Programação » 28/9 | Lab de Ideias

Montagem no cinema contemporâneo

Estilos e ressignificações da montagem no cinema. Audiovisual como uma experiência estética e seus múltiplos formatos de exibição.

28/9

16h – 17h30

Rodrigo Schuter
Ministrante

Rodrigo Schuster, formado em realização audiovisual com especialidade em roteiro e montagem e 10 anos de experiência no mercado.

Alfredo Barros
Ministrante

Alfredo Barros é montador profissional desde 2003. Graduado em Jornalismo pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social – FABICO/UFRGS (2003) e pós graduado em Marketing e Comunicação pela ESPM (2014), trabalhou na Casa de Cinema de Porto Alegre de 1998 a 2005 como assistente de direção de Jorge Furtado, Carlos Gerbase e Ana Luiza Azevedo, e também como assistente de montagem de Giba Assis Brasil. A partir de 2003, passou a atuar também como montador em curtas e longas-metragens, documentários, séries de teledramaturgia e filmes publicitários. Dentre os trabalhos mais recentes, foi montador da série de TV “Notas de Amor” (Tempo Porto Alegre/RBSTV); “Mulher de Fases” (Casa de Cinema/HBO) e “Doce de Mãe” (Casa de Cinema/TV Globo – Emmy Internacional 2015). Entre 2016 a 2019, montou os longas-metragens “Legalidade” (Prana), “Yonlu” (Container/Prana), “Depois do Fim”  (Milimmetros), “Pra Ficar na História” (Epifania), “Os Bravos Nunca se Calam” (Verte Filmes) e “O Método” (Tempo Porto Alegre/Canal Curta), além das séries de TV “De Carona com os Ovnis” (Nebulosa/History – Prêmio de Melhor série Documentário pela Rio2C e indicada na categoria Melhor Série Documentário do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019) e “Banalidade do Mal” (Bonobo/Box). De 2011 a 2013 foi também presidente da APTC (Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS). De 2004 a 2007 foi professor de montagem no Curso de Realização Audiovisual da Unisinos e também no Curso de Cinema e TV do Paraná (CINETVPR). Atualmente é professor de audiovisual nos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, Design e Jornalismo da ESPM-RS, onde atua desde 2007.