Pontapé inicial do 33º SET Universitário usou redes sociais para mostrar que a distância não separa os famequianos do conhecimento

A comunidade da comunicação pôde acompanhar uma agenda cheia pela manhã através do YouTube, do Instagram e do Facebook.

Pouco mais de um ano atrás, no SET Universitário de 2019, no salão do prédio 40 da PUCRS, a abertura do evento reuniu a comunidade famequiana para interagir, abraçar os amigos, conversar frente a frente, como é parte tradicional e antecipada de evento presencial. Mas, e em 2020? A interação, a que tanto estamos acostumados não deixou de acontecer, mas migrou para o espaço de comentários do YouTube, enquanto os espectadores aguardavam o início do painel que iria debater sobre “Influência digital e cultura do cancelamento”. As atividades da primeira manhã de 33º SET Universitário chegaram para mostrar isso: o retrato perfeito da reinvenção, o retrato perfeito da adaptação, o retrato perfeito do que foi a Famecos nos tempos em que um ser microscópico nos impede de nos reunirmos. O ponto positivo é que os minicursos, o Café da Manhã e o primeiro painel do evento, tudo transmitido por redes sociais, acessível de qualquer lugar – com internet –, nos mostraram que mesmo separados estamos mais unidos do que nunca.

O pontapé inicial do 33º SET se deu por dois minicursos, publicados às 8 h da manhã no canal “Eu Sou Famecos” do YouTube. Novidade deste ano, o “Café da manhã”, uma entrevista feita pelo professor Juremir Machado da Silva com o sociólogo francês Philippe Joron, entrou também nas plataformas da Famecos às 9h. A primeira atividade síncrona do evento foi o já citado painel de debate sobre um assunto extremamente atual: “Influência digital e cultura do cancelamento”, composto por Ana Lima, especialista em marketing de influência e conteúdo da agência Ana Lima Comunicação; Rafael Arty, sócio e head comercial da Squid; Duda Buchmann, influenciadora digital; e Flávio Muniz, da agência Espalhando Marketing Digital. Foram abordados assuntos como a relação de marcas com influenciadores digitais, a comunicação e a cultura do cancelamento promovido pelas massas, as atitudes de influenciadores diante do cancelamento e diversos outros temas que giram no entorno dessa controversa tendência. Para quem não conseguiu assistir, o painel está disponível aqui no site do SET.

Também estão disponíveis – e assim ficarão inclusive depois do fim do evento – os minicursos ministrados por professores da casa. Comandado por Gabriela Kurtz, professora do curso de Publicidade e Propaganda na Famecos, um deles fala sobre UX Writing. A aula traz de maneira atenciosa e divertida o conceito de user experience writing, um conjunto de técnicas de interação com usuários através de texto e conversação, sobre a importância da interação com o público de forma humana e várias outras noções que envolvem o UX Writing.

O outro minicurso, chamado Comunicação e Reputação: interfaces entre discursos e práticas, foi apresentado por Denise Pagnussatt, professora do curso de Relações Públicas na Famecos, e trouxe ideias sobre identidades e imagens, bem como sobre a relação entre os discursos e a autenticidade organizacional, muito bem explicadas.

O Café da Manhã ficou a cargo do professor Juremir Machado da Silva, que entrevistou o sociólogo e professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Paul Valéry – Montpellier III, na França, Philippe Joron. Em uma entrevista muito abrangente, os acadêmicos falaram dos contextos atuais de pandemia e de sua politização, sobre a visão do Brasil no Exterior, além de outros assuntos que surgiram ao longo do período pandêmico.

A programação do 33º SET Universitário segue até a noite de quinta-feira, 29, quando serão revelados os vencedores do Prêmio SET, um dos maiores da área. Inscrições e outras informações estão disponíveis no site do evento e nas redes sociais @eusoufamecos.

Por Rafael Zanotti

27/10/2020

Último dia de SET começou cheio de atividades para todos os gostos

Último dia de SET começou cheio de atividades para todos os gostos

Com grande variedade na agenda, a manhã do último dia do 33º SET Universitário trouxe conteúdo sobre fotografia, jornalismo digital, técnicas de encadernação sem costura e muito mais  O último dia de SET chegou, mas a agenda segue intensa. Logo às 8h da manhã, já...