Apesar da forte chuva que chegou em Porto Alegre nesta terça-feira (17), a movimentação foi intensa na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. A segunda noite do 32º SET Universitário foi marcada por oficinas que abordaram desde como elaborar um power point até a comunicação inclusiva na publicidade.

A oficina ministrada pela publicitária Daniella Fernandes, apresentou a publicidade sob um olhar inclusivo. Dinâmicas imersivas foram realizadas com os participantes.

A publicitária Daniela Fernandes, formada pela Famecos, propôs em sua oficina “#PraCegoVer: aprenda a usar a publicidade como meio de inclusão social” dinâmicas inclusivas para que os participantes pudessem sentir na pele o que os deficientes visuais passam com conteúdo não inclusivo. Durante a atividade, os alunos fecharam os olhos e escutaram uma propaganda não inclusiva. Depois, repetiram a experiência e analisaram o vídeo. Em seguida a mesma proposta foi feita com uma propaganda inclusiva. A partir da audiodescrição, mesmo com os olhos fechados, todos conseguiram compreender sobre o que o vídeo tratava.

Na oficina de PPT, Will Abreu deu dicas e apresentou plataformas para mandar bem na hora de montar apresentações (Foto: Lenara Pothin/Famecos/PUCRS)

De acordo com Daniela, a ideia da dinâmica foi de abrir horizontes para a inclusão: “A audiodescrição é diferente da descrição de imagem. Na publicidade, o conteúdo precisa ser inclusivo para ser entendido por um deficiente visual”.

Para aqueles que querem mandar bem na hora de montar a apresentação de um projeto, o estudante de publicidade William Abreu comandou a oficina “PPT’s para a vida. E no que mais precisar”. O oficineiro apresentou plataformas e deu dicas de como construir apresentações de impacto, com criatividade e praticidade.

Para ele, o SET é uma grande oportunidade de valorizar conhecimentos e trocar experiências. “Podemos valorizar tudo o que fazemos através de um pensamento em criação que seja bem-humorado e afetivo com o próximo. Todos nós temos coisas para acrescentar na vida do outro, para que ele se sinta mais valorizado.”

Para o estudante Vinícius Silveira, do 4° semestre de publicidade e propaganda, participar do SET Universitário tem sido uma experiência incrível e a Famecos está de parabéns por oportunizar tantas atividades aos alunos. “O SET vem sendo mais uma vez inovador, pensando na comunicação de forma ampla. A ideia de pensar o tempo faz todos os participantes refletirem sobre sua atuação e seus propósitos”, disse. “Estou achando tudo ótimo e a Famecos está de parabéns por estar mais uma vez trazendo grandes profissionais para perto dos estudantes propiciando um network incrível”, acrescentou.

E as atividades não param. No último dia da programação, 19 oficinas das áreas de jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas e designer acontecerão entre os turnos da manhã e da tarde. À noite, a partir das 19h, ficaremos sabendo quais trabalhos vão levar um Prêmio SET para casa. A cerimônia de premiação acontece no Centro de Eventos da PUCRS.

Por Gabriela Porto Alegre, Ritieli Moura  | 18 de setembro de 2019

    Patrocínio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Realização