Após dois dias de intensas atividades no prédio 7 da PUCRS, a última manhã do 32º SET Universitário manteve a mesma energia. Onze oficinas preencheram o primeiro turno do dia e várias estavam com as vagas completas. Foram abordadas questões relacionadas ao meio ambiente, marketing, mídias sociais e lettering.

Com o propósito de questionar questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, Paula Passos trouxe a oficina “Sustentabilidade: oportunidades e desafios do empreender consciente”. Ela é dona da Lapa Shoes, marca de calçados produzidos com tecido reciclado que dispensam qualquer processo químico e uso de água, além de garantir emissão zero de carbono. “Toda a minha parte de empreendedorismo perpassa por todas as áreas possíveis da comunicação e eu tento traduzir isso dentro das atitudes que nós tomamos dentro da empresa”, contou. Foram debatidos temas relacionados à proibição de plástico e às teorias ecológicas que não são colocadas em prática por diversas marcas, o que Paula chamou de “história pro boi dormir”. Por fim, a ministrante idealizou uma atividade em que os participantes pudessem sair “com uma matriz de negócio desenhada através do Canvas”, desenvolvendo uma ideia de negócio que pudesse ser posto em prática e virar um projeto concreto no futuro.

Nicole, que trabalha com Lettering na empresa Tipoletra, ministra oficina “Lettering: letras que transformam” no 32º SET Universitário (Foto: Susan Martins/Famecos/PUCRS)

A oficina “Lettering: letras que transformam”, ministrada por Nicole da empresa Tipoletra, preencheu a sala 207 da Famecos. O objetivo da atividade foi apresentar o poder que uma mensagem visual tem ao ser transmitida de uma maneira diferente. “Letras têm o poder de contar histórias e, com isso, transformar essas histórias em arte”, ressaltou. Em um segundo momento, os estudantes foram incentivados a produzir uma ilustração utilizando a técnica de lettering – prática de desenhar letras – apresentada pela oficineira. “Aprendi muitas coisas em pouco tempo e fiquei animada em continuar praticando”, contou a estudante de jornalismo Bruna Portella.

Taimara Marcon e Douglas Teixeira ministram oficina sobre gestão de tempo e os desafios do marketing (Foto: Gabriela Machado/Famecos/PUCRS)

Os profissionais de Marketing Taimara Marcon e Douglas Teixeira ministraram a oficina “Gestão do tempo: os desafios no marketing”. Foram abordados temas como a pressão no mercado de trabalho e critérios de priorização de atividades. Além disso, eles destacaram o fato das pessoas não terem a capacidade de ser multitask – realizar várias atividades ao mesmo tempo – e isso gera distração. Com isso, é mais difícil focar em uma atividade específica.

As oficinas continuam ao longo da tarde e às 19h haverá o evento de encerramento no Centro de Eventos da PUCRS.

Por Amanda Gorziza, Rafaela Pfeifer  | 18 de setembro de 2019

    Patrocínio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Realização