Programação » 28/9 | 29/9 | 30/9 | No ar

Exposição Nossa Imprensa

A pequena exposição “Nossa imprensa”, que pode ser vista no saguão da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da PUCRS, está composta basicamente de suas séries de materiais: de um lado, conjunto de jornais e revistas brasileiros, cujos exemplares estão guardados no acervo do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Comunicação (NUPECC), e que estão mais diretamente vinculados ao período de exceção vivido pelo Brasil, a partir de 1964. A ênfase, portanto, é sobre a chamada imprensa alternativa, que inclui jornais cômicos e de crítica a costumes, como O Pasquim, a publicações como Nós, mulheres, que abriria a tendência dos jornais femininos e LGBT, como o pioneiro O Lampião. Em todos estes casos, estão em exposição os exemplares originais do acervo do NUPECC (parte deste acervo, como jornal OpiniãoPato MachoMovimento, dentre outros, já está digitalizada e disponível na página do NUPECC.

A outra série é da coleção de jornais digitalizados, incluídos nos estudos sobre imprensa luso-brasileira, que incluem publicações de Cabo Verde, Angola, Moçambique e Goa que, no século XIX, e até a Rebelião dos Cravos, em Portugal, já na década de 1960, constituíam-se em colônias portuguesas. Os acervos foram digitalizados, a partir da Biblioteca Pública Municipal do Porto, em Portugal, e se encontram postados na página do NUPECC, com acessibilidade gratuita.    

A proposta desta mostra é divulgar o trabalho realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Ciências da Comunicação (NUPECC), divulgar as possibilidades e importância das bolsas de Iniciação Científica entre os alunos da Graduação e, enfim, chamar a atenção pata a importância de se conhecer a história da imprensa brasileira.

Atividade presencial

Saguão da Famecos

Organização do Projeto

Prof. Dr. Antonio Hohlfeldt
      

Participação de alunos bolsistas de Iniciação Científica

Gabriella Morais Rocha
Fabiane Maurício Cunha