Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/set/www/30set/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 4943
Vinícius França encerra as palestras do 30º SET Universitário | SET Universitário - Famecos/PUCRS

Foto: Vinicius Silveira/Famecos/PUCRS

A relação entre jornalismo e publicidade foi o foco do evento de quinta-feira (28) à noite no 30º SET Universitário. Vinícius França, gerente de conteúdo da W3Haus, formado em jornalismo pela UFRGS, ministrou a palestra “Venho da publicidade e trago notícias”. A empresa, que conta com 170 funcionários, procura ter profissionais de diferentes áreas, como programadores, designers, artistas plásticos e biólogos, além das formações comuns em agências.

“A gente não acredita na publicidade normal. Acreditamos que ela está em outro lugar e é lá que queremos estar”, afirma. Vinícius conta que o fato de podermos interagir a qualquer momento mudou muito o modo como as agências de conteúdo trabalham e isso criou diversas rupturas no meio tradicional. Se o público vê algo que não gosta, vai rejeitar na hora.

No início da era do digital, França trabalhava na Zero Hora, e como estavam em fase de descoberta, eles experimentaram diversas ideias. Cobriu matérias que considera interessantes, como a eleição de Obama e a morte de Michael Jackson, porém, outras faziam o jornalista questionar se era aquilo que ele queria fazer. “O que vai mudar na vida de uma pessoa se ela ficar sabendo que um porco caiu na João Pessoa?” pergunta ao contar sobre uma cobertura inesperada que serviu para ajudar a descobrir que era apaixonado por matérias especiais.

Depois, explicou sobre o Cuco, núcleo de conteúdo da W3Haus, e mostrou diversos projetos que realizaram como “Plantão do amor”, para a marca de bombons Sonho de Valsa, em que eles ajudavam casais no Dia dos Namorados. Se alguém queria encontrar um restaurante para jantar, a agência procurava locais acessíveis para o casal. “Nós paramos a agência, algo que nunca havia acontecido antes. Paramos a agência e ajudamos casais” enfatiza e “Um viajante, quatro destinos” para o Zadd Mondo, perfume da Boticário. Eles levaram um jornalista até a Bulgária, para mostrar de onde é extraída a essência da fragrância. 

O projeto “De carona com elas”, em parceria com a Petrobras Distribuidora, foi um dos mais impactantes. A equipe descobriu que em 2010 muitas mulheres estavam comprando seu primeiro carro, conquistando mais um tipo de independência. Criaram um grupo de apoio no Facebook com o objetivo de ajudar, trocar idéias e apoiar mulheres que ainda tinham medo. “Cada comentário que incentiva apaga um que desencoraja” foi a frase que usou para definir o projeto.

Vinicius mostra alguns conselhos de amigos e colegas que o motivaram, e destaca que sua profissão é um exercício de empatia e a rotina cobra uma postura de solução. Conta que quer inspirar e impactar o mundo com algum conteúdo, e é isso que visa fazer com cada post que publica. Para finalizar, deixa a seguinte mensagem: “Inventem seus cargos, mas nunca deixem de ser jornalistas”.