Último dia de SET começou cheio de atividades para todos os gostos

Com grande variedade na agenda, a manhã do último dia do 33º SET Universitário trouxe conteúdo sobre fotografia, jornalismo digital, técnicas de encadernação sem costura e muito mais

 O último dia de SET chegou, mas a agenda segue intensa. Logo às 8h da manhã, já foram quatro minicursos. Em seguida, às 9h, o Café da Manhã teve o professor e coordenador do curso de Design da Famecos, Marcelo Martel, entrevistando Camilla Falsini, pintora e ilustradora italiana. E, finalmente, às 10h, a atração ao vivo foi um painel sobre áudio, podcasts e assistentes de voz. Trazendo conteúdos para todos os gostos, o último dia começou com tudo.

 Começando pela atração ao vivo, o painel da manhã, que encerrou a agenda matutina do último dia do SET, ficou por conta de Alê Garcia (escritor e criador do podcast Negro da Semana), Cris Guterres (jornalista, colunista do Universa/Uol e da Revista Azminas, e host do Meteora Podcast), Guilherme Figueiredo (Head de Produtos e Serviços Digitais de Áudio no Grupo Globo) e Tiago Maranhão (jornalista com experiência em diversos veículos, e atualmente editor sênior da Alexa, assistente de voz da Amazon).

“Áudio: o poder dos podcasts e assistentes de voz” abordou o assunto do crescimento dos podcasts, a representatividade existente neles, os conteúdos que um podcast traz, as possibilidades, as vantagens de escutar, além da apresentação da Alexa, assistente de voz da Amazon, todas as suas funcionalidades e os pensamentos que estão por trás da inteligência artificial. Para quem perdeu o evento, ainda há tempo de recuperar, visto que todo o conteúdo está disponível no site do SET.

Falando nisso, os minicursos também ficam disponíveis no site. Eduardo Seidl, fotógrafo e professor da Famecos, traz alguns conceitos de fotografia contemporânea em “Sem fotografia, não há pós-fotografia”. No conteúdo, ensina a ter um melhor domínio da fotografia por smartphones, através da interface da câmera ou de apps, traz conceitos de pós-fotografia, ou seja, alterações posteriores na foto, e vários outros conceitos.

 A professora FêCris Vasconcellos, do curso de Jornalismo da Famecos e pesquisadora do universo de jornalismo digital, traz o minicurso “Jornalismo + YouTube”, que aborda diversos conceitos desse universo, como as diversas crises e as reinvenções do jornalismo, as mudanças que a internet provoca no mundo, dinâmicas do YouTube e as possibilidades de se fazer jornalismo nesta plataforma. 

Em “Manual de Marca”, Cláudia Nichetti, professora dos cursos de Design e Publicidade e Propaganda, ambos na Famecos, explica sobre identidade visual de marcas, as maneiras das marcas de agir, o próprio manual de marca, que engloba o tom de voz dela e sua imposição de identidade em campanhas, além de outros conceitos da área.

Para fechar os minicursos, Danusa de Oliveira, professora da Famecos, traz algumas formas de encadernação sem costura em “DIY: encardenação sem costura”. Danusa ensina técnicas de montagem de cadernos sem o uso de linha e agulha, para estimular a reutilização do papel, um material de fácil reciclagem.  

No Café da Manhã, que também está disponível no site, o coordenador do curso de Design da Famecos, Marcelo Martel, entrevistou Camilla Falsini, pintora e ilustradora italiana. Camilla dividiu sua trajetória no mundo da arte, suas obras espalhadas pela Itália e contou sobre os seus processos artísticos. 

 

Por Rafael Zanotti

29/10/2020