29.09.17: Alunos premiados no 30º SET Universitário. Foto: Bruna Faraco/Famecos/PUCRS

Depois de quatro dias intensos, o último dia do 30˚ SET Universitário não poderia ser diferente. A sexta-feira foi marcada por oficinas, #TendaSET, muita música e prêmios. Nas atividades foram abordados temas como moda, uso do Instagram, arte de rua e gastronomia.

A programação iniciou no turno da tarde com três oficinas. A jornalista diplomada pela Famecos, Lêona Mithmann ministrou Arte, moda e comunicação: relações mútuas, relacionando os três fatores com um viés histórico. Para exemplificar, utilizou imagem de roupas feitas por estilistas com referências em obras de arte. Lêona abordou questões sobre a comunicação e qual o seu papel na ligação entre moda e arte.

Formada no início do ano em Publicidade e Propaganda, Natália Pegorer ministrou duas oficinas durante o 30˚ SET Universitário. Nessa sexta-feira, falou sobre Recursos do Instagram decifrados: edição de fotos para feed e estudo dos Stories. A profissional explicou termos recorrentes do aplicativo, como foto, hashtag e stories e defendeu que a construção de um feed não depende somente do ambiente, mas seguir linhagem de enquadramento, padrão de cor e foto também são fatores essenciais. Foram apresentados exemplos de perfis para seguir como @barbiestyle, @vejocores e @happysocks. Natalia deu dicas aos participantes para melhorar o feed do Instagram: prestar atenção no engajamento, horário das postagens e hashtags.

A arte de rua também esteve presente no evento. Athos Ribeiro faz graffiti desde 2008 e participou da pintura dos painéis no evento da Sprite – “Te Joga!”, lançamento do Fiat Mobi, pintando o carro, pinturas em alguns ambientes internos da UFRGS e FMP e possui pinturas espalhadas por toda a cidade de Porto Alegre. No início da atividade, explicou características e contextualizou o assunto, como a definição de grafite, pixo, stencil e sticker. Ele contou sobre sua história e experiências. A parte prática foi realizada no saguão da Famecos, onde os participantes  produziram seus materiais em caixas que ficarão expostas no prédio 7 da PUCRS.

A última #TendaSET da edição foi realizada com o publicitário e cozinheiro Munir Zambrano. O diplomado pela Famecos contou que a graduação o ajudou quando resolveu abrir o próprio negócio e teve que fazer todo o planejamento. Dono de um foodtruck de hambúrguer, contou que o processo para colocar o projeto em prática foi conturbado. Munir realizou certificações com o objetivo de cozinhar para si mesmo, mas acabou gostando da área. Para montar seus pratos, ele memoriza combinações de sabores e técnicas e coloca em prática.

Já na cerimônia de encerramento, com aplausos, a banda Gelpi subiu ao palco do prédio 41. Os músicos conduziram o evento na noite desta sexta-feira. Após o espetáculo, chegou a hora de um dos momentos mais esperados por alunos: o Prêmio SET. A premiação, que contempla trabalhos desenvolvidos por estudantes do Brasil e do exterior, somou 1389 trabalhos e 7495 alunos inscritos de universidades de todo o Brasil, estabelecendo o novo recorde de participação de trabalhos acadêmicos.

Para conhecer os vencedores das 45 categorias, CLIQUE AQUI.