 2010

Tarso Genro (PT) – 2010 – 2014

Atualmente atende o Governador José Ivo Sartori (PMDB).

Além da atuação com os Governadores atende a Presidência da República sempre que o Presidente da República se faz presente em Solenidades do Estado do Rio Grande do Sul.

Sinopse da atividade: Vamos conversar sobre o que existe além de uma simples apresentação quando se atua como Mestre de Cerimônias. Qualidades e dificuldades para quem atua nessa área e o aspecto humano que integra a atuação em frente ao público.

Vagas: 30

FINALIZADA 18. Produção de Eventos nas Redes Sociais: como engajar seu público e obter resultados reais

Quando: Quarta-feira 27/9

Horário: 14h às 18h

Local: Sala 307 (prédio 7 – Famecos)

Ministrantes: Rafaela Gazi e Francine Pairet

Currículos:

Rafaela Gazi

Cursou Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela FAMECOS/PUCRS, atuou como atendimento em grandes agências de Porto Alegre, com clientes como Renner, Loucos e Santos e RBS, já trabalhou com produção de conteúdo para os canais do youtube Cozinheiro Amador e Guia de Sobrevivência Gastronômica, além de conteúdo para o programa Batalha dos Cozinheiros, com Buddy Valastro. Hoje é atendimento na produtora cultural Maria Cultura e uma das responsáveis pela produção da Open Feira de Design, além de produtora e conteúdo da banda Lítera, como projeto pessoal.

Francine Pairet

Formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela FAMECOS/PUCRS, trabalhou como Social Media durante 4 anos para Casas Noturnas de Porto Alegre, também já trabalhou na comunicação e marketing do colégio Marista Champagnat, SEBRAE RS e agência de comunicação, executando ações e campanhas digitais ao longo de sua formação.

Sinopse: Nesta oficina sobre produção de eventos nas redes sociais  iremos desenvolver os principais macetes na hora da produção e divulgação de eventos para obter resultados reais no público final e também teremos atividade prática para os participantes

Vagas: 15

FINALIZADA 19. VIU HUB – Plataforma especializada em digital e incubada na Globosat

Quando: Quarta-feira 27/9

Horário: 14h às 18h

Ministrante: Lucas Melo

Local: Salas 109/110 (prédio 7 – Famecos)

Currículo:

Coordenador da área de conteúdo da Viu, unidade especializada em digital e incubada na Globosat. Interessado em explorar as telas pequenas, quadradas e verticais, trabalhou no re-lançamento dos canais do GNT no YouTube, no e-sporTV, dedicado aos e-sports, e em eventos como Lollapalooza e Rock in Rio, com o Multishow. Atuou também como diretor de tv e digital para Porta dos Fundos, Multishow, Globo e MTV e viveu a batalha de ser youtuber duas vezes: com o canal Ideias Épicas e O Tito e O Lucas.

Sinopse: Ser youtuber não é produzir conteúdo maneiro. Não só. Todo youtuber é, antes de mais nada, um fazedor. Manter um canal exige sangue, suor e lágrimas na frente da lente e em cima do teclado. Quem trabalha com comunicação (e quem não trabalha?), precisa saber ocupar o digital, criar conteúdo que seja relevante dentro da plataforma e cultivar com carinho a sua comunidade. A gente precisa ser mais youtuber. O workshop é sobre estratégia de conteúdo digital, porque pessoas e marcas podem participar dessa conversa e como são alguns dos caminhos possíveis. O quando é agora!

Vagas: 50

FINALIZADA 20. Diversidade sexual e de gênero: o que a comunicação tem a ver com isso?

