Programação » Painel

Ativismo, cultura e empoderamento

Hélio de la Peña
Ministrante

Carioca, casado, três filhos, nascido e criado no subúrbio da Vila da Penha. Formado em engenharia pela UFRJ. Um dos criadores do programa “Casseta & Planeta, Urgente!”, no ar de 1992 a 2010, onde atuou e escreveu. Autor de quatro livros, roteirista do filme CORRENDO ATRÁS (adaptado de seu livro “Vai na Bola, Glanderson”), com lançamento previsto para novembro. Atuou como ator da novela Totalmente Demais (reexibida recentemente pela rede Globo), representando o advogado Zé Pedro. Nadador de águas abertas e, o mais importante, botafoguense.

Nega Gizza
Ministrante

Giselle Gomes Souza, popularmente conhecida como Nega Gizza, nasceu em Brás de Pina, subúrbio do Rio de Janeiro. Com discurso afiado e voz firme, Gizza teve (e tem) talento e rimas de sobra para se firmar num meio onde, até então, destacavam-se apenas vozes masculinas. Junto com MV Bill e Celso Athayde, Nega Gizza fundou a CUFA – Central Única das Favelas. A popularidade crescente e a aceitação junto ao público fez com que Gizza fosse convidada para liderar, ao lado de MV Bill, um projeto novo e ousado: o programa “Aglomerado”, na TV Brasil. Recentemente, ganhou os holofotes ao se tornar a primeira announcer feminina de um evento de MMA.

Preto Zezé
Ministrante

Ex-lavador de carro nas ruas de Fortaleza, presidente global da CUFA – Central Única das Favelas, empresário, produtor cultural, repórter no Quadro Talentos da Comunidade na TV Verdes Mares/afiliada da Rede Globo no Ceará, escritor, autor dos livros A Selva da Pedra: a Fortaleza Noiada (2014) e Das Quadras Para o Mundo (2019), consultor em planos de oportunidades para governos e empresas. Preto Zezé também é CEO e fundador do Lis – Laboratório de inovação social. Ativista de uma agenda positiva nas favelas para transformar o estigma em carisma e as dificuldades em oportunidades. Especialista em planejamento e agendas comuns, Mestre em sobrevivência nas Quadras, Doutor nas ruas do Brasil e Pós-doutor em conexões de potências e compartilhamento de oportunidades.

Daniel Quadros
Anfitrião

Daniel Quadros é jornalista gaúcho graduado e estudante de Escrita Criativa pela PUCRS. Além disso, é ativista do movimento negro e LGBTQIA+, com participações em diversos projetos. Trabalha com temas como inovação, ciência, tecnologia, responsabilidade social, educação, diversidade e inclusão. Atualmente faz parte da equipe da Assessoria de Comunicação e Marketing da PUCRS (Ascom) e do projeto AfrotechBR.