Programação » 30/9 | Painel

O futuro é imprevisível

O painel iniciará às 9h45, com transmissão pelo YouTube da PUCRS. Confira no link inscrições as informações sobre horas complementares.

30/9

9h45 – 11h15

Aldren Flores
Ministrante

Ligada às questões de pluralidade racial, faz parte de movimentos e coletivos negros. No empreendedorismo é fundadora da startup Mais Afro, que possui o objetivo de diminuir a distância entre as oportunidades e as pessoas negras e também gestora de projetos da pretalab, iniciativa da Organização Social carioca Olabi – que visa incluir e aumentar a visibilidade de mulheres negras nas áreas de Inovação e Tecnologia.

Pati Rigon
Ministrante

Pati Rigon, multi-artista, trabalha com pintura, ilustrações, graffitis, performances, tatuagens, também é modelo e militante trans-intersexo brasileira, teve sua formação em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Politécnica de Turim, POLITO – Itália. Iniciou sua carreira nas artes plásticas em 2015, tendo sua primeira exposição de pinturas a óleo hiperrealistas intitulada “Pele Agridoce” sido realizada em Porto Alegre junto à Galeria Península, mesmo ano que teve início sua carreira como modelo fashion, aparecendo em comerciais publicitários, editoriais de moda e passarelas do SPFW. Depois disso, fez parte de diversas outras exposições, ações e Salões de arte, nacionais e internacionais, solos e coletivas. Pati navega por diversas áreas, desde comerciais publicitários e desfiles de moda, de curta metragens a projetos de design, da performance ao grafitti, como em seu mural de 14 andares no centro de São Paulo em homenagem à luta LGBTQI+ e a resistência de pessoas trans no Brasil.

Matheus de Souza
Ministrante

Matheus de Souza é autor de “Nômade Digital”, livro finalista do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Economia Criativa. Em 2016, foi incluído pelo LinkedIn em sua lista de Top Voices, um reconhecimento aos profissionais mais influentes da rede. Além de escrever, é professor de cursos de escrita criativa e de produção de conteúdo para internet.

Simone Uriartt
Ministrante

Simone Uriartt é designer para inovação social e governança centrada no ser humano. Formada em design pela UFRGS e design estratégico pela TU Delft (Holanda), o que mais a motiva é acreditar que é possível transformar os serviços e políticas públicas para que atendam as necessidades das pessoas. Essa jornada profissional voltada a construir um futuro mais inclusivo começou a ser construída quando fundou o Projeto Adoção Tardia @adocaotardia, iniciativa que busca mudar o discurso sobre adoção e a percepção sobre crianças e adolescentes acolhidos. Atualmente Simone trabalha como consultora em inovação em diversas áreas, seja desenhando programas educacionais para novos líderes políticos, seja propondo práticas de design para organizações não governamentais.

André Pase
Professor anfitrião

Pós-Doutor em Jogos Eletrônicos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Doutor em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Graduado em Jornalismo (2000) com mestrado em Comunicação Social (2004) também pela Famecos/PUCRS. Coordenador da Especialização de Desenvolvimento de Jogos Digitais e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação nesta Universidade. Pesquisa Internet, Jornalismo Online, vídeo online, videogames, TV Digital, convergência de mídias, mobilidade, música, cultura digital, narrativas transmidiáticas e histórias em quadrinhos.