Programação » 30/9 | Lab de Ideias

Para além do design gráfico

Nesta atividade do Lab de Ideias, vamos discutir as aplicações do design gráfico no mercado, desde aplicativos, UX e UI Design até graffiti, muralismo e arte. Portanto, iremos contemplar todo o universo do design gráfico e além, como arte, tecnologia e pessoas.

30/9

14h – 15h30

Bruno Assis
Ministrante

Atua como Designer de Experiência no Sicredi e também é acadêmico de Arquitetura e Urbanismo na UFRGS. Participa e acredita na importância de iniciativas que visam potencializar equidade e diversidade na tecnologia, como o AfroPython e a PretUX.

Renam Canzi
Ministrante

Arquiteto. Urbanista. Desenhista. Grafiteiro. Muralista. Artista. Nascido em Garibaldi (RS), Renam Canzi é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos. Selecionado pelo programa Ciências sem Fronteiras, em 2012, passou por um período de estudos nos Estados Unidos. Lá, então, teve a oportunidade de aprofundar conhecimentos em diferentes plataformas e técnicas artísticas. Depois que regressou ao Brasil, decidiu conciliar o trabalho de arquitetura com as artes, até que, em 2016, essa passou a ser atividade integral. Nesse meio tempo, motivado pela curiosidade inata sobre artes visuais, também dedicou-se a estudos sobre História da arte, muralismo contemporâneo, desenho autoral e intervenção urbana. Como resultado, a partir dali, estabeleceu um novo marco profissional: a arte urbana seria seu novo meio de expressão. Desde então, através do Casulo, marca pela qual assina seu trabalho, vem produzindo murais e outras intervenções envolvendo pintura. Nesse contexto, seus trabalhos abordam linguagens urbanas contemporâneas com forte apelo visual, ganhando destaque nas ruas de Porto Alegre e na mídia gaúcha. Dessa forma, com olhar atento para perceber o ambiente e suas potencialidades de intervenção artística, o muralista assina mais de 100 murais em cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, representando o Casulo, Renam participou do Salão de Arte Contemporânea no Museu do Louvre, em Paris, em 2019. Enquanto esteve em viagem pela Europa, desenvolveu intervenções nas cidades de Berlim, Madri e Lisboa. Entre os frutos dos seus estudos e dos trabalhos desenvolvidos está o livro Híbrido: Corpo, Arte e Espaço. Lançada em 2019, a publicação apresenta suas obras, técnicas de execução, textos e um histórico da manifestação urbana do grafite.