Programação » Oficina

WhatsApp e Newsletter: como utilizá-los para informar?

Nessa atividade, refletiremos sobre o WhatsApp e a Newsletter enquanto alternativas para informar com qualidade. Nossos convidados apresentarão como produzir conteúdos de excelência e técnicas que contribuam para o sucesso na utilização desses canais, que vêm crescendo com rapidez em tempos de pandemia.

}

29/10

14h às 15h30

Filipe Speck
Ministrante

Diretor diretor executivo do Matinal Jornalismo, trabalha há dez anos no desenvolvimento de produtos digitais. Formado em jornalismo pela UFSC, trabalhou na redação de Zero Hora e nas áreas comercial e de tecnologia do Grupo RBS. É mestre em Engenharia da Produção pela UFRGS, onde estudou modelos de negócios para o jornalismo digital. Dá aulas de novos negócios em jornalismo na PUCRS, UCS e Unisc.

Marcela Donini
Ministrante

Editora-chefe do Grupo Matinal Jornalismo, Marcela Donini é jornalista formada pela UFRGS e tem experiência em reportagem e edição desde 2004. Trabalhou em grandes redações e agências de conteúdo. Em 2016, começou a atuar como freelancer e já escreveu para veículos regionais e nacionais, como o jornal Zero Hora e as revistas Superinteressante e Piauí. Participou de grandes coberturas como a tragédia da Boate Kiss e o julgamento de Lula no TRF4. Já atuou na coordenação de projetos e liderança de equipes e lecionou por quatro anos na faculdade de jornalismo da ESPM-Sul. É especialista em jornalismo digital (PUCRS) e Teorias e Práticas do Ensino (ESPM-Sul) e mestra em Comunicação Social (PUCRS). Também é cofundadora do Farol Jornalismo, por onde produziu publicações para Abraji, como a cartilha Como lidar com assédio contra jornalistas nas redes e o anuário O Jornalismo no Brasil.

Moreno Cruz Osório
Professor anfitrião

Jornalista pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007), mestre e doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013) e pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2018), respectivamente. Também possui Especialização em Cinema pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Atualmente, é professor no curso Jornalismo da Faculdade de Comunicação, Artes e Design Famecos, na PUCRS. Na instituição, integra o núcleo de Jornalismo Digital. No doutorado, foi bolsista CNPq. Em 2017, foi bolsista PDSE na University of Groningen, Holanda, por quatro meses. Integra o grupo de pesquisa Estudos em Jornalismo (Unisinos) e o Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC), também na Unisinos. Dedica-se à pesquisa de jornalismo em coberturas de breaking news (notícias urgentes). Atuou como jornalista em redação de um portal de internet durante oito anos. É cofundador do Farol Jornalismo (faroljornalismo.cc).