Programação » Bate-papo

A lógica da desinformação: como reconhecer e combater?

O bate-papo trará como assunto principal o reconhecimento e identificação das fake news e como combater o compartilhamento exacerbado dessas informações falsas que são entendidas como verdade, mas que apenas geram desinformação.

}

29/10

14h às 15h30

Natália Leal
Ministrante

Diretora de Conteúdo da Agência Lupa desde 2019. Formada em jornalismo, é especialista em Recursos Humanos e tem mais de 10 anos de experiência em gestão de conteúdo e de pessoas em redações no Brasil. Foi repórter, editora, chefe de reportagem e coordenadora de produção em jornais e sites do país, como Band, Terra, Zero Hora, Diário Catarinense e Poder360. Ao longo dos últimos anos, focou seu trabalho, principalmente, na cobertura diária de política e economia, com atuação multiplataforma e no desenvolvimento de novos produtos digitais. Desde dezembro de 2017 coordena a redação da Lupa, trabalhando nas estratégias de disseminação de conteúdo, no contato com clientes e na gestão de recursos humanos da empresa. Também é professora do LupaEducação, braço de educação midiática da agência, no qual ministra palestras e conferências sobre desinformação e oficinas e treinamentos em fact-checking e pensamento crítico. É bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em Gestão de Recursos Humanos com ênfase em Estratégias pela Fundação Getúlio Vargas.

Sérgio Lüdtke
Ministrante

Jornalista formado pela PUCRS com Master em gestão de empresas jornalísticas pelo IICS e MBA em Marketing Digital pela FGV. Foi editor de livros, editor-executivo de Internet e Inovação no Grupo RBS e editor de plataformas digitais na Editora Globo. Coordenou o Master em Jornalismo Digital no ISE e, como pesquisador, tem estudado os novos empreendimentos em Jornalismo digital no Brasil. Dirige Interatores.com, consultoria em mídia digital, e coordena a pesquisa anual Atlas da Notícia, do Projor. É editor-chefe do Projeto Comprova e coordenador de cursos da Abraji.

Marcelo Crispim da Fontoura
Professor anfitrião

Assistant Professor of digital media and digital Journalism at PUCRS. Member of the Coordinating Committee of the Journalism Course. PhD Student in Social Communication by Famecos / PUCRS, studying digital journalism and innovation. Enthusiast of data journalism and the intersection of journalism and computation. Master in Social Communication. Journalist graduated from the same institution. I have a special interest in the transformations of journalism and digital media, researching the intersection between journalism, technology and culture. In addition, I have experiences in digital marketing, digital products, journalism, mobility and startups. ICFJ Fellow 2015.