Uma mesa de conversa que ocorrerá no dia 16 de setembro no Centro de Eventos da PUCRS (prédio 41) às 20h, dará início às atividades do 32º SET Universitário. Como o tema do evento deste ano é “Tempo de sentir o tempo”, a abertura terá formato de programa de entrevistas e contará com a presença de pessoas que darão diferentes visões do tema principal. Os confirmados são a estrategista da empresa Torus, Sarah Brito, o curador de conhecimento da Inesplorato, Tulio Custódio, e o curador da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Ulisses Carrilho.

Sarah Brito (foto: arquivo pessoal)

Sarah Brito (foto: arquivo pessoal)

Sarah Brito é estrategista cultural da Torus, empresa que pensa em perspectivas de futuro para as organizações. Ela virá para a abertura do SET Universitário comentar sobre o “Afrofuturo”, projeto desenvolvido pela Torus que procura levar a pluriversalidade para instituições e empresas.

“A Torus é um organismo multidisciplinar. Por abordar um entendimento de futuro e a própria comunicação de uma forma transdisciplinar, o Afrofuturo vem com esse recorte da diversidade e da representatividade”, afirma Brito. Ela pretende comentar tanto sobre o projeto, quanto promover um debate amplo devido suas experiências como estrategista cultural, profissão que pesquisa outras economias e futuros.

Tulio Custódio (foto: arquivo pessoal)

Tulio Custódio (foto: arquivo pessoal)

Já Custódio, doutorando em Sociologia na Universidade de São Paulo, atua como curador de conhecimento na Inesplorato, empresa que trabalha diretamente com pessoas físicas e com estudos temáticos para empresas. Na abertura do SET Universitário ele irá comentar como o trabalho de curadoria de conhecimento, profissão que mescla o saber acadêmico e a prática do mercado, se relaciona fundamentalmente com a questão do tempo.

“Não só o tempo do mercado e da sociedade, mas de como houve uma alteração na ideia e na noção de tempo das pessoas e como elas consomem informações”, conta Custódio. Ele pretende abordar a forma como as pessoas entendem conhecimento no seu dia a dia, conectando com o tempo do trabalho de curador de conhecimento.

Ulisses Carrilho

Ulisses Carrilho (Foto: arquivo pessoal)

O terceiro integrante da abertura do SET Universitário é Ulisses Carrilho. Ele é curador da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro e formado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Carrilho retornará à faculdade para falar sobre a velocidade exacerbada de apreensão de informação e refletir sobre uma possibilidade de desaceleração.

“A minha fala é muito marcada por uma postura crítica frente ao capitalismo e como isso afeta a nossa compreensão e cognição em muitas subjetividades”, afirma o curador. Ele planeja analisar criticamente como as imagens são um possível acelerador cotidiano, principalmente para as pessoas que pensam a comunicação.

 

Abertura do 32º SET Universitário

16 de setembro – 20h
Centro de Eventos da PUCRS – Prédio 41
Aberto ao público, grátis

Por Gabriel Salazar, Amanda Gorziza  | 29 de agosto de 2019

    Patrocínio

    Apoio

    Apoio

    Apoio

    Realização