Programação » 28/9 | Lab de Ideias

Técnicas de apuração e reportagem

Esta oficina tem o objetivo de discutir e guiar os participantes na busca pela notícia jornalística e nas formas de apurar informações necessárias para produzir uma matéria ou reportagem. A intenção é trazer definição científica dos temas, exemplos empíricos e exercícios práticos. O conteúdo deve ser apresentado em um encontro e dividido em três partes: 1) Como identificar a notícia: Definição da teoria sobre a notícia jornalística. Os participantes serão estimulados a reconhecer, após a exposição de um fato público, o que pode ser considerado notícia. 2) Quais são as melhores fontes: Discussão sobre pautas e preparção de notícias por parte dos oficineiros. Serão discutidas algumas maneiras de como abordar as fontes. 3) Dissecando uma pauta: O objetivo é trazer uma reportagem para os participantes realizarem um exercício de identificação das principais informações e fontes.

28/9

14h – 15h30

Karina Schuh Reif
Ministrante

Mestre e doutora em Sociologia pela PUCRS. Graduada em Jornalismo pela mesma Universidade. Em 2006, atuou como redatora e repórter do Correio do Povo por sete anos. Também passou pela redação do jornal O Sul e por outros veículos de comunicação como freelancer, incluindo a BBC. Na área de assessoria de imprensa, trabalhou no Palácio Piratini. Atualmente se dedica à pesquisa acadêmica sobre pris esfemininas e trabalhadores de plataformas de petróleo, como pós-doutoranda. Passou um ano na Newcastle University, na Inglaterra, realizando doutorado sanduíche. Faz parte do grupo de pesquisa Narrativas Biográficas (PUCRS).

Mauren Xavier
Ministrante

Formada em jornalismo pela Famecos/PUCRS há 16 anos. Na Escola de Comunicação, Arte e Design – Famecos, concluiu o mestrado em Comunicação Social, em 2019. Há 14 anos trabalha no jornal Correio do Povo, onde começou como repórter e atuou como chefe de reportagem. Atualmente, está na editoria de Política. Neste período recebeu alguns reconhecimentos por reportagens especiais. Na trajetória acumulou ainda experiência na área de assessoria de imprensa, além de passagem pelo Terra e revista Voto, entre outros projetos especiais.

Wagner Machado
Ministrante

Wagner é doutorando e mestre em Comunicação pela PUCRS, graduado em Jornalismo e Letras é também especialista em Gestão Cultural e Comunicação Pública. Tem interesse em temas como televisão, imaginário, políticas públicas, estudos culturais, identidades étnicas e relações étnico-raciais.