Quando: Quinta-feira 28/9 e Sexta-feira 29/9

Horário: 14h às 18h

Local: Sala 206.3 (prédio 7 – Famecos)

Ministrante: Gabriel Galli

Currículo:

Jornalista graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e mestrando em Comunicação Social pela mesma universidade. Coordenador-geral do grupo SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, ONG voltada à discussão sobre direitos sexuais e reprodutivos com 15 anos de atuação em Porto Alegre. Co-fundador do grupo Freeda – Espaços de Diversidade, que trabalha com qualificação e certificação de estabelecimentos para o respeito à diversidade sexual e de gênero. Editor da Roxa Newsletter, publicação semanal sobre gênero, sexualidade e ativismo. Pesquisa modelos alternativos de financiamento do jornalismo na internet, cultura digital e movimentos sociais. Tem atuação profissional focada em comunicação do terceiro setor, coordenou a comunicação de projetos de prevenção ao HIV/aids, direitos humanos e inclusão digital. Contribuiu como jornalista para veículos como G1, Globo.com, Folha de S. Paulo, Canal Rural e Canal Futura.

Sinopse: Acabou o tempo em que era aceitável criar propagandas preconceituosas, reportagens machistas e produções audiovisuais em que as pessoas de diferentes estratos sociais não se sintam representadas. Nesta oficina, vamos pensar sobre o papel da comunicação ao lidar com diversidade sexual e de gênero, além de pensar sobre como contar histórias mais dignas sobre lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e mulheres sem esquecer de questões como classe social e raça/etnia.

Vagas:  20

FINALIZADA 21. Imersão no núcleo de mídias do Sport Club Internacional: como a equipe integra diferentes canais de transmissão em dias de jogos?

Quando: Quinta-feira 28/9

Horário: 14h às 17h

Local: Sala 314 e estúdios CPM (prédio 7 – Famecos)

Ministrantes:  Marcos Castiel, Ernani Campelo, Alexandre Ernst e Diego Giesen

Currículos:

Alexandre Ernst

É jornalista formado pela Ulbra desde 2007. De 2001 a 2016, esteve na redação do jornal Zero Hora, em Porto Alegre, adquirindo conhecimentos nas editorias de Cultura, Geral e Online. Participou de coberturas como Porto Alegre Em Cena, o show de Paul McCartney, A Crise da ULBRA, eleições e o impeachment da presidente Dilma Rousseff.  A partir de 2011, durante seis temporadas, atuou como repórter esportivo, cobrindo exclusivamente o Sport Club Internacional. No ano passado, ao lado do jornalista Pedro Espinosa, empreendeu no bem-sucedido blog Mundo Gre-Nal, que trazia os bastidores de Grêmio e Inter para um público de quase 1 milhão de pessoas. Em 2017, além de iniciar sua história no Sport Club Internacional como Coordenador da TV Inter, retornou à Academia para um MBA em Gestão de Comunicação Social, com enfoque em Mídias Sociais, na ESPM.

Ernani Campelo

Formado em Jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), foi apresentador, repórter e comentarista da Rádio Guaíba por 14 anos, coordenador de Comunicação do Sport Club Ulbra e repórter do Jornal Correio do Povo e da Rádio Bandeirantes, passando também pela Rádio Ipanema FM e Revista Hardcore. Em Criciúma, foi repórter no Jornal O Estado, na Rádio Difusora e na Rádio Eldorado. É repórter da Mídia do Sport Clube Internacional e Assessor de Comunicação e coordenador de eventos esportivos na Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs).

Marcos Castiel

Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo  pela UFRGS, foi Correspondente do Grupo RBS na cobertura de duas olimpíadas (China e Inglaterra) e na cobertura de uma Copa do Mundo (Brasil). Atuou como repórter e/ou editor em redação em 7 copas do mundo e 7 olimpíadas. Participou na editoria de política em 6 eleições presidenciais e nos diversos outros pleitos desde 1990. Trabalhou durante 15 anos  na RBS Santa Catarina, atuando em comunicação multimídia, sinergia entre áreas de redações (comunicação interna e externa), sendo responsável pelo planejamento, coordenação de equipe e editorial, metas e estratégias, tendo passagens pela Rádio Guaíba e Jornal Correio do Povo. É gerente de Mídia do Sport Clube Internacional.

