Fãs de cultura pop, games, artes e audiovisual foram contemplados pela programação do SET nesta terça

Com oficinas para vários gostos, os alunos puderam acompanhar e ficar por dentro de um conteúdo abrangente sobre arte, moda, games, universo geek e audiovisual

Para os nerds, gamers, geeks e amantes de moda, a tarde do primeiro dia do 33º SET Universitário foi um prato cheio. Com a presença de pessoas com uma vasta experiência para compartilhar com os alunos, a primeira tarde do SET já começou com três oficinas simultâneas, às 14h.

A primeira listada na agenda foi ‘Arte e Ilustração: por onde começar?’, onde Kelvin Koubik, artista formado em Artes Visuais pela UFRGS, compartilhou com os alunos os processos artísticos que envolvem as obras, as etapas de cada produção artística, as possibilidades que o mundo da arte engloba, e ainda compartilhou sua trajetória, inspirando os alunos amantes da área. Dessa forma, Koubrik abriu a primeira tarde de SET em grande estilo. Inclusive, faz tanto tempo que não vamos à faculdade, né? Vocês ainda se lembram da grande coruja pintada na lateral do prédio 6, virada para a nossa amada Rua da Cultura? Pois é, Kelvin foi o responsável pela obra, e ele também compartilhou o processo de pintura de uma das mais marcantes belezas do campus da PUCRS.

Ao mesmo tempo que o Kelvin trazia sua bagagem para os artistas, Fábio Gusmão e Gabriela Germano protagonizavam ‘Case Sandy & Jr: como transformar um fato em produtos multiplataforma’, uma oficina sobre o desenvolvimento de produções multiplataformas e parcerias comerciais, usando como base a cobertura da turnê de Sandy e Junior em 2019. Fábio é jornalista com mais de 25 anos de profissão e editor do jornal Extra. Em parceria com a empresa Elo, a publicação ficou responsável pela cobertura da turnê da dupla sertaneja. Gabriela, editora-assistente do jornal Extra, que também participou do projeto, participou do bate-papo. Juntos, eles trouxeram aos alunos os relatos da experiência da cobertura, a união de editorias e parceiros comerciais e a criação dos produtos multiplataforma.

Ainda às 14h, tivemos mais arte na agenda. O ‘Arte e Moda em Movimento’, um bate-papo com o roteirista e diretor Pedro Zimmermann, a Bacharel em Design e Moda pela Fashion Institute of Technology (FIT) Rochele Gloor, e Ramiro Azevedo, formado em Publicidade e Propaganda e com uma vasta experiência em audiovisual. O evento trouxe o processo criativo da série documental “Sagrados e Profanos”, realizada pela Okna Produções e veiculada no canal FashionTV. Também participaram dessa produção as professoras da Famecos Aletéia Selonk e Paula Puhl. A união de arte, moda e audiovisual foi colocada em pauta, além da discussão sobre a série, com os convidados trazendo suas bagagens e compartilhando-as com os alunos fãs de moda e audiovisual.

Mais tarde, às 16h, Luiz Alberto Fiebig Jr., mais conhecido como Tatu, com seus 20 anos de experiência em comunicação, compartilhou um pouco do universo geek e da atuação da Omelete Company, maior ecossistema de relacionamento com o público geek, gamer e apaixonados por cultura pop da América Latina, empresa da qual Tatu é Head de Estratégia e Inteligência de Negócios.

Oficina Omelete: Inovação e mercado do entretenimento

Ainda no universo da cultura pop, os gamers de plantão assistiram a fala de Cawabanga, streamer da Twitch, embaixador do POA Geek Week e parceiro da Red Bull RS. Junto com ele, o jornalista Rodrigo Faber, com experiência em jornalismo esportivo e desde 2017 trabalhando com eSports, na criação e produção de conteúdo da Riot Games. O assunto? O próprio universo dos eSports. Foi uma conversa muito abrangente sobre a área, envolvendo machismo no mundo dos eSports, a profissionalização, a cultura de não-violência entre as torcidas, e outros pontos importantes. Foi uma aula para os alunos fãs de games poderem adentrar um pouco mais no universo dos campeonatos de esportes eletrônicos, uma das modalidades que mais cresce no mundo, e principalmente entre os jovens.

Por Rafael Zanotti

27/10/2020

Último dia de SET começou cheio de atividades para todos os gostos

Último dia de SET começou cheio de atividades para todos os gostos

Com grande variedade na agenda, a manhã do último dia do 33º SET Universitário trouxe conteúdo sobre fotografia, jornalismo digital, técnicas de encadernação sem costura e muito mais  O último dia de SET chegou, mas a agenda segue intensa. Logo às 8h da manhã, já...