Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/set/www/30set/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 4943
Estudantes participam de oficina com a assessoria do time colorado | SET Universitário - Famecos/PUCRS

Os participantes organizaram uma transmissão ao vivo, simulando um pré-jogo.
(Foto: Júlia Brasil/Famecos/PUCRS)

Informação e paixão. Essas palavras norteiam o trabalho da assessoria de imprensa do Sport Club Internacional, segundo os dez profissionais da imprensa colorada que estiveram presentes em uma oficina na tarde desta quinta-feira (28), no penúltimo dia do 30º SET Universitário. Entre eles, estavam Marcos Castiel, Alexandre Ernst, Diego Giesen e Ernani Campelo.

A imprensa colorada, que é pioneira nas transmissões multimídia de futebol, busca entregar informações e acontecimentos em diferentes plataformas convergentes, a fim de gerar engajamento. No último jogo do Internacional – Inter X América-MG –, por exemplo, foram aproximadamente 90 mil visualizações no canal do YouTube da TV Inter.

Mas, para continuar crescendo, é preciso entender o contexto. É assim que Diego Giesen, Coordenador de Redes Sociais, analisa o conteúdo a ser publicado nas mídias do Inter a fim de transmitir uma mensagem consistente ao público. Após a breve apresentação teórica do funcionamento do núcleo de mídias do time, houve uma atividade prática com simulação de pré-jogo com entrada ao vivo na Rádio Colorada e na TV Inter.

No saguão da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, a repórter Jéssica Caldas comandou, junto dos alunos, um bate-papo com o ex-jogador do Inter Luiz Fabiano de Souza e com o professor da Faculdade, Juan Domingues. No estúdio de rádio, o apresentador Ernani Campelo e o coordenador do curso de Jornalismo Fábian Chelkanoff mediaram um debate entre os participantes do módulo radiofônico. Na saída do Centro de Produção Multimídia (CPM) da Famecos, o repórter do clube, Leonardo Iparraguirre, auxiliou os estudantes em uma entrevista com Isadora Haas, jogadora do time colorado de futebol feminino.

Castiel, gerente de mídia do Inter, ressaltou a mudança no trabalho do jornalista nos últimos anos. “Agora a pauta deixa de ser proposta por nós e passa a ser proposta pelo consumidor, que é o público”, explica. Além disso, Campelo, âncora da Rádio Colorada, acrescentou que é necessário difundir informações corretas, sem mascarar os dados. “A gente pode torcer e não pode distorcer. Devemos seguir a conduta do jornalismo”.