Diego Giesen

Publicitário formado pela FAMECOS/PUCRS com MBA em Ciências do Consumo Aplicadas pela ESPM-SUL. Possui especialização em Processos Criativos, Gestão de Redes Sociais, Comunicação Corporativa e Comunicação Interna. Como diretor de arte atuou por 15 anos em agências de publicidade e propaganda de Porto Alegre, desenvolveu projetos de comunicação multiplataforma para clientes como Gerdau, Lojas Renner, General Motors, Agiplan, Vale, SEBRAE/RS, Liberty Seguros, Banrisul e Santander. É Coordenador de Redes Sociais do Sport Club Internacional desde agosto de 2016.

Sinopse: Breve apresentação teórica do funcionamento do núcleo de mídias do time em dias de jogos analisando a integração das transmissões ao vivo por via da TV, do rádio e das redes sociais.  Após, prática com simulação de pré-jogo com entrada ao vivo na Rádio Colorada e via TV Inter e participação especial de convidado surpresa.

Vagas: 15 

    

FINALIZADA 22. Krakatoa: Empreendendo marcas com Impacto Social

Quando: Quinta 28/09

Horário: 14h às 17h

Local: Sala 307

Ministrante: Artur Scartazzini

Currículo: Entrou no mercado de comunicação em 2006, como diretor de arte e hoje empreende a Shoot The Shit atuando na área de Planejamento e Relacionamento. É responsável por estreitar a ponte com organizações e parceiros, desenhar as estratégias de comunicação e mapear os próximos passos das marcas atendidas pela Shoot The Shit. Tudo isso com um objetivo bem claro: transformar o mundo usando a comunicação como ferramenta.

Sinopse: Como as marcas podem influenciar mudanças positivas na sociedade através das ferramentas de comunicação? O Krakatoa: Empreendendo marcas com Impacto Social, é uma oficina com 3 horas de duração para quem quer desenhar novos caminhos na construção das relações entre as marcas, pessoas e o mundo.

Acreditamos que a comunicação deve ser usada como uma ferramenta de geração de valor para as pessoas e para a construção de marca relevantes. Se você se relaciona com comunicação seja na empresa em que trabalha, seja na sua própria empresa, esse curso é pra você. Como comunicar na era das causas, dicas para uma comunicação mais aliada com nosso tempo, exemplos de como fazemos isso na prática. Um curso pra quem também acredita que a comunicação é uma ferramenta poderosíssima para transformar o mundo.

Esta atividade é oferecida pelo IDEAR em parceria com a Famecos. O IDEAR ( Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS) trabalha o empreendedorismo enquanto competência que envolve a mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes, o exercício da criatividade, do pensamento crítico e do exercício da autonomia. Para saber mais, acesse: http://www.pucrs.br/idear/

Vagas: 35

FINALIZADA 23. Arte, moda e comunicação: relações mútuas

Quando: Sexta-feira 29/9

Horário: 14h às 18h

Local: Sala 311 (prédio 7 – Famecos)

Ministrante: Leôna Mithmann

Currículo:

Artista contemporânea, bacharela em Comunicação Social – Jornalismo pela PUCRS e mestranda em Artes Visuais pela UFRGS.

Sinopse: A partir do tema Arte, Moda e Comunicação abordará essas relações com o viés da história. O objetivo da oficina é mostrar os momentos históricos nos quais a moda buscou inspiração na produção artística e como a comunicação, através da mídia, reportou os fatos. Para demonstrar os casos, se utilizará imagens de peças de roupa feitas por artistas, ou por estilistas que buscaram referências em obras de arte tratando também das diferenças dos termos arte, moda e comunicação levando questões sobre quando a moda pode ser arte e vice versa e o papel da comunicação nessa ligação.

Vagas:  25

FINALIZADA 24. Recursos do Instagram decifrados: edição de fotos para feed e estudo dos Stories

Quando: Sexta-feira 29/9

Horário: 14h às 18h

Local: Sala 310 (prédio 7 – Famecos)

Ministrante: Natália Pegorer

Currículo:

Formada em Publicidade e Propaganda pela Famecos. Fotógrafa profissional há 3 anos, recentemente inaugurou o Pegorer Estúdio. Atualmente busca capturar as emoções dos eventos e também atua no mercado publicitário com a TAG – Experiências Literárias, Nerd Loot e Nerd Universe.

