Cerimônia de encerramento e de entrega do Prêmio SET foi carregada de emoção

Comandado por Filipe Gamba, o evento teve  as convidadas Kelly Matos e Fernanda Carvalho, jornalistas formadas pela Famecos 

A saudade de uma sinuca no centro acadêmico, de um lanche no bar, de uma gravação no estúdio, de uma aula presencial, de oficinas e de tudo o que é tangível no prédio 7 da PUCRS já estava grande. Mas com o discurso de abertura de Filipe Gamba, professor do Jornalismo que estava ao vivo da nossa casa, a Famecos, deixou todos ainda mais nostálgicos. 

Enquanto matar a saudade do saguão ainda não é uma opção, ficamos em nossas casas conectados de forma online, o tipo de coisa que a contemporaneidade, aliada com a nossa capacidade de reinvenção, nos permite, por enquanto. Durante os três dias de SET, teve agenda para todos os gostos: teve debate sobre causas sociais, humanitárias, criatividade, oficinas das mais diversas, enfim, teve de tudo para que os alunos da Famecos sentissem a menor diferença possível através da tela de seus computadores, celulares, tablets, ou qualquer outra ferramenta de conexão. Ah, e essa conexão não é só com a internet, mas entre todos nós.

    Para a premiação, foram convidadas as jornalistas Kelly Matos, apresentadora da Rádio Gaúcha e colunista de GaúchaZH; e Fernanda Carvalho, repórter e apresentadora da RBS TV. Com cada uma em sua casa, e Gamba no estúdio, anunciaram os premiados do 33º SET Universitário em 27 categorias

A cerimônia, transmitida pelo canal no YouTube da PUCRS, trouxe muita emoção nos comentários, com alunos felizes por terem ganho prêmios, outros demonstrando a saudade de colegas, professores e da própria Famecos, professores que também se manifestaram para parabenizar os alunos e demonstrar a saudade. Foi um verdadeiro auditório virtual, em que o espaço de comentários virou o ponto oficial de diminuição de saudade entre os famequianos.

A própria Kelly Matos não escondeu sua felicidade em participar do SET, destacando também a nova forma de se relacionar com o próximo.

– Participar do SET é uma alegria e um orgulho imenso, porque sei quantas pessoas se dedicam para a preparação do evento e quantos alunos esperam por esse momento de celebração e aprendizado. Por isso, me senti honrada com o convite e aceitei de pronto. Acho que todos nós estamos aprendendo com as formas criativas de realizar eventos tradicionais. Tem sido assim em todas as áreas. O Prêmio RBS de Jornalismo foi nesse formato também, online. E o mais legal disso tudo, ainda que estejamos vivendo tempos difíceis de uma doença nova, é saber que há formas de conexão entre as pessoas para além do contato físico.

O 34º SET Universitário já teve suas datas anunciadas: 28, 29 e 30 de setembro de 2021. Nos resta a expectativa de poder interagir pessoalmente com os colegas, professores e convidados, mas caso ainda não seja possível, estaremos preparados para o aprendizado de qualquer maneira.

Por Rafael Zanotti

30/10/2020

Último dia de SET começou cheio de atividades para todos os gostos

Último dia de SET começou cheio de atividades para todos os gostos

Com grande variedade na agenda, a manhã do último dia do 33º SET Universitário trouxe conteúdo sobre fotografia, jornalismo digital, técnicas de encadernação sem costura e muito mais  O último dia de SET chegou, mas a agenda segue intensa. Logo às 8h da manhã, já...