Foto: Nathalia Becker

Nesta terça-feira à tarde, foi a vez dos alunos da Escola de Comunicação, Artes e Design visitarem a sede da TV Bandeirantes, em Porto Alegre. As oficinas, ministradas por estagiários e profissionais da própria Band, iniciaram às 14h30 e contaram com a presença de alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da Famecos.

Logo no começo, quando recepcionava os estudantes, Ciça Kramer, atual gerente de Jornalismo da emissora no Rio Grande do Sul, mostrou a imensa gratidão que ela e seus colegas sentiam em proporcionar uma experiência única a quem estava presente.

— A proposto é que vocês tenham uma tarde profundamente importante pra vida de vocês e que consigam tirar daqui um proveito para a carreira.

O bom humor dos funcionários da rede Bandeirantes tomou conta da tarde. Dividida em quatro oficinas, a visita durou cerca de quatro horas e foi separada em grupos. Em “Planejamento, Comunicação e marketing – a área de inteligência da BandRS”, profissionais de publicidade e marketing exibiram as principais demandas da área assim como exemplos práticos de seu trabalho do dia a dia.

Ao mesmo tempo, a chefe de reportagem da redação, Laura Becker, apresentou os estúdios de rádio da Band e passou um pouco de sua vivência como jornalista. Ela afirmou a necessidade de conhecer tudo e ler muito para quem almeja trabalhar em um veículo. Na oficina “Telejornalismo, a produção de conteúdo local e nacional na BandRS”, Aline Rimolo, chefe de redação da emissora no RS, demonstrou o funcionamento e a rotina dos programas de televisão da Band, como “Donos da Bola” e “Band Cidade”. Aline ainda pegou o gancho da previsão tempo, que estava sendo gravada naquele momento.

Completando as quatro visitas, “Grafismo, artes e chamadas – como divulgar melhor em tempo de conteúdos conectados BandRS” foi guiada por Aline Menuzzi, ex-aluna da Famecos e que coordena o departamento de artes e chamadas.

No final da programação, os alunos voltaram a se reunir no mesmo hall e escutaram palavras que motivaram a acreditar no Jornalismo diante da convergência midiática. A importância da “integração dos meios de comunicação” foi algo bastante abordado e mostrou o novo caminho a ser seguido pelos jornalistas de hoje.

Foto: Nathalia Becker

    Patrocínio

    Apoio

    Apoio

    Realização