Sinopse: Princípios básicos de fotografia e edição de imagens para harmonizar o feed e também desvendar os Stories, recurso do Instagram que pode tornar o perfil muito mais interessante.

Vagas: 20

FINALIZADA 25. Street Art

Quando: Sexta-feira 29/9

Horário: 14h às 18h

Local: Sala 307 (prédio 7 – Famecos)

Ministrante: Athos Ribeiro

Currículo:

Formado em Administração pela UFRGS, faz graffiti desde 2008. Já participou da pintura dos painéis no evento da Sprite – “Te Joga!”, lançamento do Fiat Mobi, pintando o carro, pinturas em alguns ambientes internos da UFRGS e FMP e possui pinturas espalhadas por toda a cidade de Porto Alegre.

Sinopse: A parte teórica visa trazer a abordagem da arte de rua, mostrando o que é e quais são as diferenças entre Graffiti, Pichação (Pixo), Sticker, Stencil, englobando a linguagem visual da rua. Ainda, trazer três cases de espaço urbanos transformados pela arte de rua, mostrando a mudança que esse tipo de comunicação pode fazer com a cidade (Beco do Batman – cidade de São Paulo/Brasil, San Miguel – Cidade de Santiago/Chile e Wynwood – cidade de Miami/Estado Unidos). A parte prática consiste em aprender as técnicas do spray, fazendo parte de um mural que será feito por todos, tendo como referência o esboço pré pronto.

Vagas: 10

FINALIZADA 26. Como fizemos o App do SET?

Data: quinta-feira, dia 28/09

Horário: 14h às 18h

Local: Sala 314

Ministrantes: André Pase, Eduardo Pellanda, Marcelo Crispim e Felipe Kuhne

Currículo:

Marcelo Crispim da Fontoura

Professor Assistente de mídia digital e jornalismo digital na PUCRS. Estudante de Doutorado em Comunicação Social pela Famecos / PUCRS, estudando jornalismo digital e inovação. Mestrado em Comunicação Social. Jornalista se formou na mesma instituição. Tenho um interesse especial nas transformações do jornalismo e da mídia digital, pesquisando a interseção entre jornalismo, tecnologia e cultura. Além disso, tenho experiências em marketing digital, produtos digitais, jornalismo, mobilidade e startups. ICFJ Fellow 2015.

André Fagundes Pase

Pós-Doutor em Jogos Eletrônicos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Doutor em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Graduado em Jornalismo (2000) com mestrado em Comunicação Social (2004) também pela Famecos/PUCRS. Coordenador da Especialização de Desenvolvimento de Jogos Digitais e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação nesta Universidade. Pesquisa Internet, Jornalismo Online, vídeoonline, videogames, TV Digital, convergência de mídias, mobilidade, música, cultura digital, narrativas transmidiáticas e histórias em quadrinhos.

Eduardo Campos Pellanda

Graduação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Possui dois Pós-Doutoramentos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Boston – EUA. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e membro do programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição.. Coordenador do Laboratório de pesquisa em mobilidade e convergência midiática (UBILAB). Membro do Board do GAMI – Global Alliance for Media Innovation da World Association of Newspapers and News Publishers Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Jornalismo e Publicidade, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade, internet, converência, e ciberespaço.

Felipe Kühne
Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela UFRGS (2005) e graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Professor Asssitente da Faculdade de Engenharia (FENG), PUCRS, nas disciplinas de Programação de Robôs e Sistemas Robotizados. Possui vasta experiência na área de sistemas embarcados, desenvolvimento de software e hardware, sistemas operacionais, circuitos micro-eletrônicos e robótica.

Sinopse: O App do SET foi desenvolvido pelo Ubilab/Famecos e a DB Server/DB Lab. Esta é uma parceria de pesquisa que visa principalmente entender como desenvolver soluções em Internet das Coisas (IoT). Usamos o SET para experimentar o uso de Beacons, que detectam quando o usuário esta perto de um local. No caso do SET, fizemos um alarme para eventos próximos. Nesta oficina, vamos narrar como desenvolvemos esta solução e comentar outras pesquisas deste grupo.

Vagas